Praga de milhões de ratos está a aterrorizar a Austrália

O fim da seca de três anos e dos consequentes incêndios florestais permitiu à Austrália respirar de alívio. Em contrapartida, criaram-se as condições perfeitas para a pior praga de ratos da última década.

“As pessoas estão literalmente a amarrar cordões à volta das calças quando estão a andar entre ratos, porque não querem que eles subam pelas pernas”, disse o especialista em ratos Steve Henry à VICEHenry trabalha para a Commonwealth Scientific and Industrial Research Organisation, o órgão nacional para a investigação científica na Austrália.

Teme-se agora que os milhões de ratos continuem a multiplicar-se durante o inverno e arruínem as colheitas. Os problemas já começaram a evidenciar-se, desde perdas na produção a maquinaria estragada. Mesmo aquilo que não seja comido pelo ratos, fica contaminado por fezes e urina.

O desespero dos agricultores leva a que tomem medidas para tentar travar esta praga. Há quem tenha gastado mais de 100 mil dólares em isca para os capturar.

Henry lidera os esforços do país no combate à praga de ratos e garante que o fosforeto de zinco é a única opção humana eficaz: “É um produto químico desagradável e o seu uso foi proibido noutros países, mas as probabilidades de envenenamento secundário são muito baixas”.

Em maio, o governo de Nova Gales do Sul anunciou um pacote de apoio de 50 milhões de dólares para ajudar os agricultores a combater a praga.

As consequências na agricultura não são o único problema gerado pelos milhões de ratos que aterrorizam os australianos — também são uma ameaça para a saúde pública.

Em Queensland, houve pelo menos 78 relatos de leptospirose, uma infeção bacteriana que, sem tratamento, pode causar insuficiência renal, meningite e complicações respiratórias. Felizmente, a Austrália tem conseguido controlar a pandemia de covid-19, caso contrários os efeitos poderiam ser devastadores.

Embora a Austrália tenha um historial de pragas de ratos, como a de 1993, que causou mais de 90 milhões de dólares em danos, a atual praga é supostamente a pior da última década.

  Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Rorhwerk, o maior instrumento musical do mundo

Rohrwerk, uma obra de arte efémera, é a maior "fábrica do som" do mundo

Uma espécie de "pavilhão do som". Alunos da Escola Politécnica de Lausanne (EPFL), na Suíça, criaram um novo instrumento musical, o maior alguma vez construído. Com 45 metros de altura, a obra de arte imponente …

Costa já pediu desculpas às confederações patronais. "Houve um lapso"

O primeiro-ministro afirmou, esta sexta-feira, que já apresentou um pedido de desculpas às confederações patronais por o Governo ter aprovado duas medidas na área do trabalho sem antes as ter apresentado em Concertação Social. À chegada …

Luxemburgo torna-se o primeiro país da Europa a legalizar o cultivo e consumo de canábis

O Governo luxemburguês anunciou, esta sexta-feira, que o país será a primeira nação do Velho Continente a legalizar o cultivo e o consumo de canábis. De acordo com a nova legislação, explica o jornal The …

Prisão preventiva para suspeitos da morte de jovem no metro das Laranjeiras

Os quatro suspeitos da morte de um jovem, na quarta-feira, na estação de metro das Laranjeiras, em Lisboa, ficaram em prisão preventiva, depois de presentes a primeiro interrogatório judicial. Os quatro arguidos, com idades entre os …

Cristiano vs. Salah: Klopp não queria comparar mas comparou

Treinador do Liverpool não acredita que vai encontrar um adversário debilitado: "Eles são capazes de fazer coisas incríveis". É o grande jogo de futebol no Reino Unido e um dos mais aguardados em todos os países: …

Bastonário dos Médicos considera direção executiva do SNS "um disparate"

O bastonário da Ordem dos Médicos considera que a criação da direção executiva do Serviço Nacional de Saúde, proposta no Estatuto do SNS aprovado esta quinta-feira, é "um disparate" e que há estruturas que podem …

João Leão no Parlamento: "A alternativa é um Orçamento apresentado pelo PSD"

O ministro das Finanças afirmou, esta sexta-feira, na Assembleia da República, que a alternativa à viabilização à esquerda da proposta de Orçamento do Estado para 2022 (OE2022) é um Orçamento feito pelo PSD. "A alternativa que …

Mais de 30 mil mulheres polacas recorreram a métodos de aborto ilegais ou no estrangeiro desde a alteração na lei

Proibição à interrupção voluntária da gravidez entrou em vigor no início deste ano e as  exceções só se aplicam a casos de violações, incestos ou quando a saúde da mãe está em risco. Pelo menos 34 …

Fenprof anuncia nova greve no dia 12 e concentração em frente ao Parlamento

A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) anunciou, esta sexta-feira, a realização de uma concentração em frente à Assembleia da República no dia 5 de novembro e a adesão à greve nacional da Administração Pública marcada …

Luis Díaz será a prioridade do Newcastle

Valor de mercado será agora inacessível para os clubes italianos, escreve-se... em Itália. O novo Newcastle deverá atacar o mercado do futebol com estrondo, possivelmente já daqui a pouco mais de dois meses, e a prioridade …