Praga de milhões de ratos está a aterrorizar a Austrália

O fim da seca de três anos e dos consequentes incêndios florestais permitiu à Austrália respirar de alívio. Em contrapartida, criaram-se as condições perfeitas para a pior praga de ratos da última década.

“As pessoas estão literalmente a amarrar cordões à volta das calças quando estão a andar entre ratos, porque não querem que eles subam pelas pernas”, disse o especialista em ratos Steve Henry à VICEHenry trabalha para a Commonwealth Scientific and Industrial Research Organisation, o órgão nacional para a investigação científica na Austrália.

Teme-se agora que os milhões de ratos continuem a multiplicar-se durante o inverno e arruínem as colheitas. Os problemas já começaram a evidenciar-se, desde perdas na produção a maquinaria estragada. Mesmo aquilo que não seja comido pelo ratos, fica contaminado por fezes e urina.

O desespero dos agricultores leva a que tomem medidas para tentar travar esta praga. Há quem tenha gastado mais de 100 mil dólares em isca para os capturar.

Henry lidera os esforços do país no combate à praga de ratos e garante que o fosforeto de zinco é a única opção humana eficaz: “É um produto químico desagradável e o seu uso foi proibido noutros países, mas as probabilidades de envenenamento secundário são muito baixas”.

Em maio, o governo de Nova Gales do Sul anunciou um pacote de apoio de 50 milhões de dólares para ajudar os agricultores a combater a praga.

As consequências na agricultura não são o único problema gerado pelos milhões de ratos que aterrorizam os australianos — também são uma ameaça para a saúde pública.

Em Queensland, houve pelo menos 78 relatos de leptospirose, uma infeção bacteriana que, sem tratamento, pode causar insuficiência renal, meningite e complicações respiratórias. Felizmente, a Austrália tem conseguido controlar a pandemia de covid-19, caso contrários os efeitos poderiam ser devastadores.

Embora a Austrália tenha um historial de pragas de ratos, como a de 1993, que causou mais de 90 milhões de dólares em danos, a atual praga é supostamente a pior da última década.

Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Tóquio2020. Biles renuncia também às finais de salto e barras assimétricas

A ginasta norte-americana Simone Biles, que renunciou à final do concurso geral individual dos Jogos Olímpicos Tóquio2020, também não vai participar das finais de domingo de salto e barras assimétricas, informou esta sexta-feira a Federação …

Governo não pediu parecer à CNPD sobre as "bodycams" em polícias. Método vai "aumentar a transparência"

A proposta da nova lei da videovigilância, que vai permitir que os polícias passem a usar câmaras nos uniformes, já foi aprovada em Conselho de Ministros, mas ainda não chegou ao Parlamento. Também não foi …

Marcelo reuniu com Lula, mas não revela o teor da conversa. Presidente diz que visita é apenas de cariz cultural

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse sexta-feira à chegada a São Paulo que a cultura tem um "papel fundamental" na convergência entre Portugal e o Brasil, rejeitando que a agenda alargada de …

PSP abre processos disciplinares por uso indevido de farda em manifestação

A PSP abriu processos disciplinares, por uso indevido e incorreto do uniforme, a agentes que participaram em 21 de junho, em Lisboa, numa manifestação organizada pelo Movimento Zero, confirmou esta sexta-feira à Lusa o porta-voz, …

Por onde passou o caminho bíblico da Judeia a Edom? Cientistas encontram respostas

Por onde passava o caminho bíblico que ligava o reino de Judeia à nação vizinha de Edom? Um novo estudo dá novas pistas sobre o possível percurso da estrada. Os investigadores israelitas sugerem que havia, pelo …

PCP diz que acusação a grupos hospitalares privados por acordo anticoncorrencial evidencia "cartelização"

O PCP considerou esta sexta-feira que a acusação da Autoridade da Concorrência a cinco grupos hospitalares privados por acordo anticoncorrencial, confirma a “prática parasitária e de cartelização” destes grupos, que fazem “da doença um negócio”. O …

Ensino Superior. Vagas voltam a aumentar com Porto, Lisboa e Aveiro na frente

O concurso nacional de acesso ao ensino superior volta a registar um aumento do número de vagas, segundo dados divulgados este sábado, que mostram Lisboa, Porto e Aveiro com o maior crescimento. Depois de, no ano …

Os pterossauros conseguiam voar assim que eclodiam dos ovos

Os pterossauros tinham asas suficientemente longas e ossos suficientemente fortes para conseguirem sustentar o voo depois de eclodirem. Uma equipa de cientistas da Universidade de Portsmouth, no Reino Unido, descobriu que os pterossauros recém-nascidos seriam capazes …

Madeira começa hoje a vacinar jovens a partir dos 12 anos. Açores não vacinam crianças "para já"

A Madeira começa este sábado a vacinar contra a covid-19 jovens a partir dos 12 anos, numa altura em que mais de metade da população adulta residente no arquipélago já está inoculada com a segunda …

Prisão Olímpica. Atletas infetados com Covid-19 denunciam más condições em Tóquio

Atletas que testem positivo à Covid-19 ficam são automaticamente afastados da competição e têm de cumprir uma quarentena de 14 dias fora da aldeia olímpica. Com o número de infetados a subir, atletas temem efeito …