/

PPP na saúde levou Estado a “poupar” mais de 200 milhões

Rammn de la Rocha / EPA

As Parceiras Público-Privadas (PPP) dos hospitais de Braga, Vila Franca de Xira, Loures e Cascais trouxeram ao Estado uma “poupança” de 203 milhões de euros, menos de um terço do que se esperava no arranque destas iniciativas.

Segundo noticiou esta sexta-feira o Expresso, um relatório do Tribunal de Contas (TdC) revelou que, na assinatura das PPP dos quatro hospitais, foi projetada uma poupança de 671 milhões de euros, mas a Unidade Técnica de Acompanhamento de Projetos do Ministério das Finanças estima que esta foi de 203 milhões de euros.

A produção de cuidados de saúde nesses hospitais foi superior à contratada, levando a que parte não fosse remunerada ou fosse sujeita a preços inferiores aos contratados, mostrou igualmente o relatório.

As PPP hospitalares foram “genericamente mais eficientes que a média dos hospitais de gestão pública comparáveis”, avançou o TdC, sublinhando que o desempenho das parcerias foi positiva.

Na perspetiva dos utentes, os hospitais geridos em PPP “estão protegidos por padrões de qualidade mais exigentes do que os aplicados na monitorização dos hospitais de gestão pública”, concluiu-se ainda no documento.

Taísa Pagno //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.