PSOE cai para terceiro nas sondagens em Espanha

partyofeuropeansocialists / Flickr

Pedro Sánchez, líder do PSOE

Pedro Sánchez, líder do PSOE

Segundo uma sondagem publicada na quinta-feira em Espanha, o partido no governo, Partido Popular, continua à frente e a aliança de esquerda, Unidos Podemos, ultrapassou o PSOE, ocupando o segundo lugar.

Os quatro principais partidos espanhóis iniciaram à meia-noite desta sexta-feira a campanha eleitoral para as legislativas de 26 de junho com as tradicionais sessões de colagem de cartazes em Madrid.

Trata-se das primeiras eleições gerais na história de Espanha que se repetem por falta de acordo para formar governo entre os partidos políticos que se apresentaram às eleições em 20 de dezembro último.

O PP, PSOE, Unidos Podemos e Ciudadanos vão nas próximas duas semanas tentar influenciar o sentido de voto dos eleitores desanimados com o estado da situação política do país.

O PSOE, Partido Socialista Operário Espanhol, parece estar numa situação difícil depois de a última sondagem publicada na quinta-feira ter indicado que terá passado do segundo para o terceiro lugar, com 21,2 por cento de intenções de voto e com 78 a 80 lugares no Congresso espanhol.

O seu líder, Pedro Sanchez, já elegeu a luta contra a abstenção como uma das principais prioridades do partido para estas eleições.

Uma aliança entre os partidos de esquerda, Podemos e Esquerda Unida (Unidos Podemos) e outros pequenos partidos, liderada por Pablo Iglesias, poderá tirar o segundo lugar ao PSOE, obtendo 25,6% dos votos e um máximo de 92 deputados.

De acordo com a mesma sondagem, a direita tradicional, o PP (Partido Popular) liderado pelo presidente do governo de gestão, Mariano Rajoy, manteria o primeiro lugar, se as eleições se realizassem hoje, com 29,2% dos votos e entre 118 e 121 deputados.

O partido liberal centrista Ciudadanos teria 14,6% dos votos, 38 a 39 lugares no parlamento.

Estes resultados representam uma subida do PP em relação às últimas sondagens, mas ainda muito longe da maioria absoluta – mais longe do que em dezembro.

Em dezembro, o Partido Popular venceu as eleições legislativas em Espanha, mas ficou longe da maioria absoluta, obtendo 123 dos 350 lugares do parlamento espanhol. O PSOE – Partido Socialista Operário Espanhol conseguiu 90, o partido de esquerda radical e anti-austeridade Podemos chegou aos 69, e o centrista Ciudadanos,

Com estes resultados, nenhuma eventual alianças apenas entre dois partidos alcança a soma necessária de 176 deputados que dão a maioria absoluta.

As negociações para formar um governo a 3 entre PSOE, Ciudadanos e Podemos fracassaram.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

A famosa estrela Betelgeuse está a recuperar o seu brilho

Novas observações revelaram que a famosa estrela Betelgeuse, cujo brilho diminuiu de forma inexplicável desde outubro, está a conseguir reverter este efeito de escurecimento, recuperando o seu brilho.  A estrela, uma super-gigante vermelha pertencente à …

Sardenha vai cobrar entrada em praia invadida por turistas

Sardenha, em Itália, quer limitar a entrada de turistas numa das suas famosas praias, La Pelosa. A praia vai ter lotação limitada e a entrada vai ser paga para maiores de 12 anos. As medidas de …

Se não quer que a Alexa e a Siri ouçam a sua vida privada, basta usar uma "pulseira do silêncio"

Uma equipa de professores de ciência da computação da Universidade de Chicago inventou uma pulseira especial que interfere com todos os microfones próximos, incluindo os dos altifalantes e assistentes inteligentes. As câmaras de segurança e altifalantes …

Algoritmo analisa textos de Edgar Allan Poe e indica que autor pode não ter cometido suicídio

Através de um algoritmo que identifica marcadores linguísticos de depressão e cognição suicida, investigadores norte-americanos que o escritor Edgar Allan Poe pode não ter cometido suicídio. Nesta análise, investigadores da Universidade do Texas, nos Estados Unidos …

Mudanças climáticas estão a secar um rio que fornece água a milhões de pessoas nos Estados Unidos

As mudanças climáticas reduziram drasticamente o fluxo do rio Colorado, nos Estados Unidos, deixando em risco o abastecimento de cerca de 40 milhões de pessoas e milhões de hectares de terrenos agrícolas. O alerta consta …

Trump vai vender helicópteros militares à Índia no valor de 2,7 mil milhões de euros

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, anunciou na segunda-feira que vai vender helicópteros militares à Índia no valor de 2,7 mil milhões de euros, à chegada à cidade de Ahmedabad, para uma visita …

Vale e Azevedo livre de processo de desvio de fundos do Benfica

O Tribunal Judicial de Lisboa declarou a prescrição do processo em que o antigo presidente do Benfica João Vale e Azevedo era acusado de ter desviado dinheiro do clube. O Tribunal Judicial de Lisboa declarou, na …

O Pentágono acabou de simular uma guerra nuclear com a Rússia

O Pentágono realizou um exercício de treino na semana passada, no qual simulou uma guerra nuclear com a Rússia. Apesar de ser comum passar por conflitos simulados, é incomum divulgá-los.  De acordo com a National Defense …

Novo passaporte britânico é desenhado em França e feito na Polónia

A ministra do Interior britânica, Priti Patel, apresentou no sábado os novos passaportes. Começam a ser emitidos em março e recuperam a cor azul que tinham antes de 1988, quando o Reino Unido se juntou …

Confirmados resultados das presidenciais da Guiné-Bissau e vitória de Sissoco Embaló

A Comissão Nacional de Eleições da Guiné-Bissau confirmou os resultados das eleições presidenciais e a vitória de Umaro Sissoco Embaló. A Comissão Nacional de Eleições (CNE) da Guiné-Bissau confirmou esta terça-feira os resultados das eleições presidenciais …