PSOE cai para terceiro nas sondagens em Espanha

partyofeuropeansocialists / Flickr

Pedro Sánchez, líder do PSOE

Pedro Sánchez, líder do PSOE

Segundo uma sondagem publicada na quinta-feira em Espanha, o partido no governo, Partido Popular, continua à frente e a aliança de esquerda, Unidos Podemos, ultrapassou o PSOE, ocupando o segundo lugar.

Os quatro principais partidos espanhóis iniciaram à meia-noite desta sexta-feira a campanha eleitoral para as legislativas de 26 de junho com as tradicionais sessões de colagem de cartazes em Madrid.

Trata-se das primeiras eleições gerais na história de Espanha que se repetem por falta de acordo para formar governo entre os partidos políticos que se apresentaram às eleições em 20 de dezembro último.

O PP, PSOE, Unidos Podemos e Ciudadanos vão nas próximas duas semanas tentar influenciar o sentido de voto dos eleitores desanimados com o estado da situação política do país.

O PSOE, Partido Socialista Operário Espanhol, parece estar numa situação difícil depois de a última sondagem publicada na quinta-feira ter indicado que terá passado do segundo para o terceiro lugar, com 21,2 por cento de intenções de voto e com 78 a 80 lugares no Congresso espanhol.

O seu líder, Pedro Sanchez, já elegeu a luta contra a abstenção como uma das principais prioridades do partido para estas eleições.

Uma aliança entre os partidos de esquerda, Podemos e Esquerda Unida (Unidos Podemos) e outros pequenos partidos, liderada por Pablo Iglesias, poderá tirar o segundo lugar ao PSOE, obtendo 25,6% dos votos e um máximo de 92 deputados.

De acordo com a mesma sondagem, a direita tradicional, o PP (Partido Popular) liderado pelo presidente do governo de gestão, Mariano Rajoy, manteria o primeiro lugar, se as eleições se realizassem hoje, com 29,2% dos votos e entre 118 e 121 deputados.

O partido liberal centrista Ciudadanos teria 14,6% dos votos, 38 a 39 lugares no parlamento.

Estes resultados representam uma subida do PP em relação às últimas sondagens, mas ainda muito longe da maioria absoluta – mais longe do que em dezembro.

Em dezembro, o Partido Popular venceu as eleições legislativas em Espanha, mas ficou longe da maioria absoluta, obtendo 123 dos 350 lugares do parlamento espanhol. O PSOE – Partido Socialista Operário Espanhol conseguiu 90, o partido de esquerda radical e anti-austeridade Podemos chegou aos 69, e o centrista Ciudadanos,

Com estes resultados, nenhuma eventual alianças apenas entre dois partidos alcança a soma necessária de 176 deputados que dão a maioria absoluta.

As negociações para formar um governo a 3 entre PSOE, Ciudadanos e Podemos fracassaram.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Euro2020, 2º dia: Bélgica e Finlândia vencem em dia marcado pelo colapso de Eriksen

A Bélgica estreou-se hoje no Euro2020 de futebol com uma vitória expressiva sobre a Rússia (3-0), no Grupo B, num dia histórico para a Finlândia, mas manchado pelo colapso do dinamarquês Christian Eriksen, que lançou …

Bélgica 3-0 Rússia | Diabos belgas à solta em São Petersburgo

A Bélgica entrou com tudo nesta fase final do EURO 2020. Na noite deste sábado, os “diabos vermelhos” andaram à solta e silenciaram São Petersburgo. A Bélgica entrou hoje com o pé direito no Campeonato da …

Um braço robótico conseguiu ajudar um paciente a sentir o mundo

Recentemente, um implante neural permitiu que as pessoas escrevessem uma mensagem apenas com o pensamento. Agora, um novo braço robótico controlado por um implante está a criar curiosidade por conseguir enviar feedback tátil para o …

Dinamarca 0-1 Finlândia | Todos a pensar em Eriksen

A Finlândia venceu o seu encontro de estreia em fases finais de Campeonatos da Europa, num jogo em que o mais importante não foi o resultado final, mas sim a luta de Eriksen pela vida. A …

Polícia chinesa prende mais de mil suspeitos de lavagem de dinheiro com criptomoedas

As autoridades chinesas intensificaram o controlo de esquemas que envolvem criptomoedas e prenderam mais de 1.100 suspeitos de usar os ativos digitais para lavagem de fundos ilícitos. A mega operação ocorreu em 23 províncias, regiões e …

#CancelCanadaDay. População quer pôr fim ao Dia do Canadá

Uma cidade canadiana e uma "Primeira Nação" do país cancelaram formalmente o Dia do Canadá alegando que não querem continuar a homenagear a "tentativa de genocídio" contra os povos indígenas. A prefeita da cidade de Victoria, …

Plástico é responsável por 80% do lixo nos oceanos

Um estudo global publicado na quinta-feira revelou que 80% do lixo encontrado nos oceanos é composto por plástico, sobretudo sacolas e garrafas. Em seguida surge o metal, vidro, roupas e outros artigos têxteis, borracha, papel …

Governo sabia da partilha de dados de ativistas russos desde março

O Governo sabia do envio para a embaixada russa dos dados pessoais dos manifestantes anti-Putin desde março. A notícia foi avançada pela RTP. Os ativistas russos revelaram que a sua queixa sobre a atitude da Câmara …

Nome "Donald" atingiu um recorde de baixa popularidade nos EUA

Donald Trump parece ter garantido que será o "Donald" mais notável dos próximos anos, já que o nome do ex-presidente dos Estados Unidos atingiu o recorde de baixa popularidade, em 2020. Um novo relatório da Social …

Euro2020. Eriksen caiu inanimado no relvado, mas já está "estável"

O encontro entre Dinamarca e Finlândia, da primeira jornada do Grupo B do Euro2020, foi interrompido ao minuto 43 depois do médio Christian Eriksen ter caído inanimado do relvado. O jogador do Inter Milão, de 29 …