PP ganhou em Espanha, mas longe da maioria absoluta

Populares de Cantabria / Flickr

o presidente do Governo espanhol, Mariano Rajoy

o presidente do Governo espanhol, Mariano Rajoy

O governante Partido Popular, de centro-direita, venceu as eleições legislativas na Espanha, mas ficou longe da maioria absoluta, segundo sondagens divulgadas no encerramento das urnas, que apontam para um parlamento fragmentado.

Segundo a sondagem divulgada pela emissora estatal RTVE, o PP do primeiro-ministro Mariano Rajoy terá obtido entre 114 e 118 cadeiras, enquanto o partido socialista PSOE terá obtido entre 81 e 85, seguido de perto pelo Podemos, de esquerda, com entre 76 e 80.

Em quarto lugar estará o partido liberal centrista Ciudadanos, com entre 47 e 50 deputados no parlamento espanhol, que tem 350 assentos.

Estes resultados resultam num parlamento muito fragmentado, que deverá dificultar a formação de governo, já que nem mesmo eventuais alianças entre dois partidos não alcançariam a soma necessária de 176 deputados que dão a maioria absoluta.

Segundo a agência de notícias espanhola EFE, todas as sondagens mostram uma grande queda na votação dos dois principais partidos, o PP e o PSOE, que governaram a Espanha de forma alternada desde 1982.

O PP passa da grande maioria absoluta que obteve em 2011, com 186 deputados, para ficar com entre 114 e 118, enquanto os socialistas passam dos 110 que alcançaram há quatro anos para entre 81 e 85.

O partido emergente Podemos, liderado por Pablo Iglesias, nascido no calor dos protestos dos indignados em 2011, situa-se agora como a terceira força parlamentar, com 76 a 80 deputados.

Como quarta força posiciona-se agora o também emergente Ciudadanos, de Albert Rivera, que começou a sua carreira política na Catalunha.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Elon Musk doou 1.000 ventiladores a hospitais (mas eram do tipo errado)

Nos últimos dias, Elon Musk, CEO da Tesla, recebeu muitos elogios por ter doado mil ventiladores a hospitais da Califórnia, que enfrentam um número esmagador de casos de coronavírus. Porém, os ventiladores não eram do …

Coronavírus pode replicar-se na boca e nariz durante uma semana antes de infetar pulmões

O coronavírus pode permanecer e replicar-se na boca e no nariz durante uma semana antes de infetar aos pulmões, à traqueia e aos brônquios, revela um estudo, que mostra igualmente que é expulso do organismo …

PSP vai utilizar câmaras portáteis em drones no estado de emergência

A PSP vai utilizar 20 câmaras portáteis de videovigilância, 18 das quais vão ser instaladas em ‘drones’, durante o estado de emergência devido à pandemia de covid-19, anunciou esta quinta-feira o Ministério da Administração Interna …

Em Nova Iorque, prisioneiros são usados para cavar valas comuns

Nova Iorque está a oferecer seis dólares por hora e material de proteção individual aos prisioneiros de Rikers Island que aceitem ajudar a cavar valas comuns. Projeções da Fundação Gates apontam que, em Nova Iorque, o …

EUA estará a pagar para desviar carregamentos de máscaras adquiridas por França

As autoridades francesas estão a acusar os Estados Unidos de terem pago para desviar um carregamento de máscaras faciais oriundo da China. Este episódio é apenas mais um na saga sobre a escassez de máscaras de …

Cerca de 1200 reclusos podem vir a ser libertados

Cerca de 1200 reclusos podem vir a ser libertados antecipadamente para prevenir a propagação da pandemia de covid-19 no meio prisional, revelou esta quinta-feira a ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, em declarações à RTP3. A …

OMS e EUA ponderam alargar recomendação para uso de máscaras

A Organização Mundial de Saúde (OMS) vai reavaliar as suas recomendações sobre o uso de máscaras para prevenir a contaminação com covid-19, disse esta quinta-feira o presidente do grupo de especialistas que vai discutir o …

Covid-19. Mais de 95% das vítimas mortais na Europa tinham mais de 60 anos

O diretor regional para a Europa da Organização Mundial de Saúde (OMS), Hans Kluge, revelou esta quinta-fera que mais de 95% das vítimas mortais da covid-19 na Europa têm mais de 60 anos de idade. Em …

Curva portuguesa mostra abrandamento de novos casos (mas é preciso "cautela")

Portugal tem assistido desde o dia 25 de março a um abrandamento do aumento percentual diário de novos casos de covid-19, segundo dados divulgados pelo Barómetro Covid-19 da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP). Segundo Carla …

"Ganhámos a primeira batalha". Presidente renova estado de emergência

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, anunciou oficialmente a renovação do estado de emergência nesta quinta-feira por mais quinze dias, prolongando-se este estado de exceção até 17 de abril. Numa mensagem ao país a …