Postos de vigia contra incêndios estão fechados desde 1 de outubro

Miguel A. Lopes / Lusa

O calor que se faz sentir em outubro e a seca severa e extrema sentida em quase todo o país não mudaram os planos de prevenção de incêndios. Acabada a chamada fase Charlie, Portugal não tem ativo nenhum dos 236 postos de vigia.

Segundo a TSF, desde 1 de outubro, e numa altura de seca severa e extrema sentida em quase todo o território nacional, o país não tem ativo nenhum dos 236 postos da Rede Nacional de Postos de Vigia.

A informação foi confirmada à rádio pela GNR, entidade que gere estes postos de vigia, sublinhando que cumpriu o que está previsto na Diretiva Operacional Nacional, na qual se planeiam os meios anuais de combate aos fogos, feita pelo Ministério da Administração Interna (MAI) e Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC).

Fonte oficial da GNR explica que, tal como aconteceu em outros anos, os postos foram encerrados a 1 de outubro, com o fim da fase mais crítica de alerta – fase Charlie – devido ao fim do contrato a prazo com os trabalhadores que faziam esta vigilância.

A Diretiva Operacional Nacional prevê que, até ao fim de setembro, a rede nacional tinha 236 postos ativos com a vigilância de 944 elementos, ou seja, quatro por posto.

A TSF recorda que parte destes postos de vigia estão situados em vários dos concelhos mais afetados pelos incêndios deste último fim-de-semana, nomeadamente, em Arganil ou Pampilhosa da Serra.

Este domingo, o presidente da Liga de Bombeiros Portugueses, Jaime Marta Soares, já tinha acusado as autoridades de proteção civil de terem reduzido os meios de combate aos incêndios, quando se antecipava um mês de risco.

Porém, apesar dos alertas, “o país está arder, os incendiários estão à solta” e “os responsáveis têm que prestar contas”, acusou.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

    • Sim!
      Ainda não estava clarinho? Não esqueçam que apenas elegemos os representantes, não do povo, mas dos srs do mundo. Todas as vezes. E esses querem a desertificação Aqui. Ponto.
      Está claro agora? O resto é teatrinho para dar a ilusão de que não é bem assim. Criar a dúvida permanente e acumular “falhas”, “falhas”, “falhas”, mais “falhas”, ainda mais “falhas”…. São tudo falhas, mas lá que a coisa vai sempre na mesma direção global, lá isssso vai….

RESPONDER

Santa Clara-Gil Vicente vai ser o primeiro jogo da I Liga com público

O jogo entre o Santa Clara e o Gil Vicente, da terceira jornada da I Liga, vai ter uma assistência de mil pessoas, sendo o primeiro jogo profissional da época a ter público no estádio …

Uma rara "anomalia climática" agravou a 1.ª Guerra e a gripe espanhola

Uma equipa de cientistas descobriu uma anomalia climática que ocorre uma vez em cada 100 anos durante a I Guerra Mundial, que provavelmente aumentou a mortalidade durante a guerra e a pandemia de gripe nos …

Marcelo defende que "ninguém lhe perdoaria" se permitisse agora uma crise política

O Presidente da República defende que "ninguém lhe perdoaria" se permitisse a criação de condições para uma crise política no atual contexto de crise sanitária e consequente crise económica. Marcelo Rebelo de Sousa defendeu esta …

"Cada qual no seu lugar". Jerónimo avisa Marcelo que “tudo tem limites” nos poderes presidenciais

O secretário-geral do PCP avisou Marcelo Rebelo de Sousa que “tudo tem limites” quanto aos poderes presidenciais, face aos sucessivos apelos para a viabilização do Orçamento do Estado de 2021 pela esquerda ou pelo PSD. “Cada …

Ferro Rodrigues não aceita projeto de lei do Chega por inconstitucionalidade

O projeto de lei do Chega para limitar o cargo de primeiro-ministro e outros governantes apenas a portadores de nacionalidade portuguesa originária foi rejeitado pela Assembleia da República devido a inconstitucionalidade. O despacho do presidente da …

Os cientistas já sabem porque é que alguns sapos têm uns olhos "enormes"

Os cientistas acabam de descobrir porque é que alguns sapos têm os olhos enormes comparativamente com a dimensão do seu corpo. De acordo com uma nova investigação, cujos resultados foram recentemente publicados na revista científica …

Morreu o emir do Kuwait, Sabah Al-Ahmad Al-Sabah, aos 91 anos

O emir do Kuwait, xeque Sabah Al-Ahmad Al-Sabah, morreu esta terça-feira aos 91 anos nos Estados Unidos, onde estava desde julho a receber tratamento médico, anunciou a corte do emirado. "É com grande tristeza e dor …

Não há limite de velocidade num universo de superfluidos (e já sabemos porquê)

O superfluido ainda obedece às leis da Relatividade Geral. Ainda assim, é seguro afirmar que, num superfluido, não há limite de velocidade. Um superfluido é um líquido a uma temperatura extremamente baixa, próxima do zero absoluto. …

Não é um quasar. Astrónomos descobrem galáxia com radiação UV intensa

Cientistas descobriram uma galáxia jovem que brilha em comprimentos de onda ultravioleta, de maneira tão brilhante quanto um quasar. Uma equipa de cientistas descobriu a galáxia BOSS-EUVLG1, com a ajuda do Gran Telescopio Canarias de La …

"Adiem a Liga dos Campeões", pede o Borussia Dortmund

Sorteio está marcado para esta quinta-feira mas Michael Zorc avisa: "Faltam requisitos legais para a fase de grupos arrancar". A fase de grupos da Liga dos Campeões vai começar, pela primeira vez, em outubro. A primeira …