Postos de vigia contra incêndios estão fechados desde 1 de outubro

Miguel A. Lopes / Lusa

O calor que se faz sentir em outubro e a seca severa e extrema sentida em quase todo o país não mudaram os planos de prevenção de incêndios. Acabada a chamada fase Charlie, Portugal não tem ativo nenhum dos 236 postos de vigia.

Segundo a TSF, desde 1 de outubro, e numa altura de seca severa e extrema sentida em quase todo o território nacional, o país não tem ativo nenhum dos 236 postos da Rede Nacional de Postos de Vigia.

A informação foi confirmada à rádio pela GNR, entidade que gere estes postos de vigia, sublinhando que cumpriu o que está previsto na Diretiva Operacional Nacional, na qual se planeiam os meios anuais de combate aos fogos, feita pelo Ministério da Administração Interna (MAI) e Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC).

Fonte oficial da GNR explica que, tal como aconteceu em outros anos, os postos foram encerrados a 1 de outubro, com o fim da fase mais crítica de alerta – fase Charlie – devido ao fim do contrato a prazo com os trabalhadores que faziam esta vigilância.

A Diretiva Operacional Nacional prevê que, até ao fim de setembro, a rede nacional tinha 236 postos ativos com a vigilância de 944 elementos, ou seja, quatro por posto.

A TSF recorda que parte destes postos de vigia estão situados em vários dos concelhos mais afetados pelos incêndios deste último fim-de-semana, nomeadamente, em Arganil ou Pampilhosa da Serra.

Este domingo, o presidente da Liga de Bombeiros Portugueses, Jaime Marta Soares, já tinha acusado as autoridades de proteção civil de terem reduzido os meios de combate aos incêndios, quando se antecipava um mês de risco.

Porém, apesar dos alertas, “o país está arder, os incendiários estão à solta” e “os responsáveis têm que prestar contas”, acusou.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

    • Sim!
      Ainda não estava clarinho? Não esqueçam que apenas elegemos os representantes, não do povo, mas dos srs do mundo. Todas as vezes. E esses querem a desertificação Aqui. Ponto.
      Está claro agora? O resto é teatrinho para dar a ilusão de que não é bem assim. Criar a dúvida permanente e acumular “falhas”, “falhas”, “falhas”, mais “falhas”, ainda mais “falhas”…. São tudo falhas, mas lá que a coisa vai sempre na mesma direção global, lá isssso vai….

RESPONDER

Bloco apoia travão ao desconfinamento na região de Lisboa

O Bloco de Esquerda apoiou o adiamento do levantamento de restrições impostas pela pandemia na região de Lisboa e Vale do Tejo, destacando que é importante aumentar a vigilância nas empresas de construção e trabalho …

Descoberto "cemitério" de mamutes nos arredores da Cidade do México

Investigadores descobriram um "cemitério" com cerca de 60 mamutes nos arredores da Cidade do México, avança o Instituto Nacional de Antropologia e História (INAH) do país. De acordo com o site Live Science, a descoberta aconteceu, …

David Luiz confirma rumores. Regresso "vai acontecer se o presidente permitir e os adeptos quiserem"

David Luiz confirmou este sábado os rumores que davam conta que o Benfica e o jogador estavam a negociar um eventual regresso do brasileiro à Luz. Em entrevista ao desportivo Record, David Luiz confirmou a …

Cães treinados para proteger animais selvagens salvam 45 rinocerontes

Há inúmeras razões que explicam o motivo pelo qual os cães são conhecidos como o melhor amigo do Homem. Além de leais e inteligentes, dão sempre o corpo às balas, mesmo nos piores momentos. Quarenta e …

Fez-se história. Foguetão da SpaceX lançado com sucesso rumo à EEI

O primeiro foguetão concebido e construído por uma empresa privada, a SpaceX, de Elon Musk, levando a bordo dois astronautas foi lançado este sábado na presença do Presidente do Estados Unidos, Donald Trump. O lançamento decorreu …

"A Rússia não permitirá a privatização da Lua", avisa Roscosmos

A Rússia não permitirá a privatização da Lua, independentemente de quem avance a iniciativa, avisou o chefe da agência espacial russa (Roscosmos), Dmitri Rogozin, em entrevista ao jornal Komsomólskaya Pravda. "Não permitiremos que ninguém privatize a …

Plataforma flutuante extrai energia das ondas, do vento e do Sol

A empresa alemã Sinn Power criou uma plataforma marítima flutuante capaz de gerar energia renovável a partir de ondas, vento e energia solar. A plataforma híbrida combina turbinas eólicas, painéis solares e coletores de energia das …

Balneários proibidos e 3 metros de distância. As regras da DGS para a prática de exercício físico

A Direção-Geral da Saúde (DGS) recomenda uma distância mínima de três metros entre pessoas que pratiquem exercício físico, no âmbito das medidas de prevenção da pandemia de covid-19. A orientação, intitulada “Procedimentos de Prevenção e Controlo …

Astronautas da NASA já se preparam para voo histórico a bordo do foguetão da Space X

Dois astronautas da NASA já estão a equipar-se para o lançamento histórico de um foguetão concebido e construído pela empresa SpaceX, de Elon Musk, apesar de as previsões meteorológicas indicarem mais tempestades. Com o voo já …

Há dez anos, Portugal adotou a lei que permitiu o casamento entre pessoas do mesmo sexo

Portugal adotou há 10 anos a lei que permitiu o casamento entre pessoas do mesmo sexo, após um debate fraturante que remeteu para mais tarde a adoção de crianças por estes casais, possível apenas desde …