Apesar dos alertas, “o país está a arder e os incendiários estão à solta”

Nuno André Ferreira / Lusa

Bombeiros tentam combater o fogo em São Pedro do Sul, Viseu

O presidente da Liga de Bombeiros Portugueses, Jaime Marta Soares, acusou este domingo as autoridades de proteção civil de terem reduzido os meios de combate aos incêndios, quando se antecipava um mês de risco.

“O país está a passar por uma situação gravíssima de destruição florestal” afirmou nas  Jaime Marta Soares, lamentando que não tenha havido “um planeamento como devia ser”, nem “uma prevenção estratégica”, depois de a Liga dos Bombeiros Portugueses ter alertado que “não pode existir uma ‘décalage’ tão grande da fase Charlie e a fase Delta”.

Em causa está a redução de “85% dos meios humanos e materiais de combate” aos incêndios na passagem da fase Charlie para a fase Delta, determinado pela Autoridade Nacional de Proteção Civil , quando a Liga defendia somente uma redução “entre os 30 e 40 por cento”. A fase Charlie de combate aos fogos terminou a 30 de setembro e a fase Delta dura o mês de outubro.

Porém, apesar dos alertas, “o país está arder, os incendiários estão à solta” e “os responsáveis têm que prestar contas”, acusou Jaime Soares

Nas Caldas da Rainha, onde apresentou a sua candidatura a um terceiro mandato à frente da LBP, Jaime Marta Soares apontou o dedo ao comando da ANPC e “ao Governo que o nomeia”, desafiando “cada um a fazer a leitura das suas responsabilidades” perante “o autismo absolutamente censurável” e a “preocupação economicista” num país onde “há dinheiro para tudo menos para as estruturas de proteção civil“.

Certo de que, no combate aos incêndios que este verão assolaram o país, “os bombeiros cumpriram a sua missão” e de que, se falhas houve, se devem “ao comando que tem saído da ANPC “, Jaime Marta Soares defendeu a alteração da organização daquela estrutura e a implementação de uma direção nacional de bombeiros autónoma, independente e com orçamento próprio.

Marta Soares defende a independência das associações de bombeiros face ao poder político, a revisão da lei do financiamento das associações e um aumento do Fundo de Proteção Social do Bombeiro, entre outras medidas que integram o plano de ação da lista que lidera.

Jaime Marta Soares candidata-se a um terceiro mandato à frente da LBP, defrontando o comandante José Barreira Abrantes nas eleições para os órgãos sociais que se realizam durante o 43.º congresso nacional da Liga dos Bombeiros Portugueses, que vai decorrer entre 27 e 29 de outubro, em Fafe.

// Lusa

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Mais do mesmo, querem e tacho para festas e galas, mas os homens que estao no terreno e que padecem de parcos equipamentos de proteccao. Sim proteccao porque meios ja tem em demasia.

  2. Onde acaba a ideia peregrina (e sugerida ad nauseum) de “incompetência” e começa (mas nunca parece haver coragem…) a ideia corajosa de que o que acontece, acontece porque é devido acontecer? Não é por acaso, existem os srs não visíveis, que nos ofereceram maravilhas extasiantes como “crise financeira” (de que ninguem assumiu culpa), e a Troika e seus vassalos, e o facto de já no ano passado ter sido publicado que as investigações da PJ esbarravam a meio caminho dos lugares com poder e nada acabava feito ou investigado? É simples, portanto: a queima é deliberada, existe uma intenção internacional para desertificação e isto é um dos meios para a atingir. Simples e direito, não é preciso arrancar os cabelos a inventar ideias complicadas: É correr com as pessoas do campo para a cidade.
    Só que, é insuportável para muita gente, a ideia de se realmente entregar o poder total e absoluto sobre as nossas existências, a almas repelentes e vendidas de falinhas mansas e ainda por cima ter o trabalho de ir a votos só para distiguir qual a facção deles que estará na mó de cima de cada vez. É o prazer magnífico de se ser completamente endrominado e de se ter de agradecer por cima.
    Quem quer Faz, quem não quer Manda fazer… vigiar matas e terrenos de noite, com drones, camaras térmicas e sei lá mais o quê, piquetes quando o calor aperta e tudo o que for preciso é o que é realmente necessário, para o que é sem mais Fuga possivel, um caso de Guerra. É disso que se trata, mas nós cobardolas, mandamos fazer… O monopólio das armas ficou para alguns semi-inúteis de farda ou até sem.. Quanto aos bombeiros, bom, obrigado. Mas deveriam ser o último recurso, e desgraçadamente são o Primeiro, e têm tendência a chegar um bocadito pró tarde… sabe-se já porquê.
    Por mais que se esbraveje, a sociedade “civil” recusa organizar-se e resolver isto. É pena. Mas parece que até o salazar se queixava desse detalhe português, por isso deve ser mesmo grave…

  3. Terei de concordar com muita coisa dita.. E subscrever. O que acho realmente inédito.. E que este ano e com records de horror por incendios… E recordam a todos….. A Culpa não é do governo…. Desde o 25 de Abril que ouço sempre que era culpa destes.. Este ano… Até Catarina Martins lança um pouco de água na fervura. E todos os outros!!!!!

RESPONDER

A Tesla vai lançar a sua misteriosa pickup “cyberpunk” elétrica ainda este mês

A nova Tesla Cybetruck já tem data de lançamento após um longo tempo de espera. O fundador da empresa, Elon Musk, anunciou que a carrinha "pickup" será revelada no dia 21 de novembro. O anúncio foi …

Asteróide "potencialmente perigoso" aproxima-se da Terra esta quarta-feira

Um asteróide com 147 metros de diâmetro, caracterizado pela NASA como "potencialmente perigoso" vai aproximar-se da Terra esta quarta-feira. Em causa está o corpo rochoso UN12 2019, explica a agência espacial norte-americana, dando conta que o …

Encontrado submarino da II Guerra Mundial que esteve perdido durante 75 anos (devido a um erro de tradução)

Uma equipa de exploradores oceânicos privada encontrou na costa do Japão um submarino do exército norte-americano do tempo da II Guerra Mundial, que estava desaparecido há 75 anos por causa de um erro num dígito …

Uma casa esteve a afundar-se no Tamisa para alertar para a subida do nível dos oceanos

No passado domingo, quem passou junto ao rio Tamisa, em Londres, não deverá ter ficado indiferente à típica casa dos subúrbios ingleses que se afundava perto da Tower Bridge. Felizmente, de acordo com a agência Reuters, …

A defesa de Lage é a melhor do Benfica em quase 30 anos

A defesa de Bruno Lage leva apenas quatro golos sofridos em 11 jornadas, o que faz dela a melhor defesa do campeonato e a melhor do Benfica desde a temporada de 1990/1991, escreve o jornal …

OE2020. “Não vamos para negociar”, esclarece Jerónimo de Sousa

O PCP vai reunir esta quarta-feira com o Governo com vista ao Orçamento de Estado para 2020. Jerónimo de Sousa esclareceu esta terça-feira que os comunistas não vão para negociar, sendo "manifestamente exagerado dizer que …

Benjamin "morreu" enquanto cumpria pena de prisão perpétua. Agora está vivo e quer a liberdade

Um norte-americano, de 66 anos, que cumpre pena de prisão perpétua por ter espancado um homem até à morte em 1996, pretendia ser libertado, uma vez que o seu coração parou por breves instantes. Em 1996, …

“Máfia do Sangue”. Ministério Público deixa Octapharma fora da acusação

O Ministério Público (MP) deixou a farmacêutica Octapharma fora da acusação da operação "O Negativo" por considerar que o ex-administrador Lalanda e Castro montou um esquema de corrupção para a venda de plasma ao Serviço …

Rio Nilo tem 30 milhões de anos. É seis vezes mais antigo do que se pensava

Um grupo de cientistas estudou diferentes sedimentos do rio, incluindo as rochas vulcânicas da região planáltica da Etiópia, e fez simulações computacionais para traçar a vida do rio até ao passado mais longínquo, contabilizou agora …

Von der Leyen volta a escrever a Boris. Londres deve indicar candidato a comissário o quanto antes

O Reino Unido ainda não designou um candidato a comissário europeu, pelo que a presidente eleita da Comissão Europeia voltou a escrever ao primeiro-ministro britânico, instando-o a indicar um nome até ao final da semana. Até …