Apesar dos alertas, “o país está a arder e os incendiários estão à solta”

Nuno André Ferreira / Lusa

Bombeiros tentam combater o fogo em São Pedro do Sul, Viseu

O presidente da Liga de Bombeiros Portugueses, Jaime Marta Soares, acusou este domingo as autoridades de proteção civil de terem reduzido os meios de combate aos incêndios, quando se antecipava um mês de risco.

“O país está a passar por uma situação gravíssima de destruição florestal” afirmou nas  Jaime Marta Soares, lamentando que não tenha havido “um planeamento como devia ser”, nem “uma prevenção estratégica”, depois de a Liga dos Bombeiros Portugueses ter alertado que “não pode existir uma ‘décalage’ tão grande da fase Charlie e a fase Delta”.

Em causa está a redução de “85% dos meios humanos e materiais de combate” aos incêndios na passagem da fase Charlie para a fase Delta, determinado pela Autoridade Nacional de Proteção Civil , quando a Liga defendia somente uma redução “entre os 30 e 40 por cento”. A fase Charlie de combate aos fogos terminou a 30 de setembro e a fase Delta dura o mês de outubro.

Porém, apesar dos alertas, “o país está arder, os incendiários estão à solta” e “os responsáveis têm que prestar contas”, acusou Jaime Soares

Nas Caldas da Rainha, onde apresentou a sua candidatura a um terceiro mandato à frente da LBP, Jaime Marta Soares apontou o dedo ao comando da ANPC e “ao Governo que o nomeia”, desafiando “cada um a fazer a leitura das suas responsabilidades” perante “o autismo absolutamente censurável” e a “preocupação economicista” num país onde “há dinheiro para tudo menos para as estruturas de proteção civil“.

Certo de que, no combate aos incêndios que este verão assolaram o país, “os bombeiros cumpriram a sua missão” e de que, se falhas houve, se devem “ao comando que tem saído da ANPC “, Jaime Marta Soares defendeu a alteração da organização daquela estrutura e a implementação de uma direção nacional de bombeiros autónoma, independente e com orçamento próprio.

Marta Soares defende a independência das associações de bombeiros face ao poder político, a revisão da lei do financiamento das associações e um aumento do Fundo de Proteção Social do Bombeiro, entre outras medidas que integram o plano de ação da lista que lidera.

Jaime Marta Soares candidata-se a um terceiro mandato à frente da LBP, defrontando o comandante José Barreira Abrantes nas eleições para os órgãos sociais que se realizam durante o 43.º congresso nacional da Liga dos Bombeiros Portugueses, que vai decorrer entre 27 e 29 de outubro, em Fafe.

// Lusa

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Mais do mesmo, querem e tacho para festas e galas, mas os homens que estao no terreno e que padecem de parcos equipamentos de proteccao. Sim proteccao porque meios ja tem em demasia.

  2. Onde acaba a ideia peregrina (e sugerida ad nauseum) de “incompetência” e começa (mas nunca parece haver coragem…) a ideia corajosa de que o que acontece, acontece porque é devido acontecer? Não é por acaso, existem os srs não visíveis, que nos ofereceram maravilhas extasiantes como “crise financeira” (de que ninguem assumiu culpa), e a Troika e seus vassalos, e o facto de já no ano passado ter sido publicado que as investigações da PJ esbarravam a meio caminho dos lugares com poder e nada acabava feito ou investigado? É simples, portanto: a queima é deliberada, existe uma intenção internacional para desertificação e isto é um dos meios para a atingir. Simples e direito, não é preciso arrancar os cabelos a inventar ideias complicadas: É correr com as pessoas do campo para a cidade.
    Só que, é insuportável para muita gente, a ideia de se realmente entregar o poder total e absoluto sobre as nossas existências, a almas repelentes e vendidas de falinhas mansas e ainda por cima ter o trabalho de ir a votos só para distiguir qual a facção deles que estará na mó de cima de cada vez. É o prazer magnífico de se ser completamente endrominado e de se ter de agradecer por cima.
    Quem quer Faz, quem não quer Manda fazer… vigiar matas e terrenos de noite, com drones, camaras térmicas e sei lá mais o quê, piquetes quando o calor aperta e tudo o que for preciso é o que é realmente necessário, para o que é sem mais Fuga possivel, um caso de Guerra. É disso que se trata, mas nós cobardolas, mandamos fazer… O monopólio das armas ficou para alguns semi-inúteis de farda ou até sem.. Quanto aos bombeiros, bom, obrigado. Mas deveriam ser o último recurso, e desgraçadamente são o Primeiro, e têm tendência a chegar um bocadito pró tarde… sabe-se já porquê.
    Por mais que se esbraveje, a sociedade “civil” recusa organizar-se e resolver isto. É pena. Mas parece que até o salazar se queixava desse detalhe português, por isso deve ser mesmo grave…

  3. Terei de concordar com muita coisa dita.. E subscrever. O que acho realmente inédito.. E que este ano e com records de horror por incendios… E recordam a todos….. A Culpa não é do governo…. Desde o 25 de Abril que ouço sempre que era culpa destes.. Este ano… Até Catarina Martins lança um pouco de água na fervura. E todos os outros!!!!!

RESPONDER

Novo filme da saga Bond tem Agente 007 feminina

De acordo com jornais ingleses, o filme Bond 25 não terá um novo James Bond, mas sim uma nova Agente 007. No filme, que será uma homenagem ao legado de Roger Moore e de todos …

Manchester United não dá mais do que 33,5 milhões por Bruno Fernandes

O Manchester United só está disposto a pagar 33,5 milhões de euros pelo médio do Sporting Bruno Fernandes, escreve o jornal Mirror esta segunda-feira. De acordo com o diário britânico, a contratação de Harry Maguire …

Caso de ébola detetado em cidade com mais de dois milhões de habitantes

As autoridades de saúde detetaram o primeiro caso de ébola na cidade de Goma, na República Democrática do Congo, onde vivem mais de dois milhões de pessoas, confirmou no domingo o ministro da Saúde congolês. De …

Ordem dos Enfermeiros apresenta queixas contra inspetores da Saúde

A Ordem dos Enfermeiros (OE), liderada por Ana Rita Cavaco, vai apresentar queixas-crime contra a inspetora-geral das Atividades em Saúde e contra os inspetores que participaram na sindicância a esta associação profissional. Em causa está a …

Advogado de Mustafá acusa procuradora Cândida Vilar de terrorismo institucional

O advogado do líder da Juventude Leonina, Filipe Coelho, voltou a apontar baterias a Cândida Vilar, acusando-a de "terrorismo oficial" contra o seu cliente.  De acordo com o Tribuna Expresso, o advogado de Mustafá disse ainda …

Fenprof indignada com palavras cruzadas do Expresso exige pedido de desculpas

A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) manifestou-se nesta segunda-feira “indignada” com um tópico nas palavras cruzadas do semanário Expresso, exigindo um pedido de desculpas aos docentes portugueses. Em causa um tópico das palavras cruzadas da …

Apenas 3% das máquinas de venda automática no ensino superior têm fruta

Foram analisadas 135 máquinas em todo o país. Todas tinham doces e apenas uma em cada três disponibilizava opções saudáveis. Deco diz que é preciso mudar disponibilidade alimentar destas máquinas. Apenas 3% das máquinas de venda …

Em 2018, cada português consumiu 3,3 quilos de açúcar em 60 litros de refrigerante

Cada português consumiu, no ano passado, 60 litros de refrigerantes, o que equivale a 3,3 quilogramas de açúcar, um valor menor do que no ano anterior, quando começou a ser aplicado o imposto sobre estas …

Agressões em estação de Sintra. Só havia 4 polícias disponíveis por causa do NOS Alive

Apenas quatro polícias acorreram à estação de comboios de Queluz-Belas, em Sintra, quando ocorreram agressões entre uma centena de pessoas no sábado à noite. A Equipa de Intervenção Rápida da PSP que deveria estar em …

Polícia italiana apreende arsenal de guerra a simpatizantes da extrema-direita

A polícia italiana anunciou esta segunda-feira a apreensão de um verdadeiro arsenal de guerra incluindo um míssil ar-ar e 20 armas sofisticadas, no decurso de uma operação dirigida a simpatizantes de extrema-direita no norte do …