Apesar dos alertas, “o país está a arder e os incendiários estão à solta”

Nuno André Ferreira / Lusa

Bombeiros tentam combater o fogo em São Pedro do Sul, Viseu

O presidente da Liga de Bombeiros Portugueses, Jaime Marta Soares, acusou este domingo as autoridades de proteção civil de terem reduzido os meios de combate aos incêndios, quando se antecipava um mês de risco.

“O país está a passar por uma situação gravíssima de destruição florestal” afirmou nas  Jaime Marta Soares, lamentando que não tenha havido “um planeamento como devia ser”, nem “uma prevenção estratégica”, depois de a Liga dos Bombeiros Portugueses ter alertado que “não pode existir uma ‘décalage’ tão grande da fase Charlie e a fase Delta”.

Em causa está a redução de “85% dos meios humanos e materiais de combate” aos incêndios na passagem da fase Charlie para a fase Delta, determinado pela Autoridade Nacional de Proteção Civil , quando a Liga defendia somente uma redução “entre os 30 e 40 por cento”. A fase Charlie de combate aos fogos terminou a 30 de setembro e a fase Delta dura o mês de outubro.

Porém, apesar dos alertas, “o país está arder, os incendiários estão à solta” e “os responsáveis têm que prestar contas”, acusou Jaime Soares

Nas Caldas da Rainha, onde apresentou a sua candidatura a um terceiro mandato à frente da LBP, Jaime Marta Soares apontou o dedo ao comando da ANPC e “ao Governo que o nomeia”, desafiando “cada um a fazer a leitura das suas responsabilidades” perante “o autismo absolutamente censurável” e a “preocupação economicista” num país onde “há dinheiro para tudo menos para as estruturas de proteção civil“.

Certo de que, no combate aos incêndios que este verão assolaram o país, “os bombeiros cumpriram a sua missão” e de que, se falhas houve, se devem “ao comando que tem saído da ANPC “, Jaime Marta Soares defendeu a alteração da organização daquela estrutura e a implementação de uma direção nacional de bombeiros autónoma, independente e com orçamento próprio.

Marta Soares defende a independência das associações de bombeiros face ao poder político, a revisão da lei do financiamento das associações e um aumento do Fundo de Proteção Social do Bombeiro, entre outras medidas que integram o plano de ação da lista que lidera.

Jaime Marta Soares candidata-se a um terceiro mandato à frente da LBP, defrontando o comandante José Barreira Abrantes nas eleições para os órgãos sociais que se realizam durante o 43.º congresso nacional da Liga dos Bombeiros Portugueses, que vai decorrer entre 27 e 29 de outubro, em Fafe.

// Lusa

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Mais do mesmo, querem e tacho para festas e galas, mas os homens que estao no terreno e que padecem de parcos equipamentos de proteccao. Sim proteccao porque meios ja tem em demasia.

  2. Onde acaba a ideia peregrina (e sugerida ad nauseum) de “incompetência” e começa (mas nunca parece haver coragem…) a ideia corajosa de que o que acontece, acontece porque é devido acontecer? Não é por acaso, existem os srs não visíveis, que nos ofereceram maravilhas extasiantes como “crise financeira” (de que ninguem assumiu culpa), e a Troika e seus vassalos, e o facto de já no ano passado ter sido publicado que as investigações da PJ esbarravam a meio caminho dos lugares com poder e nada acabava feito ou investigado? É simples, portanto: a queima é deliberada, existe uma intenção internacional para desertificação e isto é um dos meios para a atingir. Simples e direito, não é preciso arrancar os cabelos a inventar ideias complicadas: É correr com as pessoas do campo para a cidade.
    Só que, é insuportável para muita gente, a ideia de se realmente entregar o poder total e absoluto sobre as nossas existências, a almas repelentes e vendidas de falinhas mansas e ainda por cima ter o trabalho de ir a votos só para distiguir qual a facção deles que estará na mó de cima de cada vez. É o prazer magnífico de se ser completamente endrominado e de se ter de agradecer por cima.
    Quem quer Faz, quem não quer Manda fazer… vigiar matas e terrenos de noite, com drones, camaras térmicas e sei lá mais o quê, piquetes quando o calor aperta e tudo o que for preciso é o que é realmente necessário, para o que é sem mais Fuga possivel, um caso de Guerra. É disso que se trata, mas nós cobardolas, mandamos fazer… O monopólio das armas ficou para alguns semi-inúteis de farda ou até sem.. Quanto aos bombeiros, bom, obrigado. Mas deveriam ser o último recurso, e desgraçadamente são o Primeiro, e têm tendência a chegar um bocadito pró tarde… sabe-se já porquê.
    Por mais que se esbraveje, a sociedade “civil” recusa organizar-se e resolver isto. É pena. Mas parece que até o salazar se queixava desse detalhe português, por isso deve ser mesmo grave…

  3. Terei de concordar com muita coisa dita.. E subscrever. O que acho realmente inédito.. E que este ano e com records de horror por incendios… E recordam a todos….. A Culpa não é do governo…. Desde o 25 de Abril que ouço sempre que era culpa destes.. Este ano… Até Catarina Martins lança um pouco de água na fervura. E todos os outros!!!!!

RESPONDER

Empresas que ponham trabalhadores a prazo nos quadros terão apoio até 3 mil euros

As empresas que convertam contratos a prazo em permanentes vão ter direito a um apoio até 3.050,32 euros por trabalhador, caso cumpram alguns requisitos, segundo uma portaria do Governo que será publicada esta quinta-feira. De acordo …

Bebé Matilde volta a ser operada na sexta-feira

A bebé Matilde vai voltar a ser operada na sexta-feira, depois de os médicos terem descoberto através de uma TAC que os ventrículos da criança “estão novamente aumentados". Assim, Matilde é operada pela segunda vez em …

Camiões a gás natural emitem mais óxido de azoto do que camiões a gasóleo

Os camiões movidos a gás natural liquefeito (GNL) emitem até cinco vezes mais óxido de azoto (NOx) do que os camiões a gasóleo, indicaram testes na estrada pedidos pelo Governo holandês e esta quarta-feira divulgados. Os …

França nega pedido de asilo a Edward Snowden

O ministro dos Negócios Estrangeiros francês, Jean-Yves Le Drian, disse que não há razões para que o país mude a decisão de 2013 de recusar asilo a Edward Snowden, acusado de espionagem por ter publicado …

Ataque de milícias na República Democrática do Congo causa 14 mortos

Um ataque de milícias contra uma aldeia na região de Ituri, no leste da República Democrática do Congo (RDCongo), causou a morte de 14 pessoas, tendo outras quatro ficado feridas. A região tem sido alvo …

Morreu Ben Ali, ex-presidente da Tunísia

Ben Ali, ex-presidente da Tunísia que foi deposto em 2011 pela revolução que inspirou a Primavera Árabe, morreu esta quinta-feira na Arábia Saudita, avançou o advogado da família. Tinha 83 anos. "Ben Ali acabou de morrer …

Mulher que alegadamente pertencia ao cartel de El Chapo encontrada morta no México

Claudia Ochoa Felix, a mexicana de 35 anos que alegadamente pertencia ao cartel Sinaloa, liderado pelo narcotraficante El Chapo, foi encontrada morta numa casa em Culiacán, México, no fim de semana. Conhecida como “Kim Kardashian do …

Arábia Saudita vende prédio onde Jamal Khashoggi foi assassinado

A Arábia Saudita vendeu o edifício onde foi assassinado e desmembrado o jornalista Jamal Khashoggi. O prédio do Consulado, em Istambul, foi comprado há mais de um mês por menos de um terço do seu …

Portugal com mais de 60 nomeações nos óscares do turismo

Portugal está nomeado para mais de 60 categorias dos World Travel Awards, conhecidos como “Óscares do Turismo”. Segundo o jornal Público, há 66 nomeações para destinos ou empresas portuguesas na edição de 2019. Depois de em …

Polícia acaba com o maior fornecedor de televisão pirata da Europa. Clientes podem pagar 25 mil

Uma operação conjunta de polícias de vários países, coordenada pela Eurojust, levou ao desmantelamento da Xtream Codes, um serviço de fornecimento de serviços de televisão pirata, que tinha milhões de clientes na Europa. As ações policiais …