Os velhos conhecidos, o sósia e o “Baby Mourinho”. Eis os possíveis sucessores de Klopp

1

Steven Gerrard, Rafa Benítez, Marco Rose e Julian Nagelsmann são os nomes apontados à sucessão de Jürgen Klopp no comando técnico do Liverpool – mas não para já.

O Liverpool está longe das luzes da ribalta da época passada. Depois de vencer a Premier League, o emblema de Anfield Road ocupa atualmente o 6º lugar da tabela classificativa, a 19 pontos do líder Manchester City. A corrida pelo título é agora uma miragem.

Alguns adeptos começam já a questionar o trabalho de Jürgen Klopp. Embora tenha revolucionado a forma de jogar dos Reds e levado a equipa à tão ansiada reconquista da Liga dos Campeões, há dois anos, Klopp tem falhado em replicar o feito. Como tal, a imprensa vai especulando possíveis substitutos para o seu cargo.

Rafael Benítez é a alternativa sugerida pelo jornalista espanhol Guillem Balague. Citado pelo Chronicle Live, Balague sugeriu que o técnico de 60 anos tem “assuntos pendentes” em Liverpool.

O treinador está desempregado após uma passagem de dois anos sem grande sucesso pela China, onde treinou o Dalian Yifang e o Dalian Pro. A imprensa inglesa tem apontado um eventual regresso ao Newcastle United, mas o jornalista espanhol acredita que o Liverpool é, em contrapartida, uma possibilidade real.

No seu canal de YouTube, Balague disse que “há uma sensação de assuntos pendentes com Rafa [Benítez] e o Liverpool”. No entanto, realçou que o regresso não seria para agora: “Rafa adoraria ser o técnico do Liverpool em algum momento. Talvez num momento de crise, crise adequada, não o que está a acontecer agora”.

“Talvez numa época em que haja necessidade de uma personalidade forte para segurar o leme. Mas, de momento, da maneira como os proprietários e Klopp se estão a comportar, essa situação não existe”, acrescentou.

O jornal Liverpool Echo também já planeia a sucessão do treinador alemão. A mudança é apontada apenas para 2024, altura em que o contrato de Klopp com o Liverpool expira.

A antiga estrela do Liverpool Steven Gerrard é um dos nomes referidos. Agora como treinador, Gerrard tem estado em grande plano no comando técnico do Rangers, estando bem encaminhado para levar o clube ao título escocês, colocando um ponto final ao domínio do Celtic.

Gerrard cumpre a sua terceira temporada no Rangers depois de ter estado três épocas em Liverpool, mas como treinador de camadas jovens. Em 2024, o ex-internacional inglês já estará apto para dar o salto para uma grande liga europeia.

Julian Nagelsmann, também conhecido como ‘Baby Mourinho’, é uma alternativa já há muito mencionada na imprensa internacional. O jovem técnico germânico também tem sido associado ao lugar de José Mourinho no Tottenham.

Atualmente no comando técnico do RB Leipzig, Nagelsmann terminou a época no terceiro posto da Bundesliga alemã. No entanto, foi no Hoffenheim onde se começou a destacar no mundo do futebol.

Agora, há um novo nome equacionado para a sucessão de Klopp, e que tem um percurso bastante semelhante ao atual técnico do Liverpool.

É ele Marco Rose, treinador do Borussia M’Gladbach, que já está garantido como novo técnico do Dortmund para a próxima temporada. Também Klopp passou pelo Dortmund antes de rumar ao Kop.

Curiosamente, Marco Rose teve uma longa carreira como futebolista, tendo passado pelo Mainz, onde foi treinado por Jürgen Klopp.

Daniel Costa, ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.