Os velhos conhecidos, o sósia e o “Baby Mourinho”. Eis os possíveis sucessores de Klopp

Steven Gerrard, Rafa Benítez, Marco Rose e Julian Nagelsmann são os nomes apontados à sucessão de Jürgen Klopp no comando técnico do Liverpool – mas não para já.

O Liverpool está longe das luzes da ribalta da época passada. Depois de vencer a Premier League, o emblema de Anfield Road ocupa atualmente o 6º lugar da tabela classificativa, a 19 pontos do líder Manchester City. A corrida pelo título é agora uma miragem.

Alguns adeptos começam já a questionar o trabalho de Jürgen Klopp. Embora tenha revolucionado a forma de jogar dos Reds e levado a equipa à tão ansiada reconquista da Liga dos Campeões, há dois anos, Klopp tem falhado em replicar o feito. Como tal, a imprensa vai especulando possíveis substitutos para o seu cargo.

Rafael Benítez é a alternativa sugerida pelo jornalista espanhol Guillem Balague. Citado pelo Chronicle Live, Balague sugeriu que o técnico de 60 anos tem “assuntos pendentes” em Liverpool.

O treinador está desempregado após uma passagem de dois anos sem grande sucesso pela China, onde treinou o Dalian Yifang e o Dalian Pro. A imprensa inglesa tem apontado um eventual regresso ao Newcastle United, mas o jornalista espanhol acredita que o Liverpool é, em contrapartida, uma possibilidade real.

No seu canal de YouTube, Balague disse que “há uma sensação de assuntos pendentes com Rafa [Benítez] e o Liverpool”. No entanto, realçou que o regresso não seria para agora: “Rafa adoraria ser o técnico do Liverpool em algum momento. Talvez num momento de crise, crise adequada, não o que está a acontecer agora”.

“Talvez numa época em que haja necessidade de uma personalidade forte para segurar o leme. Mas, de momento, da maneira como os proprietários e Klopp se estão a comportar, essa situação não existe”, acrescentou.

O jornal Liverpool Echo também já planeia a sucessão do treinador alemão. A mudança é apontada apenas para 2024, altura em que o contrato de Klopp com o Liverpool expira.

A antiga estrela do Liverpool Steven Gerrard é um dos nomes referidos. Agora como treinador, Gerrard tem estado em grande plano no comando técnico do Rangers, estando bem encaminhado para levar o clube ao título escocês, colocando um ponto final ao domínio do Celtic.

Gerrard cumpre a sua terceira temporada no Rangers depois de ter estado três épocas em Liverpool, mas como treinador de camadas jovens. Em 2024, o ex-internacional inglês já estará apto para dar o salto para uma grande liga europeia.

Julian Nagelsmann, também conhecido como ‘Baby Mourinho’, é uma alternativa já há muito mencionada na imprensa internacional. O jovem técnico germânico também tem sido associado ao lugar de José Mourinho no Tottenham.

Atualmente no comando técnico do RB Leipzig, Nagelsmann terminou a época no terceiro posto da Bundesliga alemã. No entanto, foi no Hoffenheim onde se começou a destacar no mundo do futebol.

Agora, há um novo nome equacionado para a sucessão de Klopp, e que tem um percurso bastante semelhante ao atual técnico do Liverpool.

É ele Marco Rose, treinador do Borussia M’Gladbach, que já está garantido como novo técnico do Dortmund para a próxima temporada. Também Klopp passou pelo Dortmund antes de rumar ao Kop.

Curiosamente, Marco Rose teve uma longa carreira como futebolista, tendo passado pelo Mainz, onde foi treinado por Jürgen Klopp.

Daniel Costa Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

O segredo dos bigodes dos animais tem a forma de um S (e reside na forma como dobram)

Há muitos mamíferos que têm bigodes para sentirem o ambiente à sua volta, semelhante à sensação do tato. No entanto, os meios pelos quais os bigodes comunicam essa sensação de toque ao cérebro ainda permaneciam …

O trabalho de um aluno de Física chamou a atenção dos investigadores quânticos da Amazon

Os cientistas têm várias preocupações relacionadas com o potencial dos computadores quânticos e o progresso neste campo tem sido muito lento. Recentemente, um dos obstáculos pode ter sido reduzido por um estudante de Física da …

Famosa rajada rápida de rádio bateu recorde (e revelou magnetosfera "dançante" em estrela de neutrões)

Duas equipas internacionais de astrónomos publicaram dois artigos científicos com novas informações sobre a famosa rajada rápida de rádio FRB20180916B. No estudo publicado na Astrophysical Journal Letters, os cientistas mediram a radiação das explosões nas frequências …

Farense 0-1 Sporting | Beto e Adán gigantes em noite de recorde leonino

O Sporting sofreu bastante para levar os três pontos na visita ao Farense. O líder do campeonato marcou um golo, por Pedro Gonçalves, dominou durante a primeira parte, mas na segunda deixou os algarvios criarem …

Uma simples mudança está a evitar a morte de um macaco em vias de extinção

Cientistas conseguiram dar uma tábua de salvação a uma espécie de macaco em risco de extinção, cujos espécimes são frequentemente atropelados por automóveis nas estradas de um parque nacional em Zanzibar. De acordo com a Lista …

Antigo rito sagrado "entre irmãos" pode ter sido, na verdade, o casamento homossexual

A adelfopoiese era uma cerimónia praticada historicamente na tradição cristã para unir duas pessoas do mesmo sexo - normalmente homens - num relacionamento reconhecido pela igreja, análogo ao irmão. Segundo documentos históricos, com 20 anos, Simeão …

Talin fechou uma estrada para que sapos e rãs possam atravessar em segurança

A capital da Estónia fechou uma estrada movimentada, durante as noites do mês de abril, para garantir que milhares de sapos e rãs conseguem atravessar em segurança para o local onde se vão reproduzir. Geralmente, são …

Organizador do White Lives Matter está a formar um novo grupo fascista (que quer uma guerra racial)

Organizador do White Lives Matter está a formar um novo grupo fascista, que procura agradar à opinião pública e quer ver uma guerra racial nos Estados Unidos. O organizador do abortado comício White Lives Matter, em …

Bezos nega que funcionários sejam vistos como "robôs". Mas Amazon deve tratá-los "melhor"

O ainda presidente executivo da Amazon, Jeff Bezos, enviou uma última carta aos acionistas da empresa, negando que os funcionários sejam "tratados como robôs", conforme alegaram alguns trabalhadores e críticos da empresa. Segundo Bezos - que …

A imponência do Titanic pode ter acelerado o fim da sua história

Com quase 269 metros de comprimento, o tamanho do Titanic - considerado o maior navio do mundo em 1912 - pode mesmo ter acelerado o fim da sua história. O Titanic media quase 269 metros de …