Os velhos conhecidos, o sósia e o “Baby Mourinho”. Eis os possíveis sucessores de Klopp

Steven Gerrard, Rafa Benítez, Marco Rose e Julian Nagelsmann são os nomes apontados à sucessão de Jürgen Klopp no comando técnico do Liverpool – mas não para já.

O Liverpool está longe das luzes da ribalta da época passada. Depois de vencer a Premier League, o emblema de Anfield Road ocupa atualmente o 6º lugar da tabela classificativa, a 19 pontos do líder Manchester City. A corrida pelo título é agora uma miragem.

Alguns adeptos começam já a questionar o trabalho de Jürgen Klopp. Embora tenha revolucionado a forma de jogar dos Reds e levado a equipa à tão ansiada reconquista da Liga dos Campeões, há dois anos, Klopp tem falhado em replicar o feito. Como tal, a imprensa vai especulando possíveis substitutos para o seu cargo.

Rafael Benítez é a alternativa sugerida pelo jornalista espanhol Guillem Balague. Citado pelo Chronicle Live, Balague sugeriu que o técnico de 60 anos tem “assuntos pendentes” em Liverpool.

O treinador está desempregado após uma passagem de dois anos sem grande sucesso pela China, onde treinou o Dalian Yifang e o Dalian Pro. A imprensa inglesa tem apontado um eventual regresso ao Newcastle United, mas o jornalista espanhol acredita que o Liverpool é, em contrapartida, uma possibilidade real.

No seu canal de YouTube, Balague disse que “há uma sensação de assuntos pendentes com Rafa [Benítez] e o Liverpool”. No entanto, realçou que o regresso não seria para agora: “Rafa adoraria ser o técnico do Liverpool em algum momento. Talvez num momento de crise, crise adequada, não o que está a acontecer agora”.

“Talvez numa época em que haja necessidade de uma personalidade forte para segurar o leme. Mas, de momento, da maneira como os proprietários e Klopp se estão a comportar, essa situação não existe”, acrescentou.

O jornal Liverpool Echo também já planeia a sucessão do treinador alemão. A mudança é apontada apenas para 2024, altura em que o contrato de Klopp com o Liverpool expira.

A antiga estrela do Liverpool Steven Gerrard é um dos nomes referidos. Agora como treinador, Gerrard tem estado em grande plano no comando técnico do Rangers, estando bem encaminhado para levar o clube ao título escocês, colocando um ponto final ao domínio do Celtic.

Gerrard cumpre a sua terceira temporada no Rangers depois de ter estado três épocas em Liverpool, mas como treinador de camadas jovens. Em 2024, o ex-internacional inglês já estará apto para dar o salto para uma grande liga europeia.

Julian Nagelsmann, também conhecido como ‘Baby Mourinho’, é uma alternativa já há muito mencionada na imprensa internacional. O jovem técnico germânico também tem sido associado ao lugar de José Mourinho no Tottenham.

Atualmente no comando técnico do RB Leipzig, Nagelsmann terminou a época no terceiro posto da Bundesliga alemã. No entanto, foi no Hoffenheim onde se começou a destacar no mundo do futebol.

Agora, há um novo nome equacionado para a sucessão de Klopp, e que tem um percurso bastante semelhante ao atual técnico do Liverpool.

É ele Marco Rose, treinador do Borussia M’Gladbach, que já está garantido como novo técnico do Dortmund para a próxima temporada. Também Klopp passou pelo Dortmund antes de rumar ao Kop.

Curiosamente, Marco Rose teve uma longa carreira como futebolista, tendo passado pelo Mainz, onde foi treinado por Jürgen Klopp.

Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Homicídio com 32 anos resolvido com a menor amostra de ADN de sempre

Um caso de homicídio ocorrido há 32 anos, que muitos consideraram impossível de ser resolvido, foi finalmente desvendado (e tudo graças à amostra de ADN mais pequena de sempre usada para decifrar um caso). De acordo …

Braços robóticos controlados remotamente podem vir a realizar cirurgias delicadas

Um equipa de investigadores está a trabalhar para eliminar movimentos rígidos nos braços robóticos, de modo a torná-los mais ágeis. O objetivo é que no futuro estes possam empilhar pratos ou até realizar cirurgias delicadas. Os …

Alemão foi forçado a remover estátua do pai por esta se parecer com Hitler

Um alemão foi obrigado a retirar uma figura de madeira de um cemitério, que seria para homenagear o seu falecido pai, por ter semelhanças com o antigo ditador nazi. As autoridades do município de Weil im …

Podcast evita morte de um condenado (seis vezes)

Curtis Flowers foi julgado seis vezes pelo mesmo promotor de justiça. Um programa de investigação mudou o seu destino. O promotor continua a acreditar que Curtis é culpado. A própria equipa responsável pelo 60 Minutes, programa …

EUA venderam álbum único dos Wu-Tang Clan (que pertencia a Martin Shkreli)

O álbum do grupo Wu-Tang Clan, confiscado em 2018 ao antigo gestor de fundos Martin Shkreli, também conhecido como "o empresário mais odiado do mundo", foi agora vendido pelo Governo norte-americano. Num comunicado divulgado esta terça-feira, …

Bezos ofereceu 1,7 mil milhões de euros à NASA para entrar na corrida da próxima viagem à Lua

O empresário norte-americano ofereceu 1,7 mil milhões de euros à NASA numa tentativa de reacender a batalha espacial entre a sua empresa, a Blue Origin, e a do "rival" Elon Musk, a SpaceX. De acordo com …

Clientes com certificado digital válido impedidos de entrar em restaurantes

Estão a ser reportados vários casos de clientes que, ao apresentarem o certificado digital para poderem entrar num restaurante, não conseguem fazê-lo porque o documento está a ser considerado inválido pelos dispositivos eletrónicos. Segundo a rádio …

Covid-19 trouxe "paranoia" ao mercado

Diretor do Norwich City, da Premier League, acha que os responsáveis por alguns clubes não sabem bem o que estão a fazer nos últimos tempos. O Norwich City iria jogar contra o Coventry City, num encontro …

Israel cria "task force" para reverter boicote da Ben & Jerry's na Cisjordânia

Israel criou uma task force para pressionar a empresa de gelados norte-americana Ben & Jerry's e a sua proprietária, Unilever, a reverterem a decisão de boicotar a ocupação israelita na Cisjordânia. "Precisamos de aproveitar os 18 …

Violência armada. 430 mortos na última semana nos EUA e 2021 pode ser dos piores anos de sempre

Só na semana passada registaram-se cerca de 430 mortos e mais de 1000 feridos associados a tiroteios, num ano que está a ser marcado pelo aumento da violência armada nos Estados Unidos. O ano passado foi …