Os velhos conhecidos, o sósia e o “Baby Mourinho”. Eis os possíveis sucessores de Klopp

Steven Gerrard, Rafa Benítez, Marco Rose e Julian Nagelsmann são os nomes apontados à sucessão de Jürgen Klopp no comando técnico do Liverpool – mas não para já.

O Liverpool está longe das luzes da ribalta da época passada. Depois de vencer a Premier League, o emblema de Anfield Road ocupa atualmente o 6º lugar da tabela classificativa, a 19 pontos do líder Manchester City. A corrida pelo título é agora uma miragem.

Alguns adeptos começam já a questionar o trabalho de Jürgen Klopp. Embora tenha revolucionado a forma de jogar dos Reds e levado a equipa à tão ansiada reconquista da Liga dos Campeões, há dois anos, Klopp tem falhado em replicar o feito. Como tal, a imprensa vai especulando possíveis substitutos para o seu cargo.

Rafael Benítez é a alternativa sugerida pelo jornalista espanhol Guillem Balague. Citado pelo Chronicle Live, Balague sugeriu que o técnico de 60 anos tem “assuntos pendentes” em Liverpool.

O treinador está desempregado após uma passagem de dois anos sem grande sucesso pela China, onde treinou o Dalian Yifang e o Dalian Pro. A imprensa inglesa tem apontado um eventual regresso ao Newcastle United, mas o jornalista espanhol acredita que o Liverpool é, em contrapartida, uma possibilidade real.

No seu canal de YouTube, Balague disse que “há uma sensação de assuntos pendentes com Rafa [Benítez] e o Liverpool”. No entanto, realçou que o regresso não seria para agora: “Rafa adoraria ser o técnico do Liverpool em algum momento. Talvez num momento de crise, crise adequada, não o que está a acontecer agora”.

“Talvez numa época em que haja necessidade de uma personalidade forte para segurar o leme. Mas, de momento, da maneira como os proprietários e Klopp se estão a comportar, essa situação não existe”, acrescentou.

O jornal Liverpool Echo também já planeia a sucessão do treinador alemão. A mudança é apontada apenas para 2024, altura em que o contrato de Klopp com o Liverpool expira.

A antiga estrela do Liverpool Steven Gerrard é um dos nomes referidos. Agora como treinador, Gerrard tem estado em grande plano no comando técnico do Rangers, estando bem encaminhado para levar o clube ao título escocês, colocando um ponto final ao domínio do Celtic.

Gerrard cumpre a sua terceira temporada no Rangers depois de ter estado três épocas em Liverpool, mas como treinador de camadas jovens. Em 2024, o ex-internacional inglês já estará apto para dar o salto para uma grande liga europeia.

Julian Nagelsmann, também conhecido como ‘Baby Mourinho’, é uma alternativa já há muito mencionada na imprensa internacional. O jovem técnico germânico também tem sido associado ao lugar de José Mourinho no Tottenham.

Atualmente no comando técnico do RB Leipzig, Nagelsmann terminou a época no terceiro posto da Bundesliga alemã. No entanto, foi no Hoffenheim onde se começou a destacar no mundo do futebol.

Agora, há um novo nome equacionado para a sucessão de Klopp, e que tem um percurso bastante semelhante ao atual técnico do Liverpool.

É ele Marco Rose, treinador do Borussia M’Gladbach, que já está garantido como novo técnico do Dortmund para a próxima temporada. Também Klopp passou pelo Dortmund antes de rumar ao Kop.

Curiosamente, Marco Rose teve uma longa carreira como futebolista, tendo passado pelo Mainz, onde foi treinado por Jürgen Klopp.

Daniel Costa Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Cientistas querem usar bombas nucleares para desviar asteróides (mas nem todas servem)

Os cientistas querem usar bombas para desviar asteróides que se aproximam perigosamente da Terra. Contudo, um novo estudo revelou que nem todas as bombas nucleares servem e é preciso escolher a correta. Uma colaboração entre o …

Astrónomos detetam ponte azul de estrelas (e está prestes a explodir)

Uma equipa de astrónomos descobriu uma nova região na Via Láctea repleta de estrelas azuis brilhantes e escaldantes que estão prestes a explodir. A equipa de cientistas estava a criar o mapa mais detalhado dos braços …

Não são só os humanos. Até os cães-guia podem vir a ser substituídos por robôs

A tecnologia de Inteligência Artificial (IA) não ameaça apenas automatizar o trabalho dos humanos. Os cães-guia, que ajudam pessoas com deficiência visual a navegar com segurança pelo mundo, podem ser os seus próximos alvos. Uma equipa …

Laboratório investigado em Madrid depois de vídeo mostrar maus tratos a animais

Um laboratório em Madrid, Espanha, está a ser investigado por alegados maus tratos a animais, depois de uma inspeção confirmar as suspeitas de abuso filmadas por um antigo funcionário. O vídeo divulgado pela Cruelty Free International …

Equipa realiza primeiro transplante de traqueia do mundo. Pode reverter danos causados pela covid-19

Uma equipa de cirurgiões realizou o primeiro transplante de traqueia humana do mundo. A cirurgia foi feita numa mulher com graves danos no órgão, revelou o Hospital Mount Sinai, em Nova Iorque. A recetora do transplante …

Em 2020, os mais velhos renderam-se aos "animais de estimação pandémicos"

Uma nova investigação revelou que as famílias com crianças não foram as únicas a aderir à tendência dos "animais de estimação pandémicos" em 2020. Os mais velhos também não resistiram. Segundo a National Poll on Healthy …

Tramado por uma turfeira. Homem confessa assassinato, mas corpo encontrado tinha 1600 anos

O que tinha tudo para ser um casamento feliz, acabou em tragédia. Num estranho caso em que uma simples planta ditou o desfecho de uma investigação criminal. Em 1959, a retratista e entusiasta de viagens Malika …

"Projeto Bernanke". Google terá usado programa secreto para dar vantagem ao seu sistema de anúncios

A Google terá usado durante anos um programa secreto que usava dados de lances anteriores na bolsa de publicidade digital da empresa para dar ao seu próprio sistema de compra de anúncios uma vantagem sobre …

Para "proteger a verdade histórica", Rússia divulga documentos que revelam atrocidades nazis em Stalingrado

O Ministério da Defesa da Rússia divulgou documentos desclassificados que detalham atrocidades cometidas por soldados e oficiais nazis durante a II Guerra Mundial. A divulgação destes documentos, que foram publicados no site do Ministério da Defesa …

Espanha. Funcionários públicos podem trabalhar três dias em casa sem perder direitos

O Governo espanhol e os sindicatos de funcionalismo público chegaram, esta segunda-feira, a um acordo que prevê que os trabalhadores da Administração Pública podem trabalhar três dias por semana em casa com os mesmos direitos …