Possibilidade de ser reinfetado baixa 84% para quem já teve covid-19

Um novo estudo indica que a infeção prévia por SARS-CoV-2 protege a maioria dos indivíduos contra a reinfecção durante uma média de sete meses

As probabilidades de reinfeção não descem até zero, mas um novo estudo, publicado na revista científica Lancet a 9 de abril, sugere que diminuem bastante.

A pesquisa envolveu 25.661 trabalhadores de hospitais públicos de toda Inglaterra, 8.278 dos quais infetados anteriormente por SARS-CoV-2, e chegou à conclusão que as pessoas que tinham tido covid-19 apresentavam um risco 84% menor de serem reinfetadas e um risco 93% menor de infeção sintomática, durante os sete meses em que foram seguidas.

“Este estudo mostra que a infeção anterior por SARS-CoV-2 induz imunidade efetiva em infeções futuras na maioria dos indivíduos”, lê-se no documento, citado pela Visão.

Por exemplo, de junho de 2020 a janeiro de 2021, 1,4% dos 8.278 participantes que já tinham tido covid-19 foram reifetados (18.7 reinfeções por mil participantes), em comparação com e 9,8% dos 17.383 participantes que nunca tinham tido a doença anteriormente (98 novas infeções por mil participantes).

Relativamente ao facto de a infeção ser ou não sintomática, das 1859 registadas em janeiro, das 155 que eram reinfeções, 78 (50,3%) foram sintomáticas, enquanto que, das 1704 que eram primeiras infeções, 1369 (80,3%) foram sintomáticas.

O estudo revelou ainda que nos casos onde existiu reinfeção, o intervalo médio entre esta e a infeção primária “foi de mais de 200 dias”, ou seja, mais de seis meses e meio.

Segundo os autores, tendo em conta as incertezas que ainda existem relativamente ao tempo de imunidade conferido pelas vacinas, é essencial compreender a natureza e a taxa de reinfeção por SARS-CoV-2, a fim de melhor orientar as medidas de controlo.

ZAP ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Coreia do Norte alega que a covid-19 poderia flutuar em balões vindos do Sul

A Coreia do Norte pediu aos seus cidadãos que não leiam panfletos de propaganda enviados através de balões do Sul, alegando que a covid-19 poderia entrar no país através das gotículas. De acordo com a agência …

Autoagendamento a partir dos 60 anos deve arrancar no final da próxima semana

O autoagendamento para a vacinação contra a covid-19 deverá passar a contemplar as pessoas a partir dos 60 anos, em vez dos atuais 65, já no final da próxima semana, adiantou hoje à Lusa fonte …

Emprego, formação e pobreza. Cimeira Social arranca com apelos a mudança para recuperar da crise

A Cimeira Social arrancou, nesta sexta-feira, no Porto, com a presença de 24 dos 27 chefes de Estado e de Governo da UE, num evento que pretende definir a agenda social da Europa para a …

Comandos. MP pede condenação de cinco arguidos a penas entre dois e 10 anos de prisão

O Ministério Público (MP) pediu hoje a condenação de cinco dos 19 arguidos no processo relativo à morte de dois recrutas dos Comandos, em 2016, a penas de prisão entre dois e 10 anos. Nas alegações …

Juventus quer Zidane para o lugar de Pirlo

O insucesso desportivo da Juventus esta temporada deve fazer com que Pirlo saia do clube. Zidane, que também estará de saída do Real Madrid, é o favorito da vecchia signora. Zinédine Zidane estará a pensar seriamente …

“Incompetência e arrogância”. Cabrita está (novamente) debaixo de fogo. Partidos pedem a sua demissão

Eduardo Cabrita, ministro da Administração Interna, está mais uma vez no centro da polémica. Depois de ter avançado com uma requisição civil para que mais de 20 imigrantes fossem transportados para o Zmar, durante a …

Fernando José é o candidato do PS a Setúbal. Ana Catarina Mendes concorre à Assembleia Municipal

O deputado e vereador socialista Fernando José é o cabeça de lista do PS às próximas eleições autárquicas para a Câmara de Setúbal e Ana Catarina Mendes à Assembleia Municipal, revelou fonte oficial do Partido …

Portugal na zona de queda dos restos do foguetão chinês

O foguete de Longa Marcha chinês que foi lançado a 29 de abril, e agora está a preocupar o mundo. As previsões é que a reentrada na atmosfera se dê até ao próximo dia 9 …

CIP propõe "almofada" pública de 8.000 milhões para resolver moratórias

A Confederação Empresarial de Portugal (CIP) propôs ao Governo criar uma "almofada" de garantias públicas no valor de oito mil milhões de euros para dar poder às empresas e levar a banca a renegociar os …

Reino Unido. Variante indiana é “preocupante“ e já infetou idosos vacinados

No Reino Unido, já foram encontradas 48 cadeias de transmissão da variante indiana e sabe-se que há transmissão comunitária. A Public Health England classifica esta variante como “preocupante”. A direção geral de saúde de Inglaterra (PHE …