Possibilidade de ser reinfetado baixa 84% para quem já teve covid-19

Um novo estudo indica que a infeção prévia por SARS-CoV-2 protege a maioria dos indivíduos contra a reinfecção durante uma média de sete meses

As probabilidades de reinfeção não descem até zero, mas um novo estudo, publicado na revista científica Lancet a 9 de abril, sugere que diminuem bastante.

A pesquisa envolveu 25.661 trabalhadores de hospitais públicos de toda Inglaterra, 8.278 dos quais infetados anteriormente por SARS-CoV-2, e chegou à conclusão que as pessoas que tinham tido covid-19 apresentavam um risco 84% menor de serem reinfetadas e um risco 93% menor de infeção sintomática, durante os sete meses em que foram seguidas.

“Este estudo mostra que a infeção anterior por SARS-CoV-2 induz imunidade efetiva em infeções futuras na maioria dos indivíduos”, lê-se no documento, citado pela Visão.

Por exemplo, de junho de 2020 a janeiro de 2021, 1,4% dos 8.278 participantes que já tinham tido covid-19 foram reifetados (18.7 reinfeções por mil participantes), em comparação com e 9,8% dos 17.383 participantes que nunca tinham tido a doença anteriormente (98 novas infeções por mil participantes).

Relativamente ao facto de a infeção ser ou não sintomática, das 1859 registadas em janeiro, das 155 que eram reinfeções, 78 (50,3%) foram sintomáticas, enquanto que, das 1704 que eram primeiras infeções, 1369 (80,3%) foram sintomáticas.

O estudo revelou ainda que nos casos onde existiu reinfeção, o intervalo médio entre esta e a infeção primária “foi de mais de 200 dias”, ou seja, mais de seis meses e meio.

Segundo os autores, tendo em conta as incertezas que ainda existem relativamente ao tempo de imunidade conferido pelas vacinas, é essencial compreender a natureza e a taxa de reinfeção por SARS-CoV-2, a fim de melhor orientar as medidas de controlo.

ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

A turbina de marés mais potente do mundo já está a funcionar

A mais poderosa turbina de marés do mundo está em funcionamento desde a passada quarta-feira no arquipélago escocês de Orkney. A turbina O2, que pesa 680 toneladas métricas, começou a funcionar na passada quarta-feira, 28 de …

Vacinação Casa Aberta já está disponível para maiores de 30 anos

A modalidade de vacinação Casa Aberta está desde esta terça-feira disponível para as pessoas com idade igual ou superior a 30 anos. De acordo com um comunicado enviado esta terça-feira pela task force, “a modalidade Casa …

Governo motivado para executar PRR "de forma célere"

O ministro das Finanças, João Leão, afirmou esta terça-feira que o Governo está muito motivado “para executar de forma célere” o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), depois de Bruxelas ter desembolsado 2,2 mil milhões …

Governador de Nova Iorque assediou sexualmente várias mulheres, revela investigação

A procuradora-geral de Nova Iorque, nos Estados Unidos (EUA), disse que a investigação sobre Andrew Cuomo revelou que o governador assediava sexualmente atuais e antigas funcionárias. As descobertas surgem após uma investigação de cinco meses sobre …

Pedri vai superar recorde de Bruno Fernandes

Ainda falta um jogo para a seleção espanhola nos Jogos Olímpicos e, por isso, o jovem do Barcelona vai jogar 73 vezes nesta temporada. A Espanha vai disputar o número máximo de jogos possível no torneio …

Governo duplica ajuda a bares e discotecas

O Governo vai duplicar o limite máximo dos apoios, através do programa Apoiar,  a empresários em nome individual de setores que se mantêm encerrados por lei. O Governo decidiu não só prolongar o programa Apoiar para …

Brasil. Tribunal vai investigar Bolsonaro por alegações de fraude eleitoral

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) do Brasil decidiu na segunda-feira abrir uma investigação contra o Presidente Jair Bolsonaro. Em causa estão as suas declarações sobre fraude nas eleições do próximo ano. Segundo avançou a agência France …

Jantar do Chega com 170 pessoas. MP acusa Ventura de crime de desobediência

O líder do Chega, André Ventura, foi acusado pelo Ministério Público de ser coautor material do crime de desobediência, pelo jantar-comício organizado em Braga em plena pandemia. O Ministério Público acusou esta terça-feira o ex-candidato presidencial …

TAP. Bruxelas reconhece importância de salvar companhia mas sem distorcer concorrência

A Comissão Europeia reconhece a importância de o Estado português salvar a TAP, mas receia que o auxílio de 3.200 milhões à reestruturação viole as regras de concorrência e duvida que o mesmo garanta de …

Há 101 concelhos sem farmácias com testes comparticipados

Apesar de 461 farmácias já poderem fazer vender testes à covid-19 comparticipados, ainda há 101 concelhos sem qualquer apoio do Estado. Apesar de o Governo ter decidido comparticipar, há cerca de um mês, a 100% a …