Portugueses viajam cada vez mais para o estrangeiro

SXC

Os portugueses viajam cada vez mais para o estrangeiro, em férias ou lazer, e a recorrem mais frequentemente à Internet para fazer marcações de viagens e de percursos, indicou o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Embora o turismo em território nacional também esteja a aumentar, o turismo no estrangeiro está a ganhar mais força, avançou esta segunda-feira o ECO.

No final do ano passado, as viagens dos residentes em Portugal aumentaram 6,3% face ao terceiro trimestre, com as viagens em território nacional a continuarem a ser a maior fatia deste bolo (87,9%).

No entanto, as viagens para o estrangeiro estão a crescer a um ritmo significativamente superior, com uma subida de 30,8% na parte final do ano, representando assim 12,2% dos mais de cinco mil milhões de viagens realizadas nos últimos três meses do ano.

No total de 2018, as viagens para o estrangeiro aumentaram 13,3%, sendo que a maior parte destas são em férias. As viagens para o estrangeiro em trabalho também estão a aumentar.

Os principais destinos escolhidos pelos portugueses são países da União Europeia, como Espanha, França e Reino Unido. Destes, só França só teve um crescimento face a 2017.

Os portugueses estão também a usar cada vez mais a Internet para a marcação das suas férias no estrangeiro, mesmo quando marcam as suas férias com percursos predefinidos e com guias.

Segundo o INE, 32,5% das viagens marcadas para territórios dentro do país foram feitas com recurso a marcação prévia. No caso das viagens ao estrangeiro, a percentagem aumenta para 89,8%.

Das viagens para quem fica em Portugal, 20,4% foram marcadas com recurso à Internet, enquanto 62,5% das viagens marcadas para o estrangeiro foram marcadas através da Internet.

TP, ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. As agências de viagem bem podem pensar num outro negócio!!! Hoje em dia compram-se as viagens de avião, as estadias no airbnb ou hotel, aluguer de veículos e excursões, tudo através da internet e de forma independente.
    Já ninguém recorre a agências de viagem, é um negócio em vias de extinção!
    O mesmo acontece num ramo bem diferente com as agências imobiliárias, também têm os dias contados, já ninguém precisa de uma agência a comer 5% ou 6% num negócio, quando podemos fazer tudo on-line!
    Alias, ninguém percebe porque motivo têm de ganhar à percentagem, se fazem o mesmo trabalho com uma casa de 100k como uma de 500k porque motivo têm de ganhar mais numa de 500k? Ridículo, querem comer tudo, agora não comem nada!

RESPONDER

"Turbulência política", desvalorização do "vírus da China" e geopolítica. China, Irão e Rússia destroem Trump

As eleições presidenciais que se vão realizar no próximo dia 3 de novembro nos EUA têm despertado o interesse dos eleitores, mas não só. São vários os países do mundo que estão de olhos postos …

OE2021. Bloco prepara voto contra. PSD só salva proposta se Costa pedir desculpa

O Bloco de Esquerda prepara-se para votar contra o Orçamento do Estado para 2021 na generalidade, avança este sábado o semanário Expresso. Governo e Bloco de Esquerda tem negociado nos últimos dias a proposta de …

Inscrição perdida contém a chave para o enigma dos esqueletos de Almaçã

Uma inscrição de pedra desaparecida esconde a chave para o mistério dos esqueletos de Almaçã, enterrados debaixo de uma muralha medieval. Em Almaçã, Espanha, onze corpos foram enterrados debaixo de uma enorme muralha de uma vila …

Espanha prepara-se para decretar estado de alerta

O Governo espanhol prepara-se para decretar estado de alerta em todo o território, depois de ter colocado a região de Madrid neste nível de alerta. A notícia é avançada este sábado pelo jornal espanhol El País, …

Jerónimo de Sousa deve ser reconduzido na liderança do PCP

O atual secretário-geral do PCP deve ser reconduzido no cargo no congresso que está agendado para o final de novembro, avança este sábado o jornal Público. De acordo com o matutino, as atuais regras sanitárias …

Elixir oral (e outros produtos domésticos) poderá ajudar a neutralizar o SARS-CoV–2

Alguns produtos domésticos, como é o caso do elixir oral e produtos para a descongestionar as vias nasais, mostraram-se eficazes em neutralizar um tipo coronavírus num estudo científico levado a cabo com células humanas. A …

Presidente da Polónia com teste positivo de covid-19

O Presidente da Polónia, Andrzej Duda, testou positivo para o novo coronavírus, anunciou este sábado o porta-voz do chefe de Estado. "Como se esperava, o Presidente @AndrzejDuda foi ontem [sexta-feira] submetido a um teste para detetar …

"Com o futebol acabei com a Guerra do Iraque". Jorvan Vieira, o treinador português que é Deus no mundo árabe

Jorvan Vieira é um nome que pouco deve dizer à maioria dos adeptos de futebol. Filho de portugueses emigrados no Brasil, fez grande parte da sua carreira no Médio Oriente, onde é acarinhado por milhões. …

Capacidade de cuidados intensivos na Europa vai chegar ao limite, alerta OMS

A Organização Mundial de Saúde (OMS) alertou esta sexta-feira que muitas unidades de cuidados intensivos na Europa vão chegar ao limite da sua capacidade nas próximas semanas. "Há uma situação muito preocupante a acontecer na Europa. …

Geólogos "ressuscitam" placa tectónica desaparecida

A existência da placa tectónica Ressurreição nunca foi consensual: alguns geólogos argumentam que nunca foi real e outros alegam que a placa sofreu um processo de subducção no manto da Terra, em algum lugar da …