Portugueses viajam cada vez mais para o estrangeiro

SXC

Os portugueses viajam cada vez mais para o estrangeiro, em férias ou lazer, e a recorrem mais frequentemente à Internet para fazer marcações de viagens e de percursos, indicou o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Embora o turismo em território nacional também esteja a aumentar, o turismo no estrangeiro está a ganhar mais força, avançou esta segunda-feira o ECO.

No final do ano passado, as viagens dos residentes em Portugal aumentaram 6,3% face ao terceiro trimestre, com as viagens em território nacional a continuarem a ser a maior fatia deste bolo (87,9%).

No entanto, as viagens para o estrangeiro estão a crescer a um ritmo significativamente superior, com uma subida de 30,8% na parte final do ano, representando assim 12,2% dos mais de cinco mil milhões de viagens realizadas nos últimos três meses do ano.

No total de 2018, as viagens para o estrangeiro aumentaram 13,3%, sendo que a maior parte destas são em férias. As viagens para o estrangeiro em trabalho também estão a aumentar.

Os principais destinos escolhidos pelos portugueses são países da União Europeia, como Espanha, França e Reino Unido. Destes, só França só teve um crescimento face a 2017.

Os portugueses estão também a usar cada vez mais a Internet para a marcação das suas férias no estrangeiro, mesmo quando marcam as suas férias com percursos predefinidos e com guias.

Segundo o INE, 32,5% das viagens marcadas para territórios dentro do país foram feitas com recurso a marcação prévia. No caso das viagens ao estrangeiro, a percentagem aumenta para 89,8%.

Das viagens para quem fica em Portugal, 20,4% foram marcadas com recurso à Internet, enquanto 62,5% das viagens marcadas para o estrangeiro foram marcadas através da Internet.

TP, ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. As agências de viagem bem podem pensar num outro negócio!!! Hoje em dia compram-se as viagens de avião, as estadias no airbnb ou hotel, aluguer de veículos e excursões, tudo através da internet e de forma independente.
    Já ninguém recorre a agências de viagem, é um negócio em vias de extinção!
    O mesmo acontece num ramo bem diferente com as agências imobiliárias, também têm os dias contados, já ninguém precisa de uma agência a comer 5% ou 6% num negócio, quando podemos fazer tudo on-line!
    Alias, ninguém percebe porque motivo têm de ganhar à percentagem, se fazem o mesmo trabalho com uma casa de 100k como uma de 500k porque motivo têm de ganhar mais numa de 500k? Ridículo, querem comer tudo, agora não comem nada!

RESPONDER

Descoberta nova quasipartícula: o π-ton

Foi descoberta uma nova quasipartícula no Instituto de Tecnologia de Viena. Os cientistas batizaram-na de π-ton, uma quasipartícula que contém dois eletrões e duas lacunas. Existem diferentes tipos de partículas. Um deles, as quasipartículas, são excitações …

É oficial. Friends está de volta para um episódio especial

As preces dos fãs foram finalmente ouvidas. O elenco de Friends vai reunir-se para um episódio especial exclusivo na HBO Max. Jennifer Aniston, Courteney Cox, Lisa Kudrow, Matt LeBlanc, Matthew Perry e David Schwimmer voltarão ao …

Dieta ocidental está a deixar as pessoas menos inteligentes

Uma dieta pouco saudável, à base de hambúrgueres e doces está literalmente a deixar as pessoas menos inteligentes apenas no espaço de uma semana. Esta foi a conclusão de um estudo de investigadores da Universidade …

Pedro Proença: Sociedade deve atuar no combate ao racismo

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) disse, esta sexta-feira, que a sociedade portuguesa deve atuar no combate ao racismo, violência, xenofobia e intolerância. A Liga vai lançar, durante este fim-de-semana, uma campanha com …

Na última década, Coreia do Norte gastou mais de meio milhão de dólares em cavalos russos

A Coreia do Norte gastou recentemente dezenas de milhares de dólares na aquisição de 12 cavalos provenientes da Rússia, de acordo com os dados alfandegários. A Coreia do Norte gastou quase meio milhão de dólares (584.302 …

O caranguejo "supervilão" do Canadá vai ser transformado em plástico biodegradável

Uma equipa de cientistas no Canadá desenvolveu um plano para transformar uma espécie invasora de crustáceo - conhecida como como caranguejo supervilão - em copos e talheres  de "plástico", usando as suas carapaças para criar …

Covid-19. Tripulante de navio japonês pode ser o primeiro português infetado

Um português que é tripulante do navio Princess Cruises, atracado no porto de Yokohama, no Japão, pode ter sido diagnosticado "positivo" com o novo coronavírus. Contactada pela agência Lusa, a diretora-geral de Saúde, Graça Freitas, afirma …

Harry e Meghan vão deixar de poder usar a marca Sussex Royal

O duque e a duquesa de Sussex vão deixar de poder usar a marca Sussex Royal, anunciou, esta sexta-feira, um porta-voz da casa real. "Estando o duque e a duquesa focados nos seus planos de estabelecer …

Messi marca quatro e embala Barcelona para o topo da La Liga

Um póquer de Lionel Messi embalou o FC Barcelona, este sábado, para a liderança da Liga espanhola, com uma "mão cheia" de golos na receção ao Eibar (5-0). Os catalães subiram ao topo de La Liga …

Fátima esperava pela mãe à porta da escola. Foi torturada e assassinada

A menina de sete anos desapareceu, no dia 11, quando esperava pela mãe à porta da escola, num bairro da capital mexicana. O seu corpo foi encontrado alguns dias depois, com sinais de tortura. Fátima Anton, …