Portugueses viajam cada vez mais para o estrangeiro

SXC

Os portugueses viajam cada vez mais para o estrangeiro, em férias ou lazer, e a recorrem mais frequentemente à Internet para fazer marcações de viagens e de percursos, indicou o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Embora o turismo em território nacional também esteja a aumentar, o turismo no estrangeiro está a ganhar mais força, avançou esta segunda-feira o ECO.

No final do ano passado, as viagens dos residentes em Portugal aumentaram 6,3% face ao terceiro trimestre, com as viagens em território nacional a continuarem a ser a maior fatia deste bolo (87,9%).

No entanto, as viagens para o estrangeiro estão a crescer a um ritmo significativamente superior, com uma subida de 30,8% na parte final do ano, representando assim 12,2% dos mais de cinco mil milhões de viagens realizadas nos últimos três meses do ano.

No total de 2018, as viagens para o estrangeiro aumentaram 13,3%, sendo que a maior parte destas são em férias. As viagens para o estrangeiro em trabalho também estão a aumentar.

Os principais destinos escolhidos pelos portugueses são países da União Europeia, como Espanha, França e Reino Unido. Destes, só França só teve um crescimento face a 2017.

Os portugueses estão também a usar cada vez mais a Internet para a marcação das suas férias no estrangeiro, mesmo quando marcam as suas férias com percursos predefinidos e com guias.

Segundo o INE, 32,5% das viagens marcadas para territórios dentro do país foram feitas com recurso a marcação prévia. No caso das viagens ao estrangeiro, a percentagem aumenta para 89,8%.

Das viagens para quem fica em Portugal, 20,4% foram marcadas com recurso à Internet, enquanto 62,5% das viagens marcadas para o estrangeiro foram marcadas através da Internet.

TP, ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. As agências de viagem bem podem pensar num outro negócio!!! Hoje em dia compram-se as viagens de avião, as estadias no airbnb ou hotel, aluguer de veículos e excursões, tudo através da internet e de forma independente.
    Já ninguém recorre a agências de viagem, é um negócio em vias de extinção!
    O mesmo acontece num ramo bem diferente com as agências imobiliárias, também têm os dias contados, já ninguém precisa de uma agência a comer 5% ou 6% num negócio, quando podemos fazer tudo on-line!
    Alias, ninguém percebe porque motivo têm de ganhar à percentagem, se fazem o mesmo trabalho com uma casa de 100k como uma de 500k porque motivo têm de ganhar mais numa de 500k? Ridículo, querem comer tudo, agora não comem nada!

RESPONDER

Boris Johnson comparou o Reino Unido ao Hulk (e ele não gostou)

Há 12 anos que o ator Mark Ruffalo encarna Hulk, uma das mais célebres personagens da Marvel, no cinema. Agora, decidiu pronunciar-se sobre o Brexit, depois de Boris Johnson ter evocado Hulk. Para o primeiro-ministro, o …

Família encontrou mais de 2.200 fetos preservados em casa de médico norte-americano

Uma família encontrou mais de 2.200 fetos preservados na casa de um médico norte-americano que morreu no início deste mês. O The Guardian avançou este domingo que uma família encontrou 2.246 fetos preservados em casa de …

Mais plástico e menos peixe. Explorador britânico teme pelo mar português

Farto de ver cada vez mais plástico e menos peixe no oceano, o veterano explorador e documentarista britânico Paul Rose defende que Portugal deve criar mais áreas marinhas protegidas. Paul Rose, que mergulha desde os anos …

Há 10 anos, Banksy pintou chimpanzés no Parlamento inglês. Agora, o quadro vai a leilão

Em 2009, o artista de rua conhecido como Banksy pintou uma enorme tela a óleo do parlamento inglês, mas em vez de deputados os tribunos eram chimpanzés. Banksy pintou o quadro, com quatro metros de comprimento, …

Tempestade em Espanha derrubou palmeira que era Património da Humanidade

A queda de "La Centinela", a árvore mais alta do conjunto que a Unesco classificou como Património da Humanidade desde 2000, está entre os danos materiais causados pela passagem da "gota fria" - um fenómeno …

Dador de esperma teve 12 filhos com autismo (e foi processado)

Danielle Rizzo tem dois filhos autistas, um com seis anos e outro com sete. Ambos foram concebidos com recurso a um dador anónimo. Há três anos, Rizzo descobriu que estes fazem parte de uma "família" …

Em Hollywood, os homens ganham mais 1 milhão de dólares do que as mulheres

Uma equipa de economistas analisou o salário de 246 atores e atrizes e concluiu que as mulheres ganham em média menos 56% do que os homens na indústria cinematográfica, pelos mesmos papéis. A diferença média entre …

"O primeiro passo para salvar o planeta é eleger outro presidente dos EUA"

John Kerry esteve em Lisboa para o encerramento da conferência "O Futuro do Planeta". O ex-secretário de Estado de Barack Obama lembrou que na luta para salvar a Terra, "não estamos a ganhar". John Kerry começou …

Gibraltar dissolve o parlamento e convoca eleições antes da data do Brexit

O chefe do governo de Gibraltar dissolveu esta segunda-feira o parlamento e convocou eleições para 17 de outubro, com o objetivo de preparar este território britânico situado no extremo sul de Espanha para o Brexit, …

Aumento do turismo nos Açores provoca mais acidentes de viação (mas menos graves)

O aumento de viaturas de aluguer que circulam nas estradas açorianas tem levado a um aumento da sinistralidade, ainda que muitos deles não sejam registados. Ainda assim, os acidentes são, no geral, menos graves. Quem o …