Portugueses têm acesso à Internet acima da média mas não sabem usá-la

SXC

-

Mais de seis em cada 10 portugueses têm acesso à Internet, valor que se situa “muito acima” da média mundial, mas os cidadãos ainda têm dificuldade em tirar partido dessa ferramenta.

Um estudo, apresentado esta quarta-feira pela Fundação Francisco Manuel dos Santos, em Lisboa, serviu de ponto de partida para um debate dedicado ao tema “À Procura da Liberdade”, inserido no terceiro encontro “Presente no Futuro”.

De acordo com os dados divulgados, Portugal é o 29º país com maior acesso a conteúdos digitais, sendo que o comércio eletrónico já representa um quarto da riqueza produzida.

A análise, feita com base em valores do World Economic Forum, adianta que a utilização da Internet tem vindo a aumentar em Portugal, tendo-se verificado uma taxa de crescimento de 33,5% entre 2009 e 2013.

O ranking de acesso à Internet mostra uma média mundial de 4,9 (1 é dado quando a net não é acessível e 7 é dado quando é amplamente acessível), mas Portugal apresenta um valor muito superior: 6. No entanto, fica atrás de países como a Estónia (em 11º lugar), Malta (em 19º) ou a Lituânia (em 24º).

Apesar do acesso ser mais fácil em Portugal do que na maioria dos países, existe “uma menor capacidade de tirar partido das novas possibilidades que o digital apresenta”, destaca a empresa de consultoria Accenture, citada no estudo como parceira do encontro.

“Apesar das aceitáveis infraestruturas básicas de telecomunicações, em Portugal colocam-se questões de acessibilidade e capacidades”, refere a empresa, explicando que “em Portugal o acesso à Internet é mais caro do que, por exemplo na Lituânia, e no que diz respeito às capacidades, o sistema de inovação e a qualidade do sistema educativo são questões que se colocam”.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Incêndio em Chernobyl pode ter provocado valores de radiação acima do normal

Um fogo florestal atingiu este domingo a zona interditada da central nuclear de Chernobyl, mas as informações sobre o aumento dos níveis de radiação são contraditórias. O fogo já consumiu 100 hectares de floresta, disse Yehor …

Em pânico, os norte-americanos estão a comprar pintainhos para lidar com a pandemia

Todo o mundo está a ser afetado pela pandemia de covid-19, tendo os norte-americanos, inicialmente, corrido aos supermercados para comprar o máximo de papel higiénico possível. Porém, agora, o produto é outro. De acordo com o …

20 anos depois, aldeias no Peru ainda sofrem com derrame de mercúrio

Em junho de 2000, um camião derramou mercúrio, da mina de ouro Yanacocha, a maior da América Latina, em três aldeias do Peru. 20 anos depois, os moradores ainda sofrem as consequências deste acidente. Quando Francisca …

Caso BPP. Ex-banqueiro João Rendeiro acusado de nova burla

O Ministério Público (MP) acusou o ex-presidente e fundador do BPP, João Rendeiro, de mais um crime de burla qualificada no caso BPP, segundo avança o Correio da Manhã. A acusação relaciona-se, de acordo com o …

EUA "confiscam" na Tailândia 200 mil máscaras que iam para a Alemanha

A polícia de Berlim, na Alemanha, encomendou 200 mil máscaras cirúrgicas a uma empresa americana. Porém, foram "confiscadas" em Banguecoque, na Tailândia, e desviadas para os Estados Unidos. O ministro do Interior de Berlim considerou o …

Valência chega a acordo com Diogo Leite. Saída do FC Porto estará quase consumada

O Valência tem 20 milhões de euros para oferecer ao FC Porto em troca do defesa-central Diogo Leite, com quem já terá chegado a acordo. De acordo com o jornal desportivo A Bola, Diogo Leite já …

Jornais espanhóis fazem boicote às "conferências-farsas" do Governo

Os jornais espanhóis, como o Libertad Digital, o El Mundo, o ABC e o Vozpópuli, estão a boicotar as conferências de imprensa do governo de Espanha, acusando-o de filtrar as perguntas dos meios de comunicação. Tudo começou …

Número diário de óbitos desce em Espanha. Mais um campo de refugiados grego em quarentena

Em Espanha, o número diário de óbitos por infeção de covid-19 tem mantido uma tendência de subida. Já na Alemanha, há menos casos, mas mais mortes. Espanha continua a manter a tendência de descida do número …

Trump diz que o pior está para vir (mas admite aliviar restrições para ir à missa na Páscoa)

Este sábado, o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, admitiu que o pior ainda está para vir e que ainda “vai haver muitas mortes". Depois, disse que está a pensar aliviar as restrições para permitir …

Covid-19. Mais 754 casos de infeção e 29 mortes em Portugal

De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Deral da Saúde (DGS) este domingo, há 11.278 infetados por covid-19 em Portugal e 295 óbitos. O número de infetados por covid-19 subiu, este domingo, para um total …