Portugueses têm acesso à Internet acima da média mas não sabem usá-la

SXC

-

Mais de seis em cada 10 portugueses têm acesso à Internet, valor que se situa “muito acima” da média mundial, mas os cidadãos ainda têm dificuldade em tirar partido dessa ferramenta.

Um estudo, apresentado esta quarta-feira pela Fundação Francisco Manuel dos Santos, em Lisboa, serviu de ponto de partida para um debate dedicado ao tema “À Procura da Liberdade”, inserido no terceiro encontro “Presente no Futuro”.

De acordo com os dados divulgados, Portugal é o 29º país com maior acesso a conteúdos digitais, sendo que o comércio eletrónico já representa um quarto da riqueza produzida.

A análise, feita com base em valores do World Economic Forum, adianta que a utilização da Internet tem vindo a aumentar em Portugal, tendo-se verificado uma taxa de crescimento de 33,5% entre 2009 e 2013.

O ranking de acesso à Internet mostra uma média mundial de 4,9 (1 é dado quando a net não é acessível e 7 é dado quando é amplamente acessível), mas Portugal apresenta um valor muito superior: 6. No entanto, fica atrás de países como a Estónia (em 11º lugar), Malta (em 19º) ou a Lituânia (em 24º).

Apesar do acesso ser mais fácil em Portugal do que na maioria dos países, existe “uma menor capacidade de tirar partido das novas possibilidades que o digital apresenta”, destaca a empresa de consultoria Accenture, citada no estudo como parceira do encontro.

“Apesar das aceitáveis infraestruturas básicas de telecomunicações, em Portugal colocam-se questões de acessibilidade e capacidades”, refere a empresa, explicando que “em Portugal o acesso à Internet é mais caro do que, por exemplo na Lituânia, e no que diz respeito às capacidades, o sistema de inovação e a qualidade do sistema educativo são questões que se colocam”.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

A China até já está "a queimar" dinheiro para combater o coronavírus

A luta entre a China e o novo coronavírus, o Covid-19, tem colocado os órgãos governamentais em alerta. O governo parece não poupar esforços para conter a proliferação da doença - nem que seja preciso, …

Barcelona contrata Braithwaite para substituir Dembélé

O FC Barcelona anunciou, esta quinta-feira, a contratação do futebolista dinamarquês, do Leganés, para substituir o lesionado Dembélé, depois de pagar a cláusula de rescisão de 18 milhões de euros. Com a contratação de Martin Braithwaite, …

Senador do Ceará baleado ao tentar invadir com uma retroescavadora um quartel tomado por polícias amotinados

Esta quarta-feira, Cid Gomes foi baleado depois de ter invadido com uma retroescavadora um portão de um quartel da Polícia Militar na cidade de Sobral, no estado do Ceará. O senador Cid Gomes foi baleado, na noite …

PS acusa Bloco de "má fé" na escolha de juízes para o Constitucional

O Bloco não gostou de ter ficado de fora da escolha dos dois novos juízes para o Tribunal Constitucional. PS acusa agora o partido de esquerda de "má fé". Numa conferência de imprensa no Parlamento, esta …

Justiça suíça acusa presidente do PSG e ex-responsável da FIFA de gestão danosa

O presidente do Paris Saint-Germain e um antigo secretário-geral da FIFA foram acusados de gestão danosa pela justiça suíça, numa investigação sobre os direitos televisivos do Mundial de futebol. O Ministério Público da Suíça acusa Nasser …

PJ deteve falsa psiquiatra que dava "consultas" em casa em Braga

A Polícia Judiciária (PJ) de Braga deteve uma mulher, de 38 anos, que se fazia passar por médica psiquiátrica e que dava "consultas" na sua residência. Em comunicado, a Polícia Judiciária (PJ) de Braga refere que, …

Dinheiro do prémio "Nobel Alternativo" usado para criar fundação Greta Thunberg

A Fundação Right Livelihood, que atribui os prémios "Nobel Alternativo", anunciou esta quinta-feira que entregou o valor monetário do prémio atribuído, em setembro passado, a Greta Thunberg para estabelecer uma fundação. "Estamos felizes por o prémio …

Bruxelas quer um mercado único para os dados europeus

A União Europeia (UE) apresentou na quarta-feira planos para criar um mercado único para todos os dados europeus, de forma a ajudar a criar 'startups' que consigam competir com as grandes empresas de tecnologia. Segundo noticiou …

Misericórdias recusam eutanásia. Mas aceitam ajudar utentes que optem por colocar fim à vida

A União das Misericórdias decidiu na quarta-feira que as suas instituições não vão praticar atos de eutanásia, caso seja legalizada em Portugal, mas está disponível para intermediar o acesso dos seus utentes a instituições que …

Efacec demarca-se de Isabel dos Santos. Salários não estão em risco

O Conselho de Administração da Efacec Power Solutions garantiu, esta quinta-feira, que tem "uma gestão independente e reúne todas as condições para honrar os compromissos acordados" com todos os colaboradores e fornecedores. Esta posição surge na …