A maioria dos portugueses dá nota positiva à gestão dos autarcas. Em ano de eleições autárquicas, os eleitores do Porto parecem estar mais satisfeitos do que os de Lisboa.
Uma sondagem da Aximage para o Jornal de Notícias divulgada esta quarta-feira indica que a maioria dos portugueses está satisfeita com o desempenho dos seus autarcas. 50% dá nota positiva enquanto 27% dá nota negativa a cerca de quatro meses das eleições autárquicas que se realizam em setembro ou outubro deste ano.
Segundo o JN, na Área Metropolitana do Porto é onde a satisfação com a gestão autárquica é maior (59%) e a insatisfação (23%) menor, apresentando assim um saldo positivo de 36 pontos.
Já na Área Metropolitana de Lisboa as avaliações positivas continuam a ser maioritárias (45%), mas são menos expressivas, existindo mais notas negativas (26%). O saldo em Lisboa desce para os 19 pontos.
Os eleitores mais novos, entre os 18 e os 34 anos, são os mais satisfeitos com os autarcas, ao passo que os mais de 65 anos têm uma avaliação menos positiva.
Contudo, é importante frisar que os mais velhos dão mais importância às eleições autárquicas do que os mais jovens.
Quando se trata de escolher um presidente de Câmara, não há dúvidas quanto à característica a que os eleitores dão mais importância: o trabalho/obra realizada (63%).
No último trimestre de 2021, haverá eleições autárquicas. Porém, no que diz respeito a atos eleitorais, as legislativas ainda são as eleições que os portugueses mais valorizam (35%).