Portugueses satisfeitos com o desempenho dos autarcas. Lisboa regista mais notas negativas

André Kosters / Lusa

A maioria dos portugueses dá nota positiva à gestão dos autarcas. Em ano de eleições autárquicas, os eleitores do Porto parecem estar mais satisfeitos do que os de Lisboa.

Uma sondagem da Aximage para o Jornal de Notícias divulgada esta quarta-feira indica que a maioria dos portugueses está satisfeita com o desempenho dos seus autarcas. 50% dá nota positiva enquanto 27% dá nota negativa a cerca de quatro meses das eleições autárquicas que se realizam em setembro ou outubro deste ano.

Segundo o JN, na Área Metropolitana do Porto é onde a satisfação com a gestão autárquica é maior (59%) e a insatisfação (23%) menor, apresentando assim um saldo positivo de 36 pontos.

Já na Área Metropolitana de Lisboa as avaliações positivas continuam a ser maioritárias (45%), mas são menos expressivas, existindo mais notas negativas (26%). O saldo em Lisboa desce para os 19 pontos.

Os eleitores mais novos, entre os 18 e os 34 anos, são os mais satisfeitos com os autarcas, ao passo que os mais de 65 anos têm uma avaliação menos positiva.

Contudo, é importante frisar que os mais velhos dão mais importância às eleições autárquicas do que os mais jovens.

Quando se trata de escolher um presidente de Câmara, não há dúvidas quanto à característica a que os eleitores dão mais importância: o trabalho/obra realizada (63%).

No último trimestre de 2021, haverá eleições autárquicas. Porém, no que diz respeito a atos eleitorais, as legislativas ainda são as eleições que os portugueses mais valorizam (35%).

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Onde e como? Um guia para votar nas eleições autárquicas

As mesas de voto das eleições autárquicas abriram hoje às 08:00 no continente e na Madeira para a escolha dos dirigentes dos municípios e das freguesias para os próximos quatro anos. Nos Açores, as urnas abrem …

Ensino Superior: 33% dos candidatos ficaram de fora. Veja se ficou entre os colocados

Mais de 49 mil novos estudantes entraram agora para o ensino superior, tendo ficado sem colocação 33% dos candidatos à primeira fase do concurso nacional de acesso, revelam dados divulgados hoje pelo Ministério do Ensino …

Pessoas mais pobres são vistas como menos suscetíveis à dor

Um novo estudo indica que os indivíduos de classe baixa são estereotipados como insensíveis à dor física, o que pode impactar os seus cuidados médicos. “As estatísticas de saúde indicam que as pessoas ricas recebem um …

As crianças têm dez vezes mais micro-plásticos nas fezes do que os adultos

Uma equipa de cientistas da Universidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos, usou espectrometria de massa para medir os níveis de micro-plásticos compostos de policarbonato (PC) e de polietileno tereftalato (PET) presentes nas fezes crianças …

MIT desenvolve mão robótica insuflável (que devolve o tato aos amputados)

Apesar de haver membros biónicos altamente articulados, concebidos para detetar os sinais musculares residuais e imitar roboticamente os seus movimentos pretendidos, a destreza de alta tecnologia tem um custo muito alto. Recentemente, engenheiros do Massachusetts Institute …

É agora possível os robôs mexerem-se sozinhos, graças a novos polímeros de alta energia

Através do uso de novos polímeros que armazenam mais energia e são depois aquecidos, investigadores da Universidade de Stanford conseguiram colocar manequins a mexer os braços sozinhos. Era ver robots a mexer os braços sozinhos, pelo …

"Poço do Inferno". Espeleólogos encontram serpentes, mas não demónios

No deserto da província de Al-Mahra, no leste do país, um buraco redondo e escuro de 30 metros de largura serve de entrada para uma caverna de cerca de 112 metros. Uma maravilha natural que …

Vitória SC 1-3 Benfica | “Águia” passa tranquila em Guimarães e continua a voar no topo

Naquele que era apontado como o mais duro teste à sua liderança até ao momento, o Benfica passou com relativa tranquilidade em Guimarães. Frente a um Vitória que tentou discutir o jogo de igual para igual …

Fazer umas calças de ganga exige 10 mil litros de água. Dez marcas estão a criar jeans sustentáveis

As calças de ganga são das peças de vestuário com piores impactos para o ambiente, mas há marcas que estão a apostar na sustentabilidade como um factor atractivo para os consumidores. Estão sempre na moda e …

"Guerra das matrículas" faz escalar tensão entre Sérvia e Kosovo

Esta semana, a fronteira entre o norte do Kosovo e a Sérvia esteve bloqueada por protestos de elementos da etnia sérvia, que não aceitam a decisão do governo kosovar, de etnia albanesa, de proibir a …