António Cotrim / LUSA

Poucos o levariam numa viagem de um mês pelo mundo, mas muitos o consideram mais divertido do que o líder socialista. Montenegro acumula atributos: em relação ao principal adversário, é mais trabalhador, inteligente, e mais pessoas preferiam tê-lo como chefe.
A nova sondagem da Pitagórica para o JN faz um conjunto de perguntas aos portugueses sobre a personalidade dos dois líderes com maior probabilidade de se tornarem primeiro-ministro a 18 de maio.
As características mais positivas ficam todas para Montenegro, mas a honestidade preocupa e nenhum dos líderes satisfaz.
Para os portugueses, Montenegro é por larga margem o líder político de entre os dois mais bem preparado (58% face a 28% para Pedro Nuno).
No que toca a honestidade, o primeiro-ministro também bate o opositor, mas por muito pouco: 33% contra 30% de Pedro Nuno Santos. Em relação à sondagem anterior da mesma empresa, é uma queda para Montenegro. Mas 1 em cada 4 portugueses respondem que “nenhum” dos dois líderes o satisfaz nesta matéria. Montenegro conquista maior confiança dos homens neste tópico, e a maioria dos eleitores de Pedro Nuno neste aspeto são mulheres.
Numa pergunta mais pessoal, nenhum dos líderes teve sucesso: quem levariam numa viagem de um mês pelo mundo? A resposta para quase metade dos portugueses (44%) foi “nenhum“. Ainda assim, Montenegro volta a ganhar, como aliás ganha em todos os tópicos, por um rasante 27% contra 26% de Pedro Nuno.
No que toca à inteligência, Montenegro também se destaca, com 50% dos portugueses a considerá-lo mais inteligente do que Pedro Nuno Santos, que fica com metade (25%). 52% também consideram Montenegro o mais competente, e só 28% dão esse atributo a Pedro Nuno. Quase metade (48%) também o consideram mais trabalhador que o adversário, que soma 24% desses votos.
Metade (50%) preferem Montenegro para gerir uma crise nacional, e apenas 30% apostam em Pedro Nuno Santos. No caso de um conflito militar internacional, 49% preferiam que liderasse as negociações o atual primeiro-ministro, e 27% o socialista.O primeiro ministro vence ainda nos tópicos de representar Portugal numa cimeira (55%) ou mediar um acordo comercial entre a China e os EUA (52%).
Como chefe no emprego, um quinto dos portugueses não queriam nenhum destes líderes, mas a escolha recai principalmente em Montenegro (44% face a 30% de Pedro Nuno). Para organizar um evento de caridade, o melhor também seria, para o eleitorado, o primeiro-ministro, com uma vitória curta de 40% face a 35% do opositor.
Mas o que faz soltar mais gargalhadas aos portugueses é por boa margem Luís Montenegro: 39% consideram-no mais divertido que Pedro Nuno, que tem 28% dos portugueses a considerarem-no melhor neste aspeto. A 23% dos portugueses, porém, nenhum arranca sorrisos.
“No que toca à inteligência, Montenegro também se destaca, com 50% dos portugueses a considerá-lo mais inteligente do que Pedro Nuno Santos, que fica com metade (25%). 52% também consideram Montenegro o mais competente, e só 28% dão esse atributo a Pedro Nuno. Quase metade (48%) também o consideram mais trabalhador que o adversário, que soma 24% desses votos.
Metade (50%) preferem Montenegro para gerir uma crise nacional, e apenas 30% apostam em Pedro Nuno Santos. No caso de um conflito militar internacional, 49% preferiam que liderasse as negociações o atual primeiro-ministro, e 27% o socialista.O primeiro ministro vence ainda nos tópicos de representar Portugal numa cimeira (55%) ou mediar um acordo comercial entre a China e os EUA (52%)”.