Portugueses emigram cada vez menos

Segundo o Observatório da Emigração, cem mil portugueses emigraram em 2016. Este é o valor mais baixo registado desde o início da crise, em 2011.

Segundo os dados do Observatório das Migrações, em 2016 saíram do país 100 mil pessoas, menos 10 mil do que em 2015. Este é o valor mais baixo dos últimos cinco anos, avança o Público.

Rui Pena Pires, responsável pelo Observatório da Emigração, explica que a redução do número de saídas de Portugal em 2016 se deve “à diminuição, pela primeira vez, da emigração para o Reino Unido e para Angola“, dois dos principais países de destino “que se mantinham estáveis apesar dos outros já estarem a descer”.

Estes dois destinos dos emigrantes portugueses registaram, pela primeira vez nos últimos anos, uma diminuição da procura. Em 2016, Angola verificou uma quebra acentuada de 41,6%. No caso do Reino Unido, apesar de continuar a ser o destino de eleição, registou-se também uma descida de 5,4%.

No entanto, apesar desta diminuição, Pena Pires afirma que Portugal “vai demorar a retomar os níveis antes da crise”. Para o investigador, a única coisa que poderá acelerar a descida deste fenómeno é a “crise nos países de destino”. Tomando como exemplo o Reino Unido, vários portugueses ficaram demovidos de emigrar para o país devido ao Brexit.

“É normal que a emigração continue”, afirma o responsável, explicando que Portugal ainda não se encontra num processo de expansão económica muito forte e que, quando a emigração cresce, “a certa altura tende a ficar menos sensível aos incentivos económicos”.

O relatório do Observatório das Migrações, que é apresentado esta segunda-feira, revela também informação sobre estrangeiros que procuram o nosso país para viver.

Apesar da ligeira melhoria observada, o número de estrangeiros em Portugal com rendimentos abaixo do limiar da pobreza, no ano passado, era de 45,6%. Invertendo esta análise, a percentagem de portugueses que se encontravam em 2016 nesta situação era de 24,5%.

De acordo com a TSF, apesar da elevada percentagem de estrangeiros em risco de pobreza, a relação entre as contribuições para a Segurança Social destes imigrantes e aquilo que recebem em prestações sociais, representa um saldo positivo de mais de 400 milhões de euros para a Segurança Social.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Hospital Santa Maria abre inquérito a morte de Ruben Carvalho

A administração do Centro Hospitalar Lisboa Norte decidiu abrir um processo de inquérito na sequência de notícias sobre eventual negligência hospitalar no internamento do histórico dirigente do PCP. Fonte oficial do Centro Hospitalar, que integra o …

Nós, Cidadãos! convida Aliança para coligação. Partido de Santana ainda está "a examinar"

O partido Nós, Cidadãos! desafiou a Aliança para uma coligação eleitoral “ao centro”, mas fonte oficial da força política liderada por Santana Lopes esclareceu que ainda está “a examinar”. O presidente do Nós, Cidadãos!, Mendo Castro Henriques, confirmou à …

Benfica desmente negociações com Atlético de Madrid por João Félix

O Benfica desmentiu, em nota divulgada esta segunda-feira, todas as notícias que dão conta de uma transferência iminente de João Félix para o Atlético de Madrid. João Félix tem feito capa em vários jornais espanhóis, que insistem …

Não havia tantos pré-avisos de greve desde o tempo da troika

Nas próximas semanas, são poucos os dias úteis que não têm pelo menos uma greve. Se o ritmo se mantiver, este será o ano da legislatura com mais pré-avisos. Dos hospitais aos tribunais, passando pelos transportes …

“Maré vermelha” interdita banhos em várias praias do Algarve

As praias entre a Ilha do Farol e Vilamoura, no Algarve, estão interditadas a banhos devido a uma concentração de uma alga marinha que pode ser perigosa para a saúde. As praias algarvias entre a Ilha …

Gulbenkian vende petrolífera Partex por 555 milhões de euros

A Fundação Gulbenkian assinou, esta segunda-feira, um acordo para a venda da Partex com a PTT Exploration and Production por 555 milhões de euros. Em comunicado hoje divulgado, a Fundação Gulbenkian informou que "a operação terá um …

Ex-diretor revela carta que desmente Berardo sobre créditos na CGD

O ex-diretor de grandes empresas da CGD afirmou que José Berardo enviou uma carta dirigida a Carlos Santos Ferreira, ex presidente do banco, a solicitar a abertura do crédito de 350 milhões de euros para …

Suecos burlaram multinacionais em 1,7 milhões de euros a partir de Setúbal

Um casal de suecos burlou várias empresas multinacionais com um esquema de roubo de emails praticado a partir de Setúbal. Estas empresas chegaram a transferir 1,7 milhões de euros até à detenção do casal. Michel M., …

Huawei admite quebra de receitas superior a 26 mil milhões de euros

O fundador da Huawei admitiu esta segunda-feira uma quebra de receitas em 30.000 milhões de dólares (26.760 milhões de euros), face à pressão de Washington, que acusa o grupo de telecomunicações de estar exposto à …

Relação agrava pena de subcomissário da PSP que agrediu adeptos do Benfica

O Tribunal da Relação de Guimarães agravou para três anos e meio a pena de prisão, suspensa na sua execução, de um subcomissário da PSP por agressão a dois adeptos do Benfica naquela cidade, em …