Três portugueses vão ser distinguidos este sábado pelo apoio prestado às vítimas do ataque terrorista na capital francesa.
Os três portugueses, porteiros de profissão, vão este sábado receber a Medalha de Bronze da Cidade de Paris por terem ajudado a socorrer as vítimas dos ataques em novembro passado, avança a agência Lusa.
Margarida dos Santos Sousa, Manuela Gonçalves e José Gonçalves são três das sete pessoas que vão ser distinguidas com o galardão francês por terem ajudado naquela noite.
Os portugueses vivem perto do Bataclan, a sala de espetáculos que foi um dos alvos do ataque, e abriram as portas dos seus prédios para prestar apoio a muitas das pessoas que conseguiram fugir.
“O objetivo é fazer uma homenagem muito sentida a sete porteiros que, à volta do Bataclan e do Hyper Cacher, tiveram uma ação de solidariedade e correram riscos fisicamente”, disse à Lusa Hermano Sanches Ruivo, vereador de Paris e o principal responsável por esta ideia.
Margarida dos Santos Sousa disse à Lusa não estar à espera da homenagem mas fica “contente” pelo reconhecimento.
“O que fiz não foi para ter uma medalha, mas claro que fico contente de reconhecerem a ajuda que eu dei às pessoas. Orgulhosa não é bem a palavra, mas fico contente que a ‘maire’ de Paris tenha reconhecido aquilo que eu e as [outras] pessoas fizemos”, explicou.
A portuguesa revela que continua a receber visitas de muitas das pessoas que ajudou na noite de 13 de novembro.
“Sim, continuam a vir cá a casa. Já vieram depois do ano novo, desejar-me um bom ano, trouxeram-me flores, chocolates. Estamos em contacto uns com os outros”, descreveu.
Também o casal José e Manuela Gonçalves ficou surpreendido e igualmente satisfeito pela homenagem da Câmara Municipal.
“Não estava nada à espera disso porque eu e a minha esposa fizemos isso naturalmente, de coração, para ajudar as pessoas, o que é normal, uma pessoa está aqui para se ajudar uns aos outros. A medalha, francamente, fiquei emocionado porque não estava mesmo nada à espera”, confessou à Lusa José Gonçalves.
As medalhas vão ser entregues durante uma cerimónia em que quase 600 porteiros vão ser homenageados com o diploma de “porteiro da cidade de Paris”, entre os quais há quase uma centena de portugueses.
ZAP