Portugueses distinguidos pela ajuda prestada às vítimas de Paris

takver / Flickr

Homenagem às vitimas do Bataclan, um dos alvos dos atentados em Paris

Homenagem às vitimas do Bataclan, um dos alvos dos atentados em Paris

Três portugueses vão ser distinguidos este sábado pelo apoio prestado às vítimas do ataque terrorista na capital francesa.

Os três portugueses, porteiros de profissão, vão este sábado receber a Medalha de Bronze da Cidade de Paris por terem ajudado a socorrer as vítimas dos ataques em novembro passado, avança a agência Lusa.

Margarida dos Santos Sousa, Manuela Gonçalves e José Gonçalves são três das sete pessoas que vão ser distinguidas com o galardão francês por terem ajudado naquela noite.

Os portugueses vivem perto do Bataclan, a sala de espetáculos que foi um dos alvos do ataque, e abriram as portas dos seus prédios para prestar apoio a muitas das pessoas que conseguiram fugir.

“O objetivo é fazer uma homenagem muito sentida a sete porteiros que, à volta do Bataclan e do Hyper Cacher, tiveram uma ação de solidariedade e correram riscos fisicamente”, disse à Lusa Hermano Sanches Ruivo, vereador de Paris e o principal responsável por esta ideia.

Margarida dos Santos Sousa disse à Lusa não estar à espera da homenagem mas fica “contente” pelo reconhecimento.

“O que fiz não foi para ter uma medalha, mas claro que fico contente de reconhecerem a ajuda que eu dei às pessoas. Orgulhosa não é bem a palavra, mas fico contente que a ‘maire’ de Paris tenha reconhecido aquilo que eu e as [outras] pessoas fizemos”, explicou.

A portuguesa revela que continua a receber visitas de muitas das pessoas que ajudou na noite de 13 de novembro.

“Sim, continuam a vir cá a casa. Já vieram depois do ano novo, desejar-me um bom ano, trouxeram-me flores, chocolates. Estamos em contacto uns com os outros”, descreveu.

Também o casal José e Manuela Gonçalves ficou surpreendido e igualmente satisfeito pela homenagem da Câmara Municipal.

“Não estava nada à espera disso porque eu e a minha esposa fizemos isso naturalmente, de coração, para ajudar as pessoas, o que é normal, uma pessoa está aqui para se ajudar uns aos outros. A medalha, francamente, fiquei emocionado porque não estava mesmo nada à espera”, confessou à Lusa José Gonçalves.

As medalhas vão ser entregues durante uma cerimónia em que quase 600 porteiros vão ser homenageados com o diploma de “porteiro da cidade de Paris”, entre os quais há quase uma centena de portugueses.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Turista danifica escultura do século XIX enquanto posa para fotografia (e é apanhado pelas câmaras de vigilância)

A polícia italiana identificou um austríaco de 50 anos que danificou uma estátua do século XIX num museu em Itália, enquanto posava para uma fotografia. O incidente ocorreu no passado dia 31 de junho, segundo …

Covid-19: Brasil supera as 100.000 mortes

O Brasil ultrapassou hoje a barreira das 100.000 mortes associadas à covid-19, quase cinco meses depois da confirmação do primeiro óbito no país, indicam dados oficiais divulgados pelas secretarias regionais de Saúde. Segundo os mais recentes …

As vacas leiteiras têm relações complexas (que se alteram quando mudam de grupo)

Uma nova investigação levada a cabo por cientistas do Chile e dos Estados Unidos concluiu que as vacas leiteiras vivem em redes sociais complexas que se alteram quando estes animais são movidos para outros grupos.  Para …

Virgin Galactic quer desenvolver avião comercial supersónico (que promete superar a velocidade do som)

A Virgin Galactic vai aliar-se à Rolls-Royce para criar um avião comercial supersónico, ainda mais rápido do que o mítico Concorde. A empresa de turismo espacial Virgin Galactic anunciou uma parceria com a Rolls-Royce para desenvolver …

PayPal resiste à pandemia. Volume de pagamentos cresce 30% no segundo trimestre

O volume de pagamentos através do PayPal cresceu 30% no segundo trimestre. A empresa parece resistir à pandemia de covid-19, que abalou o setor das viagens, cujos pagamentos estão muitas vezes associados a meios eletrónicos. …

Quatro pessoas morreram nos Estados Unidos depois de beberem desinfetante para as mãos

Quatro pessoas morreram nos Estados Unidos depois de ingerirem desinfetante para as mãos à base de álcool, revelou um relatório do Centros de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) do país esta quarta-feira publicado. De …

Jim Hackett deixa a Ford após três anos de liderança

Ao fim de três anos como CEO da Ford, Jim Hackett será substituído por Jim Farley. Um mandato que fica marcado por problemas financeiros, de produção e pela morte dos três volumes e utilitários. O mandato …

Covid-19: Portugal tem mais 186 casos e quatro pessoas morreram desde sexta-feira

Portugal regista hoje mais quatro mortos e 186 novos casos de infeção por covid-19 em relação a sexta-feira, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde. De acordo com o relatório da DGS sobre a situação …

Versão americana da Eurovisão chega em 2021

O Festival Eurovisão da Canção — o maior espetáculo de entretenimento televisivo do mundo — vai chegar aos Estados Unidos no final do próximo ano. A novidade foi divulgada, esta sexta-feira (7), em comunicado oficial. A …

Contratações na TVI após apoios financeiros "suscitam preocupação"

O professor universitário e ex-ministro Miguel Poiares Maduro manifestou "preocupação" relativamente às contratações na TVI, da Media Capital, grupo que beneficia do apoio do Estado, através da compra antecipada de publicidade institucional. Em entrevista à Lusa, …