Portugueses distinguidos pela ajuda prestada às vítimas de Paris

takver / Flickr

Homenagem às vitimas do Bataclan, um dos alvos dos atentados em Paris

Homenagem às vitimas do Bataclan, um dos alvos dos atentados em Paris

Três portugueses vão ser distinguidos este sábado pelo apoio prestado às vítimas do ataque terrorista na capital francesa.

Os três portugueses, porteiros de profissão, vão este sábado receber a Medalha de Bronze da Cidade de Paris por terem ajudado a socorrer as vítimas dos ataques em novembro passado, avança a agência Lusa.

Margarida dos Santos Sousa, Manuela Gonçalves e José Gonçalves são três das sete pessoas que vão ser distinguidas com o galardão francês por terem ajudado naquela noite.

Os portugueses vivem perto do Bataclan, a sala de espetáculos que foi um dos alvos do ataque, e abriram as portas dos seus prédios para prestar apoio a muitas das pessoas que conseguiram fugir.

“O objetivo é fazer uma homenagem muito sentida a sete porteiros que, à volta do Bataclan e do Hyper Cacher, tiveram uma ação de solidariedade e correram riscos fisicamente”, disse à Lusa Hermano Sanches Ruivo, vereador de Paris e o principal responsável por esta ideia.

Margarida dos Santos Sousa disse à Lusa não estar à espera da homenagem mas fica “contente” pelo reconhecimento.

“O que fiz não foi para ter uma medalha, mas claro que fico contente de reconhecerem a ajuda que eu dei às pessoas. Orgulhosa não é bem a palavra, mas fico contente que a ‘maire’ de Paris tenha reconhecido aquilo que eu e as [outras] pessoas fizemos”, explicou.

A portuguesa revela que continua a receber visitas de muitas das pessoas que ajudou na noite de 13 de novembro.

“Sim, continuam a vir cá a casa. Já vieram depois do ano novo, desejar-me um bom ano, trouxeram-me flores, chocolates. Estamos em contacto uns com os outros”, descreveu.

Também o casal José e Manuela Gonçalves ficou surpreendido e igualmente satisfeito pela homenagem da Câmara Municipal.

“Não estava nada à espera disso porque eu e a minha esposa fizemos isso naturalmente, de coração, para ajudar as pessoas, o que é normal, uma pessoa está aqui para se ajudar uns aos outros. A medalha, francamente, fiquei emocionado porque não estava mesmo nada à espera”, confessou à Lusa José Gonçalves.

As medalhas vão ser entregues durante uma cerimónia em que quase 600 porteiros vão ser homenageados com o diploma de “porteiro da cidade de Paris”, entre os quais há quase uma centena de portugueses.

ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.