/

Portugueses confiantes na vacinação, mas mais descontentes com o Governo

Rungroj Yongrit / EPA

Quase 80% dos inquiridos na sondagem da Aximage para TSF-JN-DN aprovam o plano de vacinação contra a covid-19 em andamento em Portugal.

Mais de três quartos dos inquiridos na recente sondagem da Aximage para a rádio TSF, Jornal de Notícias e Diário de Notícias fazem uma avaliação bastante positiva do plano de vacinação contra a covid-19. Passou dos 34% de aprovação, que tinha em fevereiro, para 78% em julho.

Quase um terço dos participantes (31%) respondeu que o plano está a “correr muito bem” e 47% consideram que está a correr “bem”, quando em fevereiro apenas 4% dizia estar a correr “muito bem” e 27% “bem”. Por outro lado, a percentagem dos inquiridos que consideram que o plano está a correr “mal” baixou de 22% para 4% e “muito mal” passou de 13% para 2%.

A confiança na eficácia das vacinas também subiu de 61%, em novembro de 2020, para 71% este mês. Mais de metade dos inquiridos (52%) deposita “grande confiança” e outros 19% têm “muito grande confiança”.

Na mesma sondagem foi possível verificar que baixou a avaliação que os portugueses fazem do Governo relativamente à gestão da pandemia. São agora 42% os que fazem um balanço positivo, entre 37% que dão “bom” e 7% que sobem para “muito bom”. Já 30% dão um “assim-assim” e 19% dos inquiridos chumbam o desempenho do Executivo.

Grande parte dos inquiridos disse estar preocupada com a pandemia (mais de 90%), sendo que 62% dizem-se “muito preocupados” e outros 30% “bastante preocupados”. Os efeitos sobre a economia e o emprego continuam no topo das preocupações (49%), seguidos pelos efeitos sobre a saúde física (32%) e bem-estar emocional (16%).

Além disso, 29% dos inquiridos estimam que vai demorar um ano até ser possível regressar à normalidade, enquanto outros 26% vão mais longe e pensam que só daqui a dois anos.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.