Tragédia no Brasil. Portuguesa entre as vítimas da queda de avião

Uma portuguesa está entre as vítimas mortais da queda de um avião no estado de São Paulo, Brasil. Seguiam 62 pessoas a bordo e não há sobreviventes.

A morte da cidadã portuguesa, de 48 anos, foi confirmada à Lusa por uma fonte do Ministério dos Negócios Estrangeiros. A SIC também confirmou a notícia junto da Secretaria de Estado das Comunidades.

Segundo o CMGracinda Silva, a portuguesa que se encontra entre as vítimas, é uma professora universitária que vivia no Brasil há vários anos, e que seguia no avião com o marido, com quem estava casada há 25 anos. O casal deixa três filhos.

O avião caiu no interior do estado de São Paulo, com 62 ocupantes. “Não houve sobreviventes”, indicou já a Câmara Municipal da cidade brasileira de Valinhos, cujos bombeiros estiveram envolvidos no resgate das vítimas.

Pouco antes desta confirmação, o Presidente do Brasil, Lula da Silva, já tinha dado a entender que não haveria sobreviventes.

“Acaba de cair um avião na cidade de Vinhedo, em São Paulo, com 58 passageiros e quatro tripulantes e parece que todos morreram“, afirmou Lula numa cerimónia de lançamento de uma fragata, pedindo à plateia “um minuto de silêncio para as vítimas”.

Causas da queda do avião ainda não são conhecidas

O avião caiu numa área residencial de Vinhedo, cidade vizinha de Valinhos, atingindo os quintais de algumas residências de um conjunto habitacional. Mas nenhum edifício foi afectado e não houve vítimas entre as pessoas em terra.

O avião era um bimotor ATR-72-500 que voava entre Cascavel e São Paulo numa viagem da companhia aérea Voepass. O acidente deu-se pelas 13:25 horas locais (17:25 em Lisboa).

Nem a Voepass nem as autoridades aeronáuticas informaram sobre as possíveis causas do acidente.

Vídeos publicados nas redes sociais mostram o avião a dar voltas em torno de si próprio antes de se despenhar no meio de um grande estrondo e muito perto de algumas casas.

De acordo com o site especializado Flightradar, o avião tinha feito mais dois voos na manhã de hoje antes de se despenhar.

Três dias de luto nacional pelas vítimas

O presidente do Brasil já declarou três dias de luto nacional pelas vítimas da tragédia, juntando-se assim à Câmara Municipal de Vinhedo, concelho onde ocorreu a tragédia.

O Governo do estado de São Paulo anunciou a criação de um gabinete de crise instalado no Aeroporto de Guarulhos, para onde se dirigia o avião, para esclarecer as causas do acidente. A descoberta da caixa negra já foi confirmada.

Entretanto, também é preciso identificar os corpos das vítimas e apoiar os familiares.

A Voepass disse em comunicado que “está a dar prioridade à prestação de assistência sem restrições às famílias das vítimas e a colaborar efectivamente com as autoridades para determinar as causas do acidente”.

O Presidente e o primeiro-ministro portugueses, Marcelo Rebelo de Sousa e Luís Montenegro, já enviaram mensagens de condolências a Lula da Silva.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.