Uma portuguesa está entre as vítimas mortais da queda de um avião no estado de São Paulo, Brasil. Seguiam 62 pessoas a bordo e não há sobreviventes.
A morte da cidadã portuguesa, de 48 anos, foi confirmada à Lusa por uma fonte do Ministério dos Negócios Estrangeiros. A SIC também confirmou a notícia junto da Secretaria de Estado das Comunidades.
Segundo o CM, Gracinda Silva, a portuguesa que se encontra entre as vítimas, é uma professora universitária que vivia no Brasil há vários anos, e que seguia no avião com o marido, com quem estava casada há 25 anos. O casal deixa três filhos.
O avião caiu no interior do estado de São Paulo, com 62 ocupantes. “Não houve sobreviventes”, indicou já a Câmara Municipal da cidade brasileira de Valinhos, cujos bombeiros estiveram envolvidos no resgate das vítimas.
Pouco antes desta confirmação, o Presidente do Brasil, Lula da Silva, já tinha dado a entender que não haveria sobreviventes.
“Acaba de cair um avião na cidade de Vinhedo, em São Paulo, com 58 passageiros e quatro tripulantes e parece que todos morreram“, afirmou Lula numa cerimónia de lançamento de uma fragata, pedindo à plateia “um minuto de silêncio para as vítimas”.
Causas da queda do avião ainda não são conhecidas
O avião caiu numa área residencial de Vinhedo, cidade vizinha de Valinhos, atingindo os quintais de algumas residências de um conjunto habitacional. Mas nenhum edifício foi afectado e não houve vítimas entre as pessoas em terra.
O avião era um bimotor ATR-72-500 que voava entre Cascavel e São Paulo numa viagem da companhia aérea Voepass. O acidente deu-se pelas 13:25 horas locais (17:25 em Lisboa).
Nem a Voepass nem as autoridades aeronáuticas informaram sobre as possíveis causas do acidente.
Vídeos publicados nas redes sociais mostram o avião a dar voltas em torno de si próprio antes de se despenhar no meio de um grande estrondo e muito perto de algumas casas.
Penerbangan VoePass 2Z2283 dari Cascavel 🇧🇷 ke Sao Paulo 🇧🇷 berakhir tragis. 😭
Pesawat ATR72-500 ini terlihat jatuh dalam kondisi flat spin. Pesawat membawa 62 penumpang dan crew.
Data ADSB mempelihatkan pesawat jatuh dari ketinggian 17.000 kaki. pic.twitter.com/fDB5Bg8bVY
— Gerry Soejatman (@GerryS) August 9, 2024
De acordo com o site especializado Flightradar, o avião tinha feito mais dois voos na manhã de hoje antes de se despenhar.
Três dias de luto nacional pelas vítimas
O presidente do Brasil já declarou três dias de luto nacional pelas vítimas da tragédia, juntando-se assim à Câmara Municipal de Vinhedo, concelho onde ocorreu a tragédia.
O Governo do estado de São Paulo anunciou a criação de um gabinete de crise instalado no Aeroporto de Guarulhos, para onde se dirigia o avião, para esclarecer as causas do acidente. A descoberta da caixa negra já foi confirmada.
Entretanto, também é preciso identificar os corpos das vítimas e apoiar os familiares.
A Voepass disse em comunicado que “está a dar prioridade à prestação de assistência sem restrições às famílias das vítimas e a colaborar efectivamente com as autoridades para determinar as causas do acidente”.
O Presidente e o primeiro-ministro portugueses, Marcelo Rebelo de Sousa e Luís Montenegro, já enviaram mensagens de condolências a Lula da Silva.
ZAP // Lusa