Portugal vai acolher jovens marroquinos que desembarcaram no Algarve

Miguel Cruz / Lusa

Portugal vai acolher o grupo de jovens marroquinos que desembarcou numa praia do Algarve, ao abrigo do quadro de proteção internacional aplicado em outros casos de estrangeiros resgatados no Mediterrâneo.

“Ao abrigo do quadro de proteção internacional aplicado noutros casos de estrangeiros resgatados no Mediterrâneo, Portugal vai acolher os oito jovens que, esta quarta-feira, desembarcaram numa praia do Algarve, depois de estes terem requerido esta madrugada esse estatuto de proteção”, refere um comunicado do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras.

De acordo com o organismo, o grupo, composto por jovens com idades entre os 16 e 26 anos, e de nacionalidade marroquina, pernoitou em Vila Real de Santo António e será ainda hoje transferido para Lisboa, para o Centro Português para o Refugiado.

Os jovens, todos rapazes, foram intercetados “escondidos nas dunas” da praia de Monte Gordo, depois de um alerta de populares, não “aparentando requerer cuidados especiais” e dizendo apenas que tinham fome, indicou fonte da capitania da Polícia Marítima de Vila Real de Santo António.

De acordo com a mesma fonte, os jovens alegam que provêm da cidade de El Jadida, em Marrocos, e que estiveram durante cinco dias no mar até desembarcarem naquela praia do distrito de Faro.

Segundo apurou o jornal Público junto de fontes policiais, os migrantes não terão feito toda a travessia na pequena embarcação baleeira em que foram avistados e terão tido ajuda de alguém que os transportou noutra embarcação maior que os terá depois deixado no baleeiro já mais próximos da costa portuguesa. Assim sendo, a polícia portuguesa já está a averiguar no sentido de encontrar os suspeitos que os terão transportado.

Rui Vasconcelos de Andrade, capitão de Vila Real de Santo António, disse que o objetivo dos jovens seria atingir o sul de Espanha, mas a embarcação acabou por rumar para oeste devido ao mau tempo.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Mau… eles são de Marrocos – logo não são refugiados; queriam ir para Espanha e, por que raio é que vão ficar em Portugal??!
    Cometeram crimes e estão ilegais, portanto, rua!!

    • É isso mesmo!

      Já muito me admirava eu se fossem deportados 😐

      Se eu fizer merda noutro pais lá fora, sou presa, e muito possivelmente devolvida ao meu pais. Mas aqui temos que ser bonzinhos para todos, menos para os nossos.

      Mete raiva, sinceramente!

  2. Daqui a uns tempos ,quando se aperceberem que saltaram do fogo para a frigideira ! Desaparecem para um pais da europa aonde se consiga viver decentemente ,fartos de sobreviver estao eles

RESPONDER

Átomo extinto revela segredos da infância do Sistema Solar

Usando o átomo extinto nióbio-92, uma equipa de investigadores da ETH Zurich, na Suíça, conseguiu explicar eventos do início do sistema solar com a maior precisão de sempre. Se um átomo de um elemento químico tiver um …

O titanossauro mais antigo do mundo foi descoberto na Patagónia

Ninjatitan zapatai viveu há aproximadamente 140 milhões de anos, no início do Cretáceo, na atual Patagónia, na Argentina. Segundo os cientistas, o novo espécime fóssil de tiranossauro pode ser o mais antigo do mundo. Com cerca …

Volvo prepara mudança estratégica e apresenta o seu novo modelo 100% elétrico: o C40 Recharge

A marca de automóveis sueca apresentou o seu novo modelo 100% elétrico: o C40 Recharge. O modelo representa mais um passo no caminho para a eletrificação total da Volvo, já que esta semana a marca …

Benfica 2-0 Estoril | Águia carimba presença na final

O Benfica venceu o Estoril Praia por 2-0, no Estádio da Luz, e apurou-se para a final da Taça de Portugal, a segunda consecutiva do emblema “encarnado”. Os comandados de Jorge Jesus confirmaram a superioridade …

Um reator nuclear pode ajudar a resolver o mistério do desaparecimento de Amelia Earhart

Uma equipa de investigadores da Universidade Estadual da Pensilvânia, nos Estados Unidos, vai submeter uma folha de alumínio velha e gasta a um feixe de partículas do coração de um reator nuclear na esperança de …

Musk quer criar uma nova cidade no local de lançamento da SpaceX. Vai chamar-se Starbase

O empresário norte-americano Elon Musk está a tentar criar uma nova cidade chamada Starbase nas instalações de lançamento da SpaceX no Texas, nos Estados Unidos. As instalações da SpaceX no Texas estão localizadas em Boca Chica …

Chatbots: A tecnologia que "ressuscita" os mortos é cada vez mais uma realidade

Foi recentemente revelado que em 2017 a Microsoft patenteou um chatbot que, se construído, ressuscitaria digitalmente os mortos. Usando Inteligência Artificial e machine learning, o chatbot proposto traria o nosso ente querido de volta à …

Casal acertou no jackpot de 210 milhões de euros do Euromilhões (mas não registou o boletim)

Dois jovens britânicos pensaram que tinham ganho 182 milhões de libras (cerca de 210 milhões de euros), mas afinal o boletim não tinha sido registado por falta de dinheiro na conta online. Rachel Kennedy, de 19 …

A Islândia foi atingida por 17 mil terramotos na semana passada (e uma erupção pode estar iminente)

Mesmo para uma ilha vulcânica acostumada a tremores ocasionais, esta foi uma semana incomum para a Islândia. De acordo com o Escritório Meteorológico da Islândia, cerca de 17 mil terramotos atingiram a região sudoeste de …

Mulheres portuguesas trabalham mais uma hora e 13 minutos que os homens

As mulheres portuguesas trabalham em cada dia útil mais uma hora e 13 minutos do que os homens, entre trabalho pago e não pago, continuando a ter maior dificuldade em conciliar a profissão com a …