Oito migrantes do norte de África desembarcam na praia de Monte Gordo

claudio.secci / Flickr

Monte Gordo, Algarve

Oito migrantes oriundos do norte de África foram detidos na manhã desta quarta-feira pela Polícia Marítima, depois de desembarcarem em Monte Gordo, no Algarve.

Oito migrantes foram detidos na manhã desta quarta-feira pela Polícia Marítima em Vila Real de Santo António, depois de terem desembarcado na praia de Monte Gordo.

O comandante Fernando Pereira da Fonseca confirmou ao Público que os migrantes têm 16 e 20 anos, dizem ser marroquinos e foram levados para o comando local da Polícia Marítima de Vila Real de Santo António, onde estão a ser “alimentados e tratados porque tinham frio e fome“.

Em comunicado, a Polícia Martíma adianta ter encontrado os oito jovens às 10h10 na praia de Monte Gordo enquanto fazia uma ação de fiscalização no local. Os jovens “revelavam sintomas de princípio de hipotermia”.

De acordo com o matutino, o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) já foi chamado para o local e os migrantes deverão ser agora inquiridos. O SEF adiantou ao mesmo diário que ainda está a apurar as circunstâncias deste caso e que ainda é “prematuro” dar mais informações ou indicar quais os procedimentos que se seguem.

Agora, a Polícia Marítima e o SEF deverão dar início a perícias para confirmar as informações avançadas pelos oito jovens, que chegaram a Portugal através de uma embarcação baleeira, com cerca de sete metros de comprimento.

Este não é, contudo, o primeiro caso em Portugal. Em 2007, um barco com 23 migrantes clandestinos foi intercetado em Olhão. O destino era Espanha, mas a embarcação perdeu o rumo devido ao mau tempo, acabando por ficar quatro dias à deriva antes de dar à costa.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. “Oito migrantes do norte de África desembarcam na praia de Monte Gordo” que vão cá ficar com casa e subsídio, quase de certeza, o nosso Actor José Lopes, foi encontrado sem vida na tenda onde vivia, em situação de pobreza, após uma carreira no teatro e no cinema, segundo o “Observador”.
    Realmente este jardim à beira mar plantado que é Portugal, está do mais reles que se pode imaginar, será que os senhores do governo não sentem remorsos? Será que continuam a dormir de consciência tranquila?
    Claro que sim, a falta de vergonha, de sentido humanista e de sensibilidade é requisito essencial para se ir para o governo, da esquerda à direita.
    Sinto cada vez mais vergonha desta gente que governa o país em que nasci, desta gente que o governa e da oposição.

RESPONDER

Bolsonaro veta obrigatoriedade do uso de máscaras em lojas e igrejas

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, vetou hoje parte de uma lei que estipulava o uso obrigatório de máscaras em órgãos públicos, lojas, indústrias, templos religiosos e locais fechados em que haja concentrações de pessoas. O …

Benfica insiste em Jorge Jesus e está disposto a esperar pelo treinador

Jorge Jesus continua a ser a principal ambição de Luís Filipe Vieira para o cargo de treinador do SL Benfica. Tanto que o presidente das 'águias' mostra-se disponível para esperar. Não é segredo para ninguém que …

Wigan declara falência devido à covid-19. Há sete anos venceu a Taça de Inglaterra

O Wigan Athletic declarou falência, esta quarta-feira, apenas um mês depois de um consórcio de Hong Kong ter assumido o clube. Em causa está o impacto económico que a pandemia de covid-19 teve nas contas …

China parece ter controlado segunda vaga de coronavírus em 21 dias, sem registar mortes

A China parece ter controlado a segunda vaga de covid-19 após um surto que começou num mercado de Pequim, em junho, e que levou a pelo menos 328 novos casos e ao encerramento parcial da …

Guerra aberta pelo ouro da Venezuela em Inglaterra. Maduro ordena investigação ao "roubo"

Nicolás Maduro, Presidente da Venezuela, ordenou uma "investigação penal" ao que denomina "o roubo de ouro venezuelano" que está depositado no Banco Central de Inglaterra. Esta é a resposta do governante depois de o Tribunal …

Hospitais da Papua-Nova Guiné recusam atender grávidas. Médico aconselha mulheres a evitar gravidez

Um obstetra da Papua-Nova Guiné aconselhou as mulheres daquele país a não engravidarem nos próximos dois anos, revelando que o medo de transmissão do coronavírus tem levado os hospitais a recusarem atender grávidas. Segundo noticiou esta …

China vai encerrar gradualmente todos os mercados de aves vivas

A China vai fechar gradualmente todos os mercados onde aves vivas são vendidas, visando reduzir os riscos para a saúde pública, informou hoje a imprensa oficial. Chen Xu, alto funcionário da Administração Estatal de Regulação do …

Em 33 anos, Amazónia perdeu 72,4 milhões de hectares de floresta. O equivalente ao território do Chile

A floresta amazónica, presente em nove países da América do Sul, perdeu 72,4 milhões de hectares de cobertura vegetal entre 1985 e 2018, uma área equivalente ao território do Chile, segundo dados divulgados na quinta-feira …

Decisão do Reino Unido é "absurda", "errada" e "desapontante"

O chefe da diplomacia portuguesa considerou hoje a decisão do Reino Unido de excluir Portugal dos “corredores de viagem internacionais” como um “absurdo”, “errada” e que causa “muito desapontamento”, trazendo ainda graves consequências económicas e …

"Peixe racista". Estátua da Pequena Sereia novamente vandalizada

A icónica estátua da "Pequena Sereia" em Copenhaga, um dos monumentos mais famosos da Dinamarca, foi novamente vandalizada, ao ter sido pintada com uma frase antirracismo, divulgou hoje a polícia dinamarquesa. “A Pequena Sereia foi vandalizada …