Oito migrantes do norte de África desembarcam na praia de Monte Gordo

claudio.secci / Flickr

Monte Gordo, Algarve

Oito migrantes oriundos do norte de África foram detidos na manhã desta quarta-feira pela Polícia Marítima, depois de desembarcarem em Monte Gordo, no Algarve.

Oito migrantes foram detidos na manhã desta quarta-feira pela Polícia Marítima em Vila Real de Santo António, depois de terem desembarcado na praia de Monte Gordo.

O comandante Fernando Pereira da Fonseca confirmou ao Público que os migrantes têm 16 e 20 anos, dizem ser marroquinos e foram levados para o comando local da Polícia Marítima de Vila Real de Santo António, onde estão a ser “alimentados e tratados porque tinham frio e fome“.

Em comunicado, a Polícia Martíma adianta ter encontrado os oito jovens às 10h10 na praia de Monte Gordo enquanto fazia uma ação de fiscalização no local. Os jovens “revelavam sintomas de princípio de hipotermia”.

De acordo com o matutino, o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) já foi chamado para o local e os migrantes deverão ser agora inquiridos. O SEF adiantou ao mesmo diário que ainda está a apurar as circunstâncias deste caso e que ainda é “prematuro” dar mais informações ou indicar quais os procedimentos que se seguem.

Agora, a Polícia Marítima e o SEF deverão dar início a perícias para confirmar as informações avançadas pelos oito jovens, que chegaram a Portugal através de uma embarcação baleeira, com cerca de sete metros de comprimento.

Este não é, contudo, o primeiro caso em Portugal. Em 2007, um barco com 23 migrantes clandestinos foi intercetado em Olhão. O destino era Espanha, mas a embarcação perdeu o rumo devido ao mau tempo, acabando por ficar quatro dias à deriva antes de dar à costa.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. “Oito migrantes do norte de África desembarcam na praia de Monte Gordo” que vão cá ficar com casa e subsídio, quase de certeza, o nosso Actor José Lopes, foi encontrado sem vida na tenda onde vivia, em situação de pobreza, após uma carreira no teatro e no cinema, segundo o “Observador”.
    Realmente este jardim à beira mar plantado que é Portugal, está do mais reles que se pode imaginar, será que os senhores do governo não sentem remorsos? Será que continuam a dormir de consciência tranquila?
    Claro que sim, a falta de vergonha, de sentido humanista e de sensibilidade é requisito essencial para se ir para o governo, da esquerda à direita.
    Sinto cada vez mais vergonha desta gente que governa o país em que nasci, desta gente que o governa e da oposição.

RESPONDER

Antero Henrique perto de se mudar para o Manchester United

Depois de passar pelo FC Porto e pelo Paris Saint-Germain, Antero Henrique está perto de assumir um cargo na direção desportiva do Manchester United. Antero Henrique, antigo diretor desportivo do Paris Saint-Germain, pode estar perto de …

Moedas de um e de dois cêntimos podem vir a acabar

A Comissão Europeia pretende pôr fim às moedas de um e dois cêntimos. A proposta vai ser apresentada e adotada pela comissão de Ursula von der Leyen esta quarta-feira. Esta é uma das medidas de …

PSD pretende que os próximos serviços públicos sejam criados no interior do país

O PSD pretende que o Governo localize no interior todos os serviços públicos que venha a criar, segundo uma proposta de aditamento ao Orçamento do Estado de 2020 (OE2020) entregue na segunda-feira na Assembleia da …

Ventura propõe que "Joacine seja devolvida ao seu país de origem"

Ventura não apreciou a proposta do Livre de devolver o património das ex-colónias. Numa publicação nas redes sociais sugeriu que Joacine "seja devolvida ao seu país de origem". André Ventura partilhou uma publicação nas redes sociais …

Alberto II da Bélgica assume filha de uma relação extraconjugal

O antigo Rei da Bélgica assumiu ser pai de uma mulher de 51 anos, que nasceu de uma relação extraconjugal, depois de um processo que se arrastou na justiça belga durante sete anos. Uma ordem de …

Luanda Leaks. Plataforma confirma que recebeu os dados de Rui Pinto

A Plataforma de Proteção de Denunciantes na África (PPLAAF) confirmou que recebeu do 'hacker' português Rui Pinto os dados relacionados com as recentes revelações sobre a fortuna da empresária angolana Isabel dos Santos. “Muitos meios de …

Príncipe André ofereceu "zero cooperação" no caso Epstein, diz procurador

O Príncipe André ofereceu "zero cooperação" na investigação sobre os crimes do falecido investidor Jeffrey Epstein, embora o FBI e o Ministério Público de Nova Iorque tenham pedido para interrogá-lo. Segundo afirmou o procurador do distrito …

Conceição queixou-se das condições, mas a realidade é bem diferente

No fim do jogo da final da Taça da Liga, Sérgio Conceição desabafou sobre as condições em que trabalha. No entanto, a realidade mostra algo bem diferente daquilo que o treinador dá a entender. Após a …

Estado Islâmico elege Israel como "alvo específico" da sua luta

O grupo 'jihadista' Estado Islâmico (EI) afirmou na segunda-feira, através de uma mensagem áudio, pretender desencadear uma "nova fase" da sua 'jihad', ao eleger Israel como alvo específico. O apelo foi emitido quando o Presidente norte-americano …

Francisco Rodrigues dos Santos: "No CDS não existem Joacines"

O líder do CDS-PP, Francisco Rodrigues dos Santos, afirmou hoje ter uma "confiança inabalável em todos os deputados" que representam o partido na Assembleia da República, e remeteu para mais tarde a questão da liderança …