Portugal tem almofada de 9,4 mil milhões para necessidades de 15,2 mil milhões

Rodrigo Gatinho / portugal.gov.pt

A ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, e o ministro dos Assuntos Parlamentares, Luís Marques Guedes, com os secretários de estado Paulo Núncio e Hélder Rosalino

A ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, e o ministro dos Assuntos Parlamentares, Luís Marques Guedes, com os secretários de estado Paulo Núncio e Hélder Rosalino

Portugal vai precisar de 15,2 mil milhões de euros em 2015 para se financiar ao longo do próximo ano, contando com uma “almofada financeira” de 9,4 mil milhões no final de 2014, segundo o IGCP.

De acordo com a última apresentação aos investidores do Instituto de Gestão do Crédito Público (IGCP), de outubro, as necessidades de financiamento de Portugal para 2015 situam-se nos 15,2 mil milhões de euros, dos quais 4,3 mil milhões serão para financiar o défice orçamental e 8,1 mil milhões para amortizar dívida.

Destes 8,1 mil milhões de euros que o Estado terá de usar para reembolsos, a maior parcela, de 7,6 mil milhões, será canalizada para títulos do tesouro e 500 milhões serão para devolver ao Fundo Monetário Internacional (FMI), cujo empréstimo começará a ser devolvido em 2015.

Para o final deste ano, a instituição liderada por Cristina Casalinho antecipa uma almofada financeira de 9,4 mil milhões de euros, dos quais 2,5 mil milhões são parte da verba do resgate internacional que ficou consignada à banca e que não foi utilizada. No entanto, este valor só poderá ser usado se o sistema financeiro português não precisar de ser recapitalizado.

Em maio, a ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, afirmou no Parlamento que o montante do resgate reservado à banca que sobra pode ser usado “sem qualquer tipo de restrição” após os testes de stress aos bancos, fazendo depender a utilização deste montante dos resultados do exame que Bruxelas está a fazer ao sistema financeiro europeu e que ainda não foram conhecidos.

Contudo, na altura, o Estado tinha reservados para os bancos 6,4 mil milhões de euros mas, com os problemas que entretanto surgiram no Banco Espírito Santo (BES) e que levariam à sua extinção, o envelope destinado a eventuais situações no sistema bancário ficou reduzido a 2,5 mil milhões.

Isto porque, dos 4,9 mil milhões de euros que entraram no Fundo de Resolução para recapitalizar o Novo Banco, que concentrou os ativos considerados não tóxicos que estavam na esfera do BES, 3,9 mil milhões provêm do dinheiro da troika, assegurando os outros bancos os mil milhões restantes.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Cientistas explicam porque trabalhar à noite faz mal aos intestinos

As pessoas que trabalham à noite têm mais probabilidades de desenvolver inflamações intestinais, porque há células que contribuem para a saúde intestinal que deixam de receber informações vitais do cérebro, indica um estudo divulgado esta …

Marinha dos EUA admite que vídeos de OVNI's são verdadeiros (e não era suposto ninguém saber)

A Marinha dos EUA confirmou que imagens de OVNIs que surgiram nos últimos anos são reais e que nunca pretenderam que o vídeo fosse visto pelo público. As imagens que apareceram pela primeira vez online em …

O Pólo Norte vai ter um hotel de luxo (iluminado pelas auroras boreais)

https://vimeo.com/360873720 O hotel "mais a norte do mundo" só existirá durante um mês e o glamping de luxo será para muito poucos: o custo é de 95 mil euros por pessoa por três dias. Em 2020, o …

Whitney Houston vai regressar aos palcos (em holograma)

Whitney Houston vai "regressar" aos palcos, em formato holograma. Foi anunciada uma digressão da cantora por várias salas do Reino Unido, em 2020. Os planos para uma digressão de holograma de Whitney Houston têm sido discutidos …

Victor Vescovo diz que chegou ao ponto mais profundo dos oceanos. James Cameron não concorda

James Cameron levantou dúvidas sobre as recentes declarações de Victor Vescovo sobre ter quebrado o recorde do mergulho mais profundo no oceano, dizendo que o empresário não pode ter descido mais, uma vez que não …

Par de patinadores no gelo mais medalhado de sempre anuncia fim da carreira

Os canadianos Tessa Virtue e Scott Moir, o par de patinadores no gelo mais medalhado da história do olimpismo, anunciaram esta quarta-feira o fim da carreira. “Olá a todos. Temos novidades para todos os que nos …

Elon Musk é o líder mais inspirador da tecnologia da atualidade

Elon Musk foi nomeado o líder mais inspirador no setor da tecnologia, de acordo com um estudo publicado pela Hired, uma plataforma para contratação de pessoal em 14 cidades em todo o mundo. O estudo, chamado …

De portas abertas para quem precisa. Frigoríficos solidários crescem em Paris

A Cantina do 18.º bairro parisiense foi o primeiro espaço deste projeto solidário, inaugurado há dois anos. Atualmente existem 38 restaurantes em França que acolhem os frigoríficos solidários. Em dois anos, o projeto dos frigoríficos solidários …

Imigrante do Bangladesh em Itália encontra e devolve carteira com 2 mil euros

Mossan Rasal, um bangladeshiano de 23 anos que vive em Roma, encontrou na rua uma carteira com dois mil euros, documentos de identificação, cartões de crédito, carta de condução. Em vez de retirar o dinheiro e …

Austrália conclui que China foi responsável por ciberataque ao parlamento

A agência de inteligência cibernética da Austrália (ASD) concluiu que a China foi a responsável por um ataque informático, no início deste ano, contra o parlamento nacional. Os serviços de inteligência australianos (Australian Signals Directorate) concluíram …