Portugal é o segundo país que mais fundos recebe da Comissão Europeia

Álvaro Millán / Flickr

Portugal recebeu 7,5 mil milhões de euros da Comissão Europeia, entre o início do programa Portugal 2020 e 2018, permanecendo no segundo lugar entre os Estados-membros que mais fundos comunitários receberam, só ultrapassado pela Polónia, segundo dados de Bruxelas.

O país “ocupa o segundo lugar nos pagamentos transferidos pela Comissão Europeia, com 7,5 mil milhões de euros”, revela o Boletim Informativo de Fundos da União Europeia, com informação até 31 de Dezembro de 2018, citado pelo Público este domingo.

Esta posição, alcançada em Agosto de 2018 – quando já tinham sido transferidos para Portugal 5,7 mil milhões de euros – coloca Portugal “muito próximo de França“, que ocupa o terceiro lugar.

Embora a Polónia lidere o grupo, Portugal apresenta a taxa de pagamentos mais elevada (28,7%) entre os Estados-membros, com envelopes financeiros acima de sete mil milhões de euros.

A Comissão Europeia transferiu para os 28 Estados-membros 101.771 milhões de euros no total e, desse montante, 7,3% foi entregue a Portugal, refere o Público. Até ao final de 2018, foram apresentadas candidaturas, no âmbito do Portugal 2020, com intenções de investimento que atingiram os 58,4 mil milhões de euros, 50% dos quais destinados à competitividade e internacionalização.

O valor dos fundos aprovados pelo programa atingiu, no período em causa, 19,6 mil milhões de euros, destinados a financiar operações de investimento elegível no valor de 28,9 mil milhões de euros, com a taxa de financiamento média sobre o investimento a situar-se nos 68%.

Por sua vez, a taxa de compromisso atingiu 76%, mais quatro pontos percentuais em relação ao último trimestre, com o domínio da competitividade e internacionalização a representar 37% do total dos fundos aprovados, seguido pelos domínios do capital humano e do desenvolvimento rural, ambos com 18%, acrescenta o Público.

A concretização dos projetos financiados correspondeu a cerca de 8,4 mil milhões de euros de fundos executados, correspondendo a uma taxa de execução de 33%, mais 4,3 pontos percentuais que em setembro de 2018. No período em causa, os fundos lançados a concurso ascenderam a 21 mil milhões de euros, ou seja, 81% do total de fundos programados no Portugal 2020.

No total, foram abertos 2.532 concursos no Portugal 2020, dos quais 2.487 no âmbito da seleção de operações e 45 da aprovação de estratégias de desenvolvimento territorial.

Do total dos fundos programados no Portugal 2020 (25.856 milhões de euros), destaca-se o Fundo Europeu de Desenvolvimento Rural (FEDER) com 10.218 milhões de euros e o Fundo Social Europeu/Iniciativa Emprego Jovem (FSE+IEJ) com 6.184 milhões de euros.

Com um orçamento de cerca de 26 mil milhões de euros, o programa Portugal 2020 consiste num acordo de parceria entre Portugal e a Comissão Europeia, “no qual se estabelecem princípios e as prioridades de programação para a política de desenvolvimento económico, social e territorial de Portugal, entre 2014 e 2020”. Os primeiros concursos do programa foram abertos em 2015.

TP, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Catarina Martins considera que moção de censura "não é para ser levada a sério"

A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, considerou que a moção de censura ao Governo, apresentada pelo CDS-PP, "não é para ser levada a sério", acusando os centristas de contradições. Falando aos jornalistas à margem …

Cidade italiana vai pagar às pessoas que andem de bicicleta

O responsável da cidade italiana de Bari, Antonio de Caro, quer "duplicar o número de bicicletas na cidade" e vai pagar às pessoas que usem esse meio de transporte. A nova iniciativa prevê que os cidadãos …

Astrónomos registam "explosão mortífera" em estrela recém-nascida

Um grupo de investigadores registou uma explosão fortíssima na superfície de uma jovem estrela localizada na constelação de Órion, cuja força supera em dez milhões de vezes fenómenos parecidos no Sol. "Nós examinamos as estrelas vizinhas, …

Forças armadas alemãs ponderaram recrutar estrangeiros (mas ninguém se quis juntar)

As forças armadas da Alemanha estão a lutar para atrair recrutas muito necessárias, com o número de novos soldados no Bundeswehr a cair para um recorde no ano passado. A escassez é um desafio urgente para …

FC Porto vs Vitória Setúbal | Superioridade total do dragão

O FC Porto não vacilou e regressou às vitórias na Liga NOS. Na recepção ao Vitória de Setúbal, os “dragões” venceram por 2-0, num jogo que esteve longe de ser espectacular e que valeu pela …

Os portugueses dormem pouco e mal

Os portugueses estão a descansar poucas horas, dormindo em média menos de seis horas diárias, com reflexos negativos na vida ativa e social, disse esta sexta-feira o presidente da Associação Portuguesa do Sono (APS), Joaquim …

Vaticano destitui ex-cardeal dos Estados Unidos por acusações de abusos sexuais

A Congregação para a Doutrina da Fé expulsou do sacerdócio o ex-cardeal e arcebispo emérito de Washington Theodore McCarrick depois de este ser acusado de abusos sexuais de menores e seminaristas, anunciou o Vaticano. Num comunicado, …

Maré de água suja atingiu a já debilitada Grande Barreira de Coral

Um enorme manto de água poluída oriunda das recentes inundações que se registaram no nordeste da Austrália penetrou em partes da já debilitada Grande Barreira de Coral, o maior recife de coral do mundo. Estas camadas …

É oficial: Pedro Marques é o cabeça-de-lista socialista às europeias

O atual ministro do Planeamento e das Infra-estruturas, Pedro Marques, é o cabeça de lista dos socialistas às eleições europeias. Era uma notícia já avançada por vários órgãos de comunicação social e hoje António Costa confirmou-a. …

Governo espanhol aprova ordem de exumação de Franco

O Governo espanhol aprovou a ordem para exumar o ditador Francisco Franco do seu atual lugar de enterro, o monumento do Vale dos Caídos, medida à qual a família ainda se opõe. Os familiares de Franco …