Portugal recebe na segunda-feira 68 refugiados

2

O grupo chega na madrugada desta segunda-feira e é essencialmente constituído por sírios e iraquianos.

Portugal vai receber, na madrugada de segunda-feira, um grupo de 68 refugiados, avança a agência Lusa.

Segundo o anúncio do ministro-Adjunto Eduardo Cabrita, o grupo, que é essencialmente constituído por sírios e iraquianos, já tem colocação atribuída em vários espaços do território nacional.

A chegada do voo, que tem origem na Grécia, está prevista para as 5h25 da manhã, no aeroporto de Figo Maduro, em Lisboa, e ocorrerá “simbolicamente” no mesmo dia do Conselho União Europeia-Turquia.

“É esta presença de pleno direito na Europa que queremos realçar no dia em que se realiza esta cimeira decisiva para discutir no quadro europeu o drama dos refugiados”, disse o ministro, citado pela Lusa.

O ministro-Adjunto relembrou ainda que “Portugal tem estado à altura do compromisso europeu” e que o país pretende dar “planos de vida” a estas pessoas como, por exemplo, com a integração em universidades ou outros estabelecimentos de ensino ou em outras atividades profissionais.

Além deste grupo, Portugal deverá receber, já na próxima semana, mais 50 refugiados das várias nacionalidades referidas como prioritárias no programa europeu de acolhimento.

Recorde-se que o primeiro-ministro manifestou recentemente estar disponível para acolher cerca de 10 mil refugiados.

No grupo que chega esta madrugada, há várias famílias, algumas com crianças, e também pessoas isoladas.

ZAP

2 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.