Portugal pela primeira vez no Europeu de futebol feminino de sub-17

 

foto: fpf.pt

foto: fpf.pt

A seleção portuguesa feminina de futebol de sub-17 qualificou-se hoje pela primeira vez para a fase final do Europeu da categoria, ao terminar a qualificação como o melhor segundo dos seis agrupamentos da Ronda de Elite.

Portugal foi segundo do Grupo 3 de apuramento, depois do empate com a República Checa (1-1, em Torres Novas) e do triunfo da Itália face à Dinamarca (2-1, em Abrantes), mas foi o melhor segundo dos seis grupos nos pontos conquistados com primeiro e terceiro.

Em Torres Novas, a República Checa adiantou-se no marcador aos 12 minutos, por intermédio de Antoine Stárová, mas Portugal, cuja seleção tem menos de um ano de trabalho, repôs a igualdade, aos 25, com um golo de Inês Silva, tento que acabou por qualificar a recém-criada seleção lusa de sub-17, comandada por Susana Cova.

O empate conseguido em Torres Novas permitiu a Portugal ser o melhor segundo dos seis grupos de apuramento e marcar pela primeira vez presença na fase final da competição, que se disputa em Inglaterra de 26 de novembro a 08 de dezembro.

Susana Cova (foto: fpf.pt)

Susana Cova (foto: fpf.pt)

A treinadora nacional Susana Cova mostrou-se naturalmente satisfeita pela qualificação para o Euro-2013 e promete que a ambição e atitude das sub-17 se vão manter. “Apenas o início de um ciclo”. É assim que Susana Cova vê a qualificação inédita da Seleção Nacional feminina de sub-17 para o Campeonato da Europa.

“Esperávamos controlar melhor o nervosismo mas por vezes não é possível. A verdade é que inicialmente não conseguimos impor o nosso jogo e a República Checa aproveitou esse facto. Sofremos o primeiro golo mas depois as jogadoras demonstraram, uma vez mais, caráter e igualaram de bola parada. Tentámos a vitória a todo o custo mas sabíamos que o empate também nos poderia servir e no final preocupámo-nos, essencialmente, em gerir o jogo”, referiu Susana Cova ao site da Federação Portuguesa de Futebol, fpf.pt.

 

Mónica Jorge, diretora da FPF para o Futebol Feminino, diz que os resultados das sub-17 demonstram que a aposta da FPF no futebol feminino é acertada e assume que estava otimista para o projeto das sub-17, mas que os resultados superaram as expectativas: “Este já é um projeto vencedor,justifica o investimento feito pela FPF. A verdade é que os resultados superaram o que tínhamos delineado, até pelas muitas limitações com que nos confrontamos. Só posso dizer que estou muito feliz porque é um apuramento inédito, com muito pouco tempo de trabalho. No Campeonato da Europa vamos continuar a jogar para ganhar, no espaço das Seleções Nacionais não pode ser de outra forma.”

 

Ficha de jogo
3ª jornada do grupo 3 da Ronda de Elite
Estádio Municipal de Fátima, Fátima

Árbitra: Evgenia Kaskantiri (Grécia)
Árbitras auxiliares: Androniki Nioti (Grécia) e Katarzyna Wasiak (Polónia)
Quarta Árbitra: Agnieszka Plaskocinska (Polónia)

Portugal 1 – República Checa 1

Portugal: Catarina Barradas, Sara Monteiro, Inês Silva, Margarida Machado (Susana Silva, 52′), Diana Gomes, Mariana Fong, Nadine Cordeiro (c), Margarida Sousa, Francisca Cardoso (Cláudia Tecedeiro, 58′), Leandra Pereira e Bárbara Azevedo
Suplentes não utilizadas: Ana Oliveira, Inês Galvão, Carolina Ferreira, Josephine Monteiro e Rita Cheganças
Treinadora: Susana Cova
Golos: Inês Silva (25′)
Disciplina: cartão amarelo a Diana Gomes (13′), Francisca Cardoso (54′)

República Checa: Alexandra Vaníčková, Nela Čížková, Andrea Majerová (c), Veronika Králová, Tereza Braunerouplentesvá, Eliška Janíková, Eliška Kovaříková, Antonie Stárová, Karolína Křivská, Markéta Sehnálková e Veronika Mášová (Denisa Veselá
Suplentes não utilizadas: Alexandra Horáčková, Eliška Jášová, Adéla Dáňová, Alžběta Chlumová, Kristýna Daňková e Šarlota Novotná
Treinadora: Eva Haniaková
Golos: Antonie Stárová (12′)
Disciplina: cartão amarelo a Tereza Braunerouplentesvá (24′)

ZAP/Lusa/FPF

 

PARTILHAR

RESPONDER

Federer acusado de manobrar a tabela ATP

Contas da associação de tenistas foram alteradas por causa do coronavírus. Roger Federer está no quinto lugar mas só disputou um torneio ao longo de 2020. Em ano anormal, contas anormais: a tabela oficial da Associação …

Astrónomo do Instituto SETI garante que vamos encontrar extraterrestres até 2036

Seth Shostak, astrónomo e astrofísico do Instituto SETI (Search for Extraterrestrial Intelligence) está convencido de que os humanos vão encontrar uma civilização extraterrestre inteligente até 2036. “O SETI duplica a velocidade aproximadamente a cada dois anos …

Mais leve e elegante. Assim é a nova e-bike que vai chegar às ruas da Europa

A startup Urban Cycles Oy, com sede em Helsínquia, demarcou uma espécie de lacuna no mercado europeu de bicicletas elétricas e por isso quis preenchê-la. O objetivo era produzir uma bicicleta elegante e mais leve. Um …

Incêndio reduz a maior ilha de areia do mundo a metade. É Património da Humanidade

Quase metade de Fraser, a maior ilha de areia do mundo, que se situa no nordeste da Austrália e foi classificada como Património da Humanidade pela UNESCO, foi destruída por um incêndio florestal. O incêndio queimou …

"Toca de bruxaria" permaneceu até agora numa casa do século XVI. Encontrados crânios de cavalo e veneno

Uma casa cheia de objetos ocultos foi recentemente alvo de grande interesse. O espaço estava localizado dentro de numa casa do século XVI no País de Gales, e encontrava-se repleto de objetos ocultos, incluindo crânios …

Em 1843, o primeiro cartão de Natal foi considerado "escandaloso" (agora vai ser leiloado pela Christie)

Um exemplar do primeiro cartão de Natal impresso comercialmente, em 1843, que retratava uma cena da era vitoriana que escandalizou a população, vai ser posto à venda esta sexta-feira e é considerado um item raríssimo. Este …

Marcelo quer alívio de restrições no Natal sem pôr em xeque janeiro

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, afirmou esta sexta-feira esperar que a "possível exceção" no Natal ao quadro de restrições para conter a covid-19 "seja bem entendida e bem vivida" e não provoque …

Bill Gates diz que o mundo estará de volta à normalidade já na primavera de 2021

Bill Gates, que desde 2015 tinha vindo a lançar alguns alertas sobre uma possível pandemia, deixou agora uma mensagem de esperança ao dizer que acredita que os EUA irão voltar ao normal na primavera de …

Mais um passo na hegemonia. China constrói aldeia nos Himalaias, em zona também disputada pela Índia e pelo Butão

Novas imagens de satélite mostram que a China construiu uma aldeia nos Himalaias, ao longo de uma fronteira que também é disputada pela Índia e pelo Butão, e que foi palco de um impasse agressivo …

João Félix eleito jogador do mês da liga espanhola. Ronaldo vence prémio em Itália

O português João Félix, do Atlético de Madrid, foi eleito o melhor jogador da Liga espanhola de futebol do mês de novembro. O luso revelou-se uma peça fundamental durante todo o mês e ajudou a equipa …