/

Portugal é dos países da Europa mais afetados por bactérias resistentes

(dr) Hospital de São João

De acordo com um novo estudo do centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças, Portugal é o quarto país mais afetado por bactérias resistentes a antibióticos. Só a Itália, Grécia e Roménia registam pior posicionamento.

Os danos provocados por estas infeções na população da Europa são mesmo comparáveis aos da gripe, tuberculose e HIV/sida combinados e têm vindo a agravar-se desde 2007, revela o mais recente estudo, a que o jornal Público teve acesso.

Tal como nota o documento, bebés e os idosos são as principais vítimas destas infeções que todos os anos matam 33 mil pessoas na Europa. Mais de metade dos infetados (24 mil) estão associados a um serviço de saúde, como hospitais ou centros de saúde.

Em Portugal, o estudo estima que tenha havido 24.021 infeções e 1158 mortes, em 2015.

A média europeia nota que, por cada 100 mil habitantes, há cerca 131 infeções. Destas, seis causam a morte do paciente infetado e a perda de 170 anos de vida saudável.

À frente do nosso pais só a Itália, a Grécia e a Roménia que lideram a lista dos países com mais, mais mortes e consequências das infeções resistentes. O peso destas infeções é mais evidente no sul e leste da Europa.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.