Portugal foi o país da União Europeia onde o desemprego jovem mais cresceu

José Sena Goulão / Lusa

Um quarto dos jovens portugueses continua desempregado. Entre setembro e outubro do ano passado, Portugal foi o país da União Europeia onde o desemprego jovem mais cresceu.

Entre setembro e outubro do ano passado, Portugal foi o país da União Europeia onde o desemprego jovem mais cresceu, passando de 24,6% para 25,6%.

Ainda é cedo para dizer se a tendência veio para ficar ou se estamos perante uma subida pontual, algo que o Instituto Nacional de Estatística (INE) ajudará a explicar com os dados mensais que serão divulgados esta segunda-feira.

Ainda assim, este crescimento contraria a tendência de descida registada na maioria dos países, e há um conjunto de fatores que podem explicar que um quarto dos jovens continue desempregado.

De acordo com o Público, a desadequação entre a formação e as necessidades das empresas, a retoma do emprego em setores que não valorizam as qualificações mais elevadas ou a reformulação dos estágios apoiados pelo Estado.

Em contraste com a redução da taxa de desemprego global e com a melhoria do mercado de trabalho, verificou-se no terceiro trimestre de 2017 um agravamento do desemprego jovem, em comparação com o trimestre anterior, interrompendo assim a descida em cadeia verificada desde o início do ano.

“Tenho alguma dificuldade em acompanhar a leitura de que o desemprego jovem esteja a evoluir em contraciclo com a evolução global do mercado de emprego”, disse ao Público Miguel Cabrita, secretário de Estado do Emprego.

“Se olharmos para os últimos dois anos tínhamos uma taxa de desemprego jovem que estava acima dos 30% e no terceiro trimestre de 2017 tínhamos 24,2%, em linha com a evolução da taxa de desemprego global. Houve nalguns meses uma evolução em cadeia positiva, mas é normal que aconteça”, explica.

Ainda assim, Miguel Cabrita não nega que a taxa de desemprego jovem ainda é elevada e “uma preocupação“. O economista João Cerejeira afirmou, por sua vez, que a taxa continua muito alta e que se inverteu “a tendência de descida deste agregado”.

Ao jornal, adiantou algumas hipóteses para o que está a acontecer: “Há que destrinçar se esta evolução tem mais a ver com a estrutura da economia, ou se decorre de outros fatores como a alteração das regras dos estágios profissionais em meados de 2017″.

Taxa de desemprego caiu para 8,4% em outubro

Segundo o Eco, a taxa de desemprego voltou a descer em outubro de 2017 para 8,4%, o valor mais baixo desde fevereiro de 2005. Os dados foram avançados esta segunda-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Agora, o INE estima que a população desempregada seja de 435 mil pessoas – menos 4,6 mil do que o registado no mês anterior. Já a população empregada deverá ser de 4.730,7 mil pessoas, mais 12,1 mil trabalhadores do que o verificado em setembro.

Para o mês de novembro, o INE projeta nova queda, para 8,2%.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Após 2 anos preso, Pedro Dias assume três homicídios e diz-se arrependido

Pedro Dias, conhecido pelos homicídios de Aguiar da Beira, manifesta-se arrependido pelos crimes por que foi condenado a 25 anos de prisão, após cumprir dois anos da pena. Um arrependimento que é também um assumir …

Orçamento da UE. Proposta agrava corte de Portugal na coesão em 2 mil milhões

A proposta do presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, prevê um corte de 2 mil milhões de euros no envelope da coesão para Portugal. Os chefes de Estado e de Governo da União Europeia iniciaram esta …

Russos atormentam Estados Unidos outra vez. Presidenciais são o alvo

Os serviços secretos norte-americanos estão convencidos de que os russos estão, novamente, a tentar influenciar as presidenciais daquele país. Faltam nove meses para as eleições presidenciais norte-americanas, mas já há suspeitas de que os russos estão …

Processo obscuro e pouco transparente. Expansão do Metro do Porto cria mal-estar

O alargamento do Metro do Porto está a criar mal-estar entre algumas autarquias da área Metropolitana do Porto. Os autarcas falam num processo obscuro e pouco transparente. O protocolo para consolidação da expansão da rede de …

Barcelona contrata jogador com o mercado fechado (mas Leganés não pôde fazer o mesmo)

O Barcelona foi autorizado a contratar um jogador com o mercado fechado, mas o pedido do Leganés foi rejeitado. O clube perdeu Braithwaite para o clube catalão. O FC Barcelona anunciou, esta quinta-feira, a contratação do …

Portugueses gastam 160 euros por ano na "epidemia das raspadinhas". 11 vezes mais do que os espanhóis

De acordo com um estudo recente, há cada vez mais pessoas a chegarem aos consultórios médicos com a doença do jogo patológico desencadeada pela raspadinha. Num artigo científico publicado na The Lancet, Pedro Morgado e Daniela …

Direita chega ao jogo das comissões no MB Way. PSD e Chega juntam-se ao PS

O PSD quer alargar serviços dentro das contas de baixo custo e incluir transferências via a aplicação da SIBS. O Chega quer eliminar custos nessas transações. Depois da esquerda, é a vez da direita marcar terreno …

Fãs de Kobe Bryant em luto estão a deixar flores na sepultura errada

Numa tentativa de prestar homenagem ao ex-basquetebolista, vários fãs de Kobe Bryant em luto estão a deixar flores na sua sepultura. O problema é que o têm na campa de outra pessoa. Quase um mês depois …

Precários das escolas ganham menos 170 euros por mês ao entrarem nos quadros

Nas escolas, os psicólogos que passem a efetivos através do PREVPAP passam a ganhar menos 170 euros por mês. Há outros trabalhadores na mesma situação. Os psicólogos precários que trabalham em escolas passam a ganhar menos …

Numa Liga Europa "aportuguesada", o Sporting foi o único a rugir

O Sporting foi a única equipa portuguesa a conseguir vencer nos 16-avos-de-final da Liga Europa. Benfica, FC Porto e SC Braga saíram derrotados dos seus respetivos jogos. A Liga Europa é casa dos emblemas portugueses esta …