Portugal foi o país da União Europeia onde o desemprego jovem mais cresceu

José Sena Goulão / Lusa

Um quarto dos jovens portugueses continua desempregado. Entre setembro e outubro do ano passado, Portugal foi o país da União Europeia onde o desemprego jovem mais cresceu.

Entre setembro e outubro do ano passado, Portugal foi o país da União Europeia onde o desemprego jovem mais cresceu, passando de 24,6% para 25,6%.

Ainda é cedo para dizer se a tendência veio para ficar ou se estamos perante uma subida pontual, algo que o Instituto Nacional de Estatística (INE) ajudará a explicar com os dados mensais que serão divulgados esta segunda-feira.

Ainda assim, este crescimento contraria a tendência de descida registada na maioria dos países, e há um conjunto de fatores que podem explicar que um quarto dos jovens continue desempregado.

De acordo com o Público, a desadequação entre a formação e as necessidades das empresas, a retoma do emprego em setores que não valorizam as qualificações mais elevadas ou a reformulação dos estágios apoiados pelo Estado.

Em contraste com a redução da taxa de desemprego global e com a melhoria do mercado de trabalho, verificou-se no terceiro trimestre de 2017 um agravamento do desemprego jovem, em comparação com o trimestre anterior, interrompendo assim a descida em cadeia verificada desde o início do ano.

“Tenho alguma dificuldade em acompanhar a leitura de que o desemprego jovem esteja a evoluir em contraciclo com a evolução global do mercado de emprego”, disse ao Público Miguel Cabrita, secretário de Estado do Emprego.

“Se olharmos para os últimos dois anos tínhamos uma taxa de desemprego jovem que estava acima dos 30% e no terceiro trimestre de 2017 tínhamos 24,2%, em linha com a evolução da taxa de desemprego global. Houve nalguns meses uma evolução em cadeia positiva, mas é normal que aconteça”, explica.

Ainda assim, Miguel Cabrita não nega que a taxa de desemprego jovem ainda é elevada e “uma preocupação“. O economista João Cerejeira afirmou, por sua vez, que a taxa continua muito alta e que se inverteu “a tendência de descida deste agregado”.

Ao jornal, adiantou algumas hipóteses para o que está a acontecer: “Há que destrinçar se esta evolução tem mais a ver com a estrutura da economia, ou se decorre de outros fatores como a alteração das regras dos estágios profissionais em meados de 2017″.

Taxa de desemprego caiu para 8,4% em outubro

Segundo o Eco, a taxa de desemprego voltou a descer em outubro de 2017 para 8,4%, o valor mais baixo desde fevereiro de 2005. Os dados foram avançados esta segunda-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Agora, o INE estima que a população desempregada seja de 435 mil pessoas – menos 4,6 mil do que o registado no mês anterior. Já a população empregada deverá ser de 4.730,7 mil pessoas, mais 12,1 mil trabalhadores do que o verificado em setembro.

Para o mês de novembro, o INE projeta nova queda, para 8,2%.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

EUA acusado de prometer contrapartidas a Cabo Verde pela extradição de testa-de-ferro de Maduro

O antigo juiz espanhol Baltasar Garzón, que coordena a defesa de Alex Saab, detido em Cabo Verde e considerado testa-de-ferro do Presidente venezuelano Nicolás Maduro, acusou na quinta-feira os Estados Unidos (EUA) de prometerem contrapartidas …

Bispo italiano sugeriu a padre que pagasse 20 mil euros a vítima de pedofilia

O bispo católico de Como, em Itália, afirmou ter sugerido a um jovem padre suspeito de pedofilia que pagasse 20 mil euros à suposta vítima para encerrar uma investigação interna ao caso ocorrido numa residência …

Governo reforça financiamento de projetos LGBTI com 50 mil euros

O Governo vai reforçar em 50 mil euros o financiamento de projetos de organizações que atuem na defesa dos direitos das pessoas lésbicas, gays, bissexuais, trans e intersexo (LGBTI), anunciou o gabinete da secretária de …

CDS pede ao Governo "um plano de desconfinamento controlado, à inglesa"

Francisco Rodrigues dos Santos quer que o Executivo apresente um plano de desconfinamento que permita a retoma da atividade de alguns setores. Esta sexta-feira, o presidente do CDS-PP insistiu na necessidade de o Governo apresentar um …

Para os idosos que estão em lares, visitar a família sem isolamento poderá acontecer em maio

A CNIS estima que, com todos os idosos residentes em lares vacinados, maio possa ser o mês da libertação depois de mais de um ano de pandemia, confinamentos e restrições apertadas. DGS diz que orientações …

UE retalia e declara chefe da missão venezuelana "persona non grata"

A União Europeia (UE) decidiu, esta quinta-feira, declarar a chefe da missão venezuelana em Bruxelas persona non grata, respondendo ao anúncio feito por Caracas de dar 72 horas à embaixadora comunitária para abandonar o país. "Por …

Novo problema num Boeing 777 leva a aterragem de emergência na Rússia

Um Boeing 777 da companhia aérea russa Rossiya fez uma aterragem de emergência em Moscovo, esta sexta-feira, devido a um problema de motor, uma semana depois de um incidente semelhante com um aparelho do mesmo …

Covid-19. Mais 1.027 casos e 58 mortes em Portugal

Portugal registou hoje 58 mortes e 1.027 novos casos de infeção nas últimas 24 horas, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). O boletim epidemiológico desta sexta-feira, divulgado pela Direção-Geral da Saúde, dá conta de 1.027 novos …

Costa anuncia "passaporte sanitário" para circulação na UE (e aposta em novos modelos económicos)

O primeiro-ministro António Costa anunciou esta sexta-feira que a Comissão Europeia vai preparar um documento para facilitar a circulação entre países da União Europeia (UE). Segundo avançou o Correio da Manhã, este "passaporte sanitário", que estará …

Vírus já circulava "de forma silenciosa" em Portugal em fevereiro (e veio principalmente do Reino Unido)

O Reino Unido, com mais casos, e a Itália, com mais peso na transmissão comunitária, foram os países com maior impacto no início da pandemia de covid-19 em Portugal, revela esta sexta-feira um estudo do …