Com a suspensão temporária das importações de energia a Espanha, o preço da eletricidade em Portugal quadriplicou em comparação com os nossos vizinhos.
Uma semana após o maior apagão da Península Ibérica em décadas, as causas concretas do incidente que deixou Portugal e Espanha às escuras no dia 28 de abril continuam por esclarecer.
Desde então, Portugal mantém suspensas as importações de eletricidade de Espanha, uma medida que deverá prolongar-se, pelo menos, até esta terça-feira. Esta limitação está a gerar fortes impactos económicos, uma vez que os consumidores portugueses não conseguem beneficiar dos preços baixos praticados atualmente no mercado espanhol.
Segundo dados da plataforma Omie, esta segunda-feira, o preço médio da eletricidade em Espanha situar-se-á nos 10,89 euros por megawatt hora (MWh), enquanto em Portugal o valor médio ascende aos 43,94 euros por MWh — mais do quádruplo. A diferença de mais de 33 euros por MWh representa uma das maiores disparidades de sempre entre os dois países desde a criação do Mercado Ibérico de Eletricidade (Mibel) em 2007, aponta o Expresso.
A razão para esta disparidade prende-se com o chamado market splitting, fenómeno que ocorre quando as interligações entre os dois mercados atingem o seu limite e deixam de permitir trocas comerciais. A ausência de vento em Portugal na passada segunda-feira agrava a situação, reduzindo drasticamente a produção eólica e forçando maior dependência de fontes mais caras, como gás natural e hidroeletricidade.
A estimativa do sobrecusto para os consumidores portugueses apenas nesta segunda-feira é de 4,2 milhões de euros, considerando o diferencial de preço e o volume de eletricidade transacionado (128 GWh). Se o cenário se prolongar, uma família média poderá pagar até mais 6,6 euros por mês (antes de impostos), apenas em função do aumento dos preços grossistas.
Entretanto, tanto os governos de Portugal e Espanha como as autoridades europeias (ENTSOE e ACER) anunciaram investigações para apurar as causas exatas do apagão e avaliar a atuação das operadoras na recuperação do sistema. A expectativa é que, com a estabilização da rede, as interligações elétricas entre os dois países sejam retomadas nos próximos dias.
Apagão na Europa
-
5 Maio, 2025 Portugal está a pagar 4 vezes mais pela eletricidade do que Espanha devido ao apagão
Não construam uma central nuclear ou duas…. Um dia estamos a pagar 50 cêntimos ao kwh
Esperemos que NÃO. Prefiro pagar mais pela electricidade do que deixar uma “prenda-bolo” nuclear, para os meus netos.
Em Portugal tudo é caro. Carros, impostos, bilhas de gás e tudo mais. Menos o carne de porco. Já foi assim há 51 anos. Qual a novidade?
Para saber o porquê disto?
Corrupção e amigos