Temido admite que Portugal não está a conseguir quebrar cadeias de transmissão

António Cotrim / Lusa

A ministra da Saúde, Marta Temido, admitiu esta sexta-feira que Portugal não está a conseguir interromper cadeias de transmissão do novo coronavírus, frisando que isso não pode levar a desistir de o tentar.

“Estamos a ter dificuldade em quebrar as cadeias de transmissão, estão a manter-se relativamente persistentes e, portanto, pusemos no terreno um conjunto de instrumentos adicionais”, afirmou a governante numa conferência de imprensa de acompanhamento da situação da pandemia da covid-19 em Portugal.

Na mesma declaração à comunicação social, a ministra da Saúde afirmou que a rede do Serviço Nacional de Saúde (SNS) tem capacidade para garantir o que dela se precisar, mas isso não pode, nem deve, fazer “baixar a guarda”.

A governante deixou uma mensagem de tranquilidade quanto ao sistema de saúde que dá e continuará a dar resposta às necessidades assistenciais. “Mesmo que todos estejam cansados, os profissionais do SNS continuam a estar lá, a saúde pública está a fazer o seu trabalho, os hospitais estão a fazer o seu trabalho e os cuidados de saúde primários estão a fazer o seu trabalho”, reforçou Marta Temido.

A governante disse que nem sempre têm explicações evidentes para a evolução das doenças, mas aos serviços e ao sistema de saúde, mais do que todo o resto, incumbe dar resposta às necessidades assistenciais e, isso, está a ser feito e continuará a ser feito.

Portugal tem, nesta data, 402 camas de enfermaria ocupadas com doentes com covid-19 e 67 de cuidados intensivos, disse. Nesta sequência, a ministra vincou que o país tem 21.500 camas hospitalares no SNS e 534 de cuidados intensivos polivalentes de adultos.

“A rede de SNS tem capacidade de garantir o que dela se precisar neste momento, mas isso não nos deve e não nos pode fazer baixar a guarda. Podem estar certos que não a baixaremos”, concluiu a ministra da saúde.

Puxão de orelhas de Costa?

Questionada sobre uma alegada intervenção irritada do primeiro-ministro para lhe tirar a palavra numa reunião do Governo e do Presidente da República com especialistas, que foi notícia na revista Visão, Marta Temido afirmou em tom irónico que, “se o primeiro-ministro ‘puxou as orelhas’ à ministra da Saúde, teria certamente razão, embora os castigos corporais sejam pouco da nossa forma de trabalhar”.

“Todos começamos a ficar bastante cansados e gostaríamos de poder voltar a página da covid-19. É natural que se perca alguma da tranquilidade e possamos perguntar-nos se as coisas estão a evoluir no melhor sentido”, declarou.

A pandemia de covid-19 já provocou quase 487 mil mortos e infetou mais de 9,6 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência AFP.

Em Portugal, morreram 1.555 pessoas das 40.866 confirmadas como infetadas, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Será que ainda vai demorar muito tempo até que esta pseudo-ministra e a outra baralhada da DGS deixem alguém competente assumir funções?
    Isto começa a parecer os incêndios…

  2. Mas falta responsabilidade à ministra ou à populaça que anda para aí já em festanças? Quanto aos transportes públicos nem é bom falar!!! Quem é que pode ser padre numa freguesia assim? Acham mesmo que a culpa das coisas estarem a correr mal é só da ministra? Qual seria ” a competência” capaz de gerir a pandemia com transportes públicos apinhados, festas à porta fechada e outras ilegalidades ? Assim não dá, nem com um Ronaldo da saúde!!!!

    • Ó rapública… então quem é que disse que podia haver arraiais e festas do avante? Quem é que tolerou o 1º de maio? Quem é que disse que não se deviam usar máscaras? Quem é que disse que podíamos todos rumar a Fátima no 13 de maio?
      O rapública tem andado por cá ou confinou-se na lua?

  3. …………”admitiu esta sexta-feira que Portugal não está a conseguir interromper cadeias de transmissão do novo coronavírus”……………..Nem Portugal nem os outros países!……..o que seria de ademirar era se alguns país o conseguisse dado que este virus não é um virus normal, mas antes um virus creado para guerra bacteriológica…….e era bom se de uma vez por todas, quer politicos quer imprensa, fossem honestos e informassem correctamente o público. Tal como o H1N1 e o Ébola este virus foi fabricado intencionalmente para atacar o ser humano e nenhuma máscara, das que se usam vulgarmente hoje em dia têm qualquer efeito na prevenção da infeção por este virus…….informação credivel, feita por virólogos de renome e outras entidades, é coisa que não falta na internet………assim que não há nenhum ministro, seja ele de que país fôr, que tenha a capacidade de proteger a sua população deste vírus espalhado pelo mundo intencionalmente…………seria mais útil se politicos e imprensa, em vez de andarem, como de costume com verborreias, politicamente correctas, informassem os cidadãos do risco real deste vírus. Talvez assim as pessoas se compenetrassem na real necessidade de, no seu dia a dia, terem práticas defensivas contra a dessiminação deste bicho. Tambem não seria mal se os governos se unissem contra aqueles que intencionalmente espalharam este virus pelo mundo…….e que já avisaram que outros virus virão…………informação sobre o assunto é tambem coisa que não falta na internet…………a não ser que estejam “colaborantes” com essa gente que desde há algum tempo tem andado a praticar actos contra a humanidade………………é mais cego o que não quer ver, que o verdadeiro cego!

    • Ó Alfredo… e que tal aprender a escrever antes de vir para aqui comentar?!! Isso está miserável! Nem o meu filho de 7 anos! Depois, o conteúdo é um chorrilho de disparates. Essa teoria da conspiração é de quem anda a ver muitas séries e a prosa, é de quem pouco lê. Experimente ver menos e ler mais. Fica com as ideias mais arrumadas e sempre aprende a escrever.

RESPONDER

Quem bebe café tem melhor controlo motor e maior nível de atenção, diz estudo

Um investigador da Universidade do Minho (UMinho) concluiu que consumidores de café têm melhor controlo motor, maiores níveis de atenção e alerta e que a cafeína tem "benefícios na aprendizagem e na memória", divulgou esta …

Pas de Deux cósmico. NASA mostra dois buracos negros a distorcer a luz à sua volta

A NASA publicou um vídeo em que mostra um par de buracos negros com milhões de vezes a massa do Sol que executam um pas de deux hipnótico. A visualização da NASA mostra como os buracos …

Inteligência Artificial recriou a voz de Einstein (e é possível fazer-lhe perguntas)

Graças à Inteligência Artificial, os fãs do Nobel da Física Albert Einstein podem agora "falar" com o físico alemão online. Segundo o site IFLScience, a ideia partiu das empresas Aflorithmic e UneeQ, sediadas no Reino Unido …

O SUV BZ4X lança o mote para a nova sub marca de elétricos da Toyota

A Toyota apresentou o primeiro modelo 100% elétrico da BZ, acrónimo de Beyond Zero (além do zero), sub marca da fabricante nipónica dedicada exclusivamente aos elétricos. O SUV BZ4X será o primeiro de uma ofensiva …

A "tele-escola" em 2006: Gisela conta como era

20 de abril de 2020: o regresso da escola à RTP, agora com a designação Estudo Em Casa. Um ano depois desse momento, cruzámo-nos com uma jovem que nasceu em 1994 e que ainda estudou …

O famoso consumo de chá de Jane Austen liga a escritora ao comércio de escravos

O consumo de chá de Jane Austen vai ser submetido a "interrogatório histórico" sobre as suas ligações à escravatura, de acordo com o diretor de um museu dedicado à autora inglesa. A casa da escritora na …

Júri declara ex-polícia Derek Chauvin culpado da morte de George Floyd

Os jurados do julgamento do ex-agente da polícia acusado do homicídio do afro-americano George Floyd chegaram a acordo sobre o veredito esta terça-feira. Derek Chauvin foi considerado culpado. A decisão dos jurados, reunidos desde segunda-feira num …

Lago "assassino" matou cerca de 1.800 pessoas em apenas alguns minutos (e a história pode repetir-se)

A noite de 21 de agosto de 1986 parecia ser igual a outra qualquer. Até que, por volta das 21h30, ouviu-se um barulho muito estranho no Lago Nyos, no noroeste dos Camarões. E em minutos, …

Nigéria. Youtube fecha canal de pastor que pretende "curar a homossexualidade"

O pastor nigeriano TB Joshua apelou aos seus seguidores a "rezarem pelo YouTube" e a não responderem através do ódio ao encerramento do seu canal naquela plataforma, onde colocou vídeos em que afirmava "curar a …

Esquemas de Wall Street alimentaram a crise de 2008. Está a voltar a acontecer o mesmo

Bancos têm erroneamente relatado dados de rendimento inflacionados que comprometem a integridade dos valores imobiliários resultantes. Foi há mais de 12 anos que foi anunciada a falência do Lehman Brothers, o quarto maior banco de investimento …