Portugal não é a Grécia. Mas o resultado pode vir a ser o mesmo

11

Manfred Weber / Twitter

O eurodeputado alemão Manfred Weber, do Partido Popular Europeu.

Um governo do PS com o apoio de Bloco de Esquerda e PCP pode vir a ser “desastroso” para Portugal. Quem o prevê é o eurodeputado alemão Manfred Weber, do Partido Popular Europeu.

Num artigo de opinião no Diário Económico, o deputado democrata-cristão alemão tece duras críticas a António Costa e aos seus aliados de Esquerda e vaticina que Portugal pode vir a encontrar-se numa situação de colapso financeiro semelhante à da Grécia.

O eurodeputado alemão começa por notar que respeita “totalmente a soberania de Portugal”, mas afiança que o seu texto não é sobre “democracia”, mas “sobre o populismo e o radicalismo que crescem um pouco por toda a Europa”.

Referindo-se em concreto a Portugal, Manfred Weber destaca que “as reformas que tanto custou alcançar poderão estar a um passo de ser destruídas” por “uma contra-natura aliança de partidos pró-Europeus com anti-europeus“.

“Portugal não é a Grécia. E o PS não é o PASOK. Mas o resultado pode muito bem vir a ser o mesmo”, constata também o democrata-cristão alemão.

No seu artigo de opinião, Manfred Weber ainda nota que é “evidente que o partido socialista atravessa um vazio ideológico e trilha um caminho populista, indiferente se este o leva refém da esquerda radical”.

E alerta que “quando o populismo dá as mãos ao radicalismo, o resultado é e sempre será desastroso”.

“A adopção de uma agenda de cariz radical arrisca a quebra das receitas e um aumento da despesa pública, deitará por terra todos os esforços realizados”, avisa também o deputado germânico.

Na defesa das medidas tomadas pelo governo de Passos Coelho, Manfred Weber considera que Portugal “recuperou a sua credibilidade, ao levar a cabo o enorme esforço de ajustamento económico com coragem, esperança e determinação”, conseguindo assim “uma saída limpa, aumento das exportações, queda do desemprego e um crescimento económico”.

Nas críticas aos socialistas portugueses e aos seus aliados de Esquerda, o político alemão ainda refere que “o assalto ao poder revelou o desespero do grande derrotado que quer ganhar a qualquer custo, por mais alto que este seja”.

Manfred Weber também fala dos “extremistas” que “advogam medidas radicais de ruptura e conflito” e dos “populistas, vazios de ideologia” que “nunca se refreiam de prometer o que não podem cumprir”.

ZAP

11 Comments

  1. Não ouvimos este tótó profetizar acerca da VW e outras que poderão estar para vir no país dele, ou sobre os atentados de Paris o que era de Louvar. Deve ser o Portas alemão, gente que não quer saber da politica muito menos do poder.

  2. O que se espera de comentários de um membro do Partido a que pertence.?
    Qual a credibilidade? Noticias destas, que deveriam comportar também comentários de outras correntes politicas, que são publicados em órgãos de informação internacionais carecem dessas noticias tambémPorque é a nossa CS,tão tendenciosa? Pensarão que somos todos débeis mentais?

  3. Espera aí. Não foi este que falou na corrupção que envolveu a venda à Grécia e a Portugal dos submarinos Made in Germany?

    Pois, não foi.

  4. Não foi este senhor que se insurgiu contra a corrupção na venda dos submarinos alemães à Grécia e a Portugal?
    Não? Desculpem o engano.

  5. porque será que este senhor deputado alemão não se preocupa em ajudar o seu governo a resolver os problemas que tem e que não são poucos e são graves ? porque é que andam sempre a desviar a atenção dos seus concidadãos para os problemas dos outros países e não falam nos problemas deles ?

  6. Radicalismo? Só se fôr de direita! De esquerda?… É o Após-Calipso! O homem fala em radicalismo… E o que é que ele diz aqui. Ou é direita ou é a catástrofe! Mais radical que isto não há! “olha para o que eu digo não olhes para o que eu faço”

    Uuuuuuuu!!!!! O fantasma do comunismo (direita de esquerda) anda no ar…
    Mas digo: Se tiver de escolher entre a extrema direita e a extrema esquerda (espero que não chegue a tanto…) nem hesito!…

  7. Mas desde quando, isto é uma noticia que acrescente alguma informação?
    Quem é o tendencioso, que seleciona para aqui publicar, este tipo de comentários de um qualquer deputado tendencioso, como se isso fosse alguma verdade minimamente credível?
    Infelizmente, está-se a extinguir a informação independente!!!

  8. Muita azia por aqui vai nos comentários, até parece que no final daria para comparar a economia de Portugal com a alemã, mas até poderá ser que com a magia de Costa e a alergia de PCP/BE aos alemães estes venham a formar um governo que prescinda de ajuda externa e lhes façam ver como afinal os portugueses não são apenas blá blá e que existe na esquerda portuguesa grandes cérebros para pôr tudo isto a marchar sobre rodas, só espero é que não nos saia mais um Siryza que nada precisava e quase 100 mil milhões de euros já estão anunciados para ajuda.

  9. Mais um “comentário” encomendado!. Este é “primo” de quem? Porque nunca comentou o processo dos submarinos? Não vou perder tempo!…

  10. Para os que beatificam a ignorância. Só para esses:
    Varoufakis dixit – “A Grécia e Portugal são muito semelhantes em muitas coisas importantes e bastante diferentes noutras”!!! “…Não conseguimos sair, simplesmente por via de uma melhor governação ao nível do Estado.”???
    .
    Na perspectiva do bloquista Varoufakis, Portugal, face à “dívida portuguesa agregada (pública e privada) está tão falido como a Grécia“. ???
    .
    Deixem o alemão da mão… Enfrentem a realidade… Com o abrir dos cordões à bolsa, mais despesa da esquerda? Não serão contas de “sumir”?

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.