Portugal não deve conseguir ter rede 5G ainda este ano

As burocracias entre as empresas e a Anacom devem levar a que a rede 5G só comece a ser implementada no início de Janeiro de 2022.

Segundo avança o ECO, será muito difícil Portugal conseguir ter uma rede 5G ainda este ano e que caso ainda se consiga, não deverá acontecer antes das últimas semanas de Dezembro.

A causa desta demora é a burocracia entre as operadoras e Anacom. Depois do fim do leilão que teve mais de 200 dias de licitações, o Conselho de Administração da Anacom aprovou o projecto de relatório do leilão na quinta-feira, que terá agora de ser “submetido a audiência prévia dos candidatos licitantes” num prazo de dez dias, “ou seja, até ao dia 18 de novembro”.

Depois disto, a Anacom tem um prazo de cinco dias para aprovar o relatório final do leilão e tem de decidir sobre a atribuição dos direitos de utilização de frequências aos licitantes vencedores até 23 de Novembro.

O mesmo jornal avança que continuam a faltar outros procedimentos burocráticos, como o pagamento das frequências que ganharam o leilão até 7 de Dezembro. A Anacom tem depois 20 dias úteis para atribuir as licenças às empresas, o que pode só estar pronto a 4 de Janeiro.

Estas datas coincidem com as previsões da Anacom feitas depois do leilão do 5G estar concluído, que apontavam para finais de Dezembro ou início de Janeiro para o lançamento dos primeiros tarifários.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.