Portugal na corrida para receber “gigafábrica” de baterias da Volkswagen

(dr) )Volkswagen

Portugal está na corrida para receber uma fábrica de baterias da Volkswagen, que deverá começar a funcionar em 2026, ao lado de Espanha e França.

De acordo com o jornal Público, Portugal está na corrida, juntamente com Espanha e França, para receber uma fábrica de baterias da Volkswagen. A decisão vai depender das condições que o fabricante alemão encontrar em cada um dos países, disse o chief technology officer da VW, Thomas Schmall.

Segundo o plano apresentado esta segunda-feira, o grupo alemão quer ter seis destas “gigafábricas” na Europa, cada uma com uma capacidade produtiva anual de 40 GWh, sendo que duas das localizações já estão escolhidas.

Trata-se de uma unidade já existente na Suécia, que será atualizada para aumentar a sua capacidade e deverá estar pronta em 2023, e outra que está a ser construida em Salzgitter, na Alemanha, e deverá estar concluída em 2025.

O grupo alemão pretende ter, em 2026, a terceira fábrica na parte ocidental da Europa, que ficará então em Portugal, em Espanha ou em França. No ano seguinte, a Volkswagen quer também uma fábrica no leste da Europa, que poderá ser na República Checa, na Polónia ou na Eslováquia.

As duas últimas fábricas, segundo a apresentação, deverão estar prontas até 2039, mas não se sabe ainda onde estarão localizadas.

Questionado pelo jornal sobre esta possibilidade, fonte oficial do Ministério da Economia disse acreditar no potencial do país. “Mantemos contactos próximos com a VW sobre diversos assuntos de interesse para a empresa e o país e estamos convictos que Portugal apresenta várias vantagens para o acolhimento de investimento industrial.”

Este anúncio foi, por sua vez, recebido com surpresa na Autoeuropa, fábrica portuguesa do fabricante alemão em Palmela. Até porque, como conta o mesmo diário, há uns dias o presidente-executivo da Volkswagen esteve na Catalunha, ao lado do rei e do primeiro-ministro espanhóis, para o anúncio da criação de uma parceria público-privada para a produção de baterias elétricas.

Nunca ouvi falar disso. O cenário apontava para passarmos à eletrificação só lá para 2030, até porque entretanto surgiu o anúncio em Espanha e o Governo português não tinha ainda mostrado abertura para um projeto destes”, afirmou Fausto Dionísio, presidente da Comissão de Trabalhadores da Autoeuropa.

ZAP //

 

 

PARTILHAR

RESPONDER

Novo (e nono) caso positivo de covid-19 no Euro 2020

Billy Gilmour não vai participar no último jogo da Escócia na fase de grupos, que pode terminar com uma qualificação inédita. Há mais um futebolista infetado pelo novo coronavírus, entre os que foram convocados para a …

Governo britânico estuda isenção de quarentena para vacinados

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, admitiu esta segunda-feira estar a avaliar a possibilidade de isentar de quarentena pessoas totalmente vacinadas contra a covid-19 que cheguem do estrangeiro, mas evitou falar sobre a expansão da “lista …

Ministra da Saúde quer “ganhar tempo” com vacinação para conter variante Delta

A ministra da Saúde admitiu esta segunda-feira que a variante Delta do coronavírus SARS-Cov-2 se tornará dominante em Portugal e disse que a estratégia é acelerar a vacinação contra a covid-19. “O que estamos a assistir …

Pais de bombeiro que morreu relatam vegetação lastimável na EN 236-1

Os pais do bombeiro Gonçalo Conceição, que morreu na sequência de queimaduras nos incêndios de Pedrógão Grande, relataram esta segunda-feira, no Tribunal Judicial de Leiria, que a vegetação junto à Estrada Nacional (EN) 236-1 estava …

Em 2020, nasceram em casa o dobro dos bebés do ano anterior. Mas não existe regulamentação

No último ano, os partos em casa aumentaram para quase o dobro em Portugal. No entanto, esta é uma realidade ainda sem regulamentação e que as seguradoras recusam financiar. Mais de 1100 mulheres optaram por …

Noah brincou e "comportou-se de forma muito normal". Alta hospitalar já foi autorizada

A criança de dois anos e meio que esteve desaparecida mais de 30 horas em Proença-a-Velha, concelho de Idanha-a-Nova, teve esta segunda-feira alta do Hospital Amato Lusitano, disse a diretora clínica daquela unidade hospitalar de …

Espanha. Indultos aos líderes catalães serão aprovados na terça-feira, anuncia Sánchez

O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, informou que o conselho de ministros vai aprovar na terça-feira a concessão de indultos aos líderes independentistas catalães, anúncio feito esta segunda-feira, no Grande Teatro do Liceu, em Barcelona. "Amanhã [terça-feira], …

Número de desempregados inscritos nos centros de emprego recua em maio

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego recuou 1,7% em maio em termos homólogos e 5,1% face a abril, segundo dados divulgados hoje pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP). De acordo com …

BE quer retirar da fatura elétrica taxa de carbono paga às barragens e eólicas

A coordenadora do Bloco de Esquerda anunciou, em Torres Novas, a apresentação de uma proposta para que os portugueses deixem de pagar taxa de carbono na energia produzida pelas barragens e eólicas, a exemplo do …

"Eternizar" moratórias de crédito "é negativo", defende Centeno

O governador do Banco de Portugal (BdP), Mário Centeno, defendeu esta segunda-feira que não se pode "eternizar" as moratórias de crédito, concedidas para fazer face aos efeitos da pandemia na economia, e que empresas e …