Portugal consegue a maior redução de emissões de CO2 da UE

1

holgerrings / Flickr

Durante o ano de 2018, Portugal registou uma redução de 9% das suas emissões de dióxido de carbono, tendo conseguido a maior redução da União Europeia (UE).

O valor conseguido por Portugal é mais do que o triplo das reduções que os países da União Europeia conseguiram em média, avançou o Eurostat. O Governo aplaude a notícia, adiantando que, no próximo ano, vai conseguir uma redução da mesma ordem de grandeza e, assim, assegurar a posição de líder europeu no combate às alterações climáticas.

Ao Público, o ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, afirmou acreditar “que Portugal vai beneficiar economicamente do facto de ser líder nestas matérias”, confirmando que não tem qualquer intenção de a perder para um outro país.

Os números registam uma redução de 2,6% das emissões de CO2 provenientes da combustão de combustíveis fósseis na UE, com Portugal a liderar a tabela, com uma quebra de 9% de 2017 para 2018. A Bulgária registou o segundo maior recuo nas emissões (-8,1%), seguindo-se a Irlanda (-6,8%), a Alemanha (-5,4%), a Holanda (-4,6%) e a Croácia (-4,3%).

Por outro lado, os oito Estados-membros que aumentaram o número de emissões de dióxido de carbono geradas por combustíveis fósseis são a Letónia (8,5%), Malta (6,7%), Luxemburgo (3,7%), Polónia (3,5%), Eslováquia (2,4%), Finlândia (1,9%) e Lituânia (0,6%).

As emissões de CO2 representam cerca de 80% do total de gases com efeito de estufa na UE. As metas que Portugal se propõe atingir até 2030 apontam para que 80% da energia consumida tenha origem em energias renováveis e que haja uma redução entre 45% e 55% das emissões de gases com efeito de estufa relativamente aos níveis de 2005.

De acordo com o matutino, a escolha do ano de 2005 é justificada por ter sido o ano em que houve um pico na emissão destes gases.

ZAP //

1 Comment

  1. É normal,o país cada vez está menos industrializado.Estamos a viver cada vez mais de serviços e agricultura.Esta é a grande conquista do governo ps!Não tarda e andaremos todo com uma enxada às costas!!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.