Portugal leva dois filmes ao festival de Berlim

cinema

O festival de cinema de Berlim, que se inicia hoje com “The Grand Budapest Hotel”, de Wes Anderson, conta este ano, na competição oficial, com as curtas-metragens “As rosas brancas”, de Diogo Costa Amarante, e “Taprobana”, de Gabriel Abrantes.

As duas produções portuguesas competem pelo Urso de Ouro, o prémio máximo do festival, sendo exibidas em estreia mundial.

As rosas brancas“, sobre memória, perda e morte, é o quinto filme de Diogo Costa Amarante, depois da ficção “Down here” (2011) e dos documentários “In January, perhaps” (2009), “We have legs/Time flies” (2008) e “Jumate/Jumate” (2007), todos eles premiados. A curta-metragem conta com coprodução dos Estados Unidos, onde o realizador fez estudos de cinema.

Taprobana“, de Gabriel Abrantes, é uma coprodução entre Portugal, Sri Lanka e Dinamarca, descrita como uma comédia que acompanha a lua-de-mel do poeta Luís Vaz de Camões. Gabriel Abrantes, artista plástico e realizador, é autor de filmes como “Zwazo” (2012), “Palácios de Pena” (2011) e “A History of mutual respect” (2010).

Do júri que escolherá a melhor curta-metragem faz parte o programador e produtor Nuno Rodrigues, cofundador do festival Curtas de Vila do Conde e da Agência da Curta-Metragem.

O programa do festival conta ainda com a curta-metragem “Fernando que ganhou um pássaro do mar”, dos realizadores brasileiros Felipe Bragança e Helvécio Marins Jr.. Este filme, produzido por Nuno Rodrigues, e será exibido extra-concurso no programa Forum Expanded.

No “Doc Station”, programa dedicado ao documentário que decorre em paralelo, vai estar a realizadora Salomé Lamas, com outros nove cineastas, com o projeto “El Dorado – La Rinconada”.

A 64.ª edição da Berlinale, o Festival Internacional de Cinema de Berlim, decorre até 16 de fevereiro.

A competição internacional de longas-metragens conta com “The Grand Budapest Hotel”, de Wes Anderson, “Aimer, boire et chanter”, de Alain Resnais, a produção brasileira “Praia do Futuro”, de Karim Aïnouz, e “Boyhood”, de Richard Linklater.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Descoberto o ingrediente secreto para desenvolver um escudo contra radiação espacial mortal

Investigadores da Universidade Estadual da Carolina do Norte desenvolveram uma nova técnica para proteger eletrónicos da tecnologia de exploração militar e espacial da radiação ionizante. A nova abordagem é mais económica do que as técnicas …

Guardas e familiares das vítimas pediram clemência. Mas Nicholas Sutton foi executado

O norte-americano foi executado, esta quinta-feira, no Tennessee, devido ao assassinato de quatro pessoas, apesar de alguns pedidos de clemência por parte de guardas prisionais e familiares das vítimas. De acordo com a CNN, Nicholas Sutton, …

O primeiro drone acrobático tripulado de sempre é testado a fazer piruetas

Um novo vídeo mostra que o "Big Drone", da Drone Champions AG, é capaz de fazer acrobacias alucinantes com um passageiro dentro. A tecnologia dos drones melhora de vento em popa com o passar dos anos …

Fenómeno extremo ameaça corais na Grande Barreira na Austrália. E já matou quase metade

A Grande Barreira de Coral da Austrália pode estar a enfrentar a terceira "descoloração" no espaço de cinco anos, fenómeno provocado por um aumento da temperatura das águas do mar. Como avançou o Expresso, este fenómeno …

Trump critica cerimónia dos Óscares, "Parasitas" e Brad Pitt

O Presidente norte-americano criticou a cerimónia dos Óscares, esta quinta-feira, nomeadamente a atribuição do prémio de Melhor Filme para o sul-coreano "Parasitas" e ainda o ator Brad Pitt. Na noite desta quinta-feira, num comício em Colorado …

Paris lança número de emergência para fazer frente à crise de percevejos

O Governo francês lançou uma campanha, esta quinta-feira, para fazer frente à crise de percevejos que se instalou em Paris. Segundo a agência France-Press, citada pelo The Guardian, casas e hotéis da capital francesa estão a …

"Radical chique" e "ressentido". Filho de Paulo Branco pode ter sido o pivot do escândalo sexual em França

Juan Branco, o filho do produtor de cinema Paulo Branco, é o homem do momento em França. O advogado de 30 anos saltou para as luzes dos média no âmbito da divulgação do vídeo sexual …

Alcochete. "Se Mustafá estivesse lá aquilo não tinha acontecido"

O arguido Emanuel Calças disse, esta sexta-feira, em tribunal que, se Mustafá estivesse com o grupo que invadiu a academia do Sporting, "aquilo não tinha acontecido". "Tenho a certeza de que se o Mustafá estivesse presente …

Coronavírus ameaça o têxtil português (mas também é uma "oportunidade")

O sector têxtil nacional está ameaçado e pode parar a produção já em Março. Tudo devido à falta de matéria-prima que vem da China e que se deve à epidemia do novo coronavírus. A "situação …

Governo diz que prejuízo da TAP "não foi um desvio qualquer" e que já devia ter tido lucro em 2018 e 2019

O ministro das Infraestruturas disse, esta sexta-feira, que o orçamento que a comissão executiva da TAP apresentou ao Conselho de Administração para 2018 e 2019 previa lucro e que o prejuízo de 105,6 milhões "não …