Jessica Gow / EPA

Iolanda canta ‘Grito’ na meia-final do Festival Eurovisão da Canção 2024
A “rainha” Suécia volta a aparecer no primeiro lugar das previsões. Festival da RTP começa apenas no próximo sábado.
O Festival da Canção 2025 está quase a começar, em palco. A primeira meia-final está marcada para o próximo sábado, dia 22 de Fevereiro.
No sábado seguinte, 1 de Março, realiza-se a segunda meia-final e depois será disputada a final no dia 8 de Março. Sempre ao sábado à noite, sempre nos estúdios RTP em Lisboa.
Ainda não se sabe que músicas estarão na final do festival português, quanto mais a vencedora dessa final e representante de Portugal no Festival Eurovisão da Canção deste ano.
Mesmo assim, mesmo sem se saber nada, Portugal aparece no top-10 dos favoritos à vitória na Eurovisão.
O portal Eurovision World apresenta a média de diversas casas de apostas e coloca no primeiro lugar a “rainha” Suécia. O país que já ganhou o evento sete vezes aparece até algo destacado, com 13% de probabilidade de vencer em 2025 – mas também nem se sabe qual é a música sueca que estará no Festival.
Finlândia (9%) e França (8%) completam o pódio das favoritas, à frente de Israel, Bélgica, Estónia, Malta e Chéquia – todos estes países já têm música escolhida.
No 9.º lugar dos favoritos está o segundo país que não tem música definida… Portugal. Com apenas 3% de probabilidade de vencer, tal como Chéquia, Itália, Áustria, Alemanha, Países Baixos e Lituânia.
Mas os números vão mudar muito daqui até ao dia 17 de Maio, dia da final da Eurovisão em Basileia, Suíça.
Nos últimos anos, Portugal ficou três vezes no top-10 da final do Festival Eurovisão da Canção: vitória de Salvador Sobral em 2017, Maro ficou no 9.º lugar em 2022 e, no ano passado, Iolanda foi 10.ª classificada.