Portugal entra no Europeu de sub-21 com vitória. Titularidade de Thierry contestada

Igor Kupljenik / EPA

A seleção portuguesa de futebol de sub-21 estreou-se esta quinta-feira com uma vitória na fase final do Europeu da categoria, ao vencer a Croácia por 1-0, em encontro da primeira jornada do Grupo D, em Koper, na Eslovénia.

Naquele que foi o primeiro jogo neste Europeu de sub-21, Portugal entrou cheio de confiança e assertividade frente à Croácia. Ainda assim, a bola parecia não querer entrar e o nulo foi-se mantendo ao longo da partida.

O portista Fábio Vieira marcou o único golo do encontro, aos 68 minutos, depois de um passe de Dany Mota, dois jogadores lançados por Rui Jorge já na segunda parte.

Portugal não só dominou no que toca à posse de bola (66% contra 34%), como também fez quase o dobro dos passes dos croatas (765 contra 390).

A formação das ‘quinas’, que precisa de ficar num dos dois primeiros lugares para chegar aos quartos de final, volta a jogar no domingo, frente à Inglaterra, que perdeu por 1-0 com a Suíça, culpa de um golo de Dan Ndoye, aos 78 minutos.

Titularidade de Thierry Correia criticada

Indubitavelmente, Portugal tem uma das equipas mais talentosas da competição e o onze inicial escolhido pelo selecionador dos sub-21, Rui Jorge, foi: Diogo Costa; Thierry Correia, Diogo Queirós, Diogo Leite e Diogo Dalot; Vitinha, Florentino Luís e Gedson Fernandes; Francisco Trincão, Tiago Tomás e Pedro Gonçalves.

No banco tinha ainda mais talentos do futebol português, pelo que Rui Jorge poderia ter escolhido um onze diferente, também ele recheado de qualidade.

Ainda assim, o foco das críticas esteve em Thierry Correia. Nas redes sociais difundem-se várias opiniões de que o lateral de 22 anos do Valência não seria a melhor opção. Já na altura da convocatória, a inclusão do ex-Sporting foi contestada.

Rui Jorge optou por colocar Diogo Dalot à esquerda, dando espaço para que Thierry ficasse à direita da defesa. O analista Tiago Estêvão não só criticou a convocatória, como também diz ser “impressionante” a titularidade de Thierry Correia com tanto talento no banco (e em casa).

O jornalista Tomás da Cunha diz que a aposta em Thierry não se justifica visto que não é por falta de opções. “Dalot está bastante condicionado na esquerda e as limitações técnicas de Thierry Correia trouxeram várias perdas na construção”, lê-se no tweet divulgado.

Daniel Costa, ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.