/

Portugal em Europeus: as últimas três derrotas foram (todas) contra a Alemanha

Philipp Guelland / EPA

Hummels vs Ronaldo, Portugal vs Alemanha

Em 90 minutos, Portugal não era derrotado numa fase final de um Europeu desde a estreia no Europeu 2012. Recorde as seleções que bateram Portugal, até agora.

“Já não posso ver os franceses à frente”. Esta frase passou a ser uma rotina em muitos adeptos portugueses de futebol, depois das derrotas diante da França, em grandes competições.

As meias-finais memoráveis dos Europeus 1984 e 2000, além da meia-final do Mundial 2006, não são esquecidas pelos lusos – mas a Alemanha começa a tirar o posto à França, sobretudo em Europeus.

Portugal perdeu neste sábado contra a Alemanha por 4-2, na sua primeira derrota no Europeu 2020. Aliás, foi a primeira derrota de Portugal (em 90 minutos) nos últimos 13 jogos em fases finais de campeonatos da Europa.

A última derrota portuguesa num Europeu, antes do desaire em Munique, havia sido na estreia no Europeu 2012, contra a Alemanha, por 1-0. E a penúltima derrota acontecera na despedida do Europeu 2008, contra…a Alemanha. Nos quartos-de-final, na altura; vitória alemã por 3-2.

Nas últimas quatro edições do torneio (incluindo a atual), Portugal perdeu quatro vezes – três delas frente à Alemanha. A exceção foi a Suíça, na última jornada da fase de grupos do Euro 2008, quando a seleção lusa já estava apurada para os quartos-de-final.

Sete derrotas, mas “grande” só a Alemanha

Novamente incluindo o Europeu 2020, Portugal já participou em oito fases finais e foi derrotado, em 90 minutos, somente sete vezes: três vezes contra a Alemanha, duas diante da Grécia (não é preciso lembrar onde e quando foi), uma frente à Suíça e ainda uma, a primeira, contra a República Checa, em 1996.

É um balanço muito positivo, no que diz respeito a derrotas em Europeus no tempo regulamentar: em 37 jogos, sete desaires.

Curiosamente, excluindo a Alemanha, nenhuma das derrotas se verificou contra um “grande” europeu. Portugal já defrontou Espanha, França, Inglaterra, Holanda… E nunca perdeu. Ou, quando perdeu, essa derrota surgiu já no prolongamento ou nas grandes penalidades.

  Nuno Teixeira, ZAP //

 


CLASSIFICAÇÃO DO GRUPOCalendário de Jogos patrocinado por Solverde

Calendário de jogos no Especial ZAP Euro 2020

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.