Portugal vai seguir a “lógica da escada” no Euro 2020?

Há 25 anos, a seleção nacional iniciou uma sequência curiosa em fases finais de Europeus de futebol. Se prolongar essa sequência, não vai passar dos quartos-de-final neste torneio. Ou só chegará aos oitavos-de-final.

Portugal participou até agora em sete fases finais de Europeus de futebol, seis delas consecutivas. Desde 1996 até 2016 foram seis presenças seguidas e sempre com uma sequência, uma espécie de subida de três degraus, executada duas vezes.

Ideia confusa? Talvez. Analisando essa sequência, a ideia fica mais clara.

Europeu 1996: Portugal voltou à fase final de um Europeu, 12 anos depois da primeira e única experiência, até então. Fase de grupos muito boa, com duas vitórias e um empate, mas derrota nos quartos-de-final contra a República de Checa, com direito a um famoso “chapéu” de Poborský.

Em 2000, provavelmente a seleção portuguesa mais elogiada de sempre subiu um degrau, esteve a um passo da final mas perdeu frente à França numa famosa meia-final (alguém se esquece de Abel Xavier?).

A primeira final foi alcançada em 2004. Subida de mais um degrau. Mas os gregos…

Quatro anos depois, no Europeu 2008, Portugal regressou à base da fase a eliminar. Ou seja, voltou a superar a fase de grupos mas perdeu logo a seguir, nos quartos-de-final, diante da poderosa Alemanha.

2012 viu um apertado duelo ibérico, no qual a Espanha levou a melhor. Portugal chegou às meias-finais e ficou-se por aí.

O Europeu 2016 foi conquistado por Portugal, na sua segunda final.

Portugal em Europeus de futebol (desde 1996)

1996: quartos-de-final
2000: meias-finais
2004: final
2008: quartos-de-final
2012: meias-finais
2016: final

Após este esquema, e após a explicação anterior, percebe-se a “lógica da escada” referida no título.

Se esta sequência se prolongar, neste Euro 2020 a seleção portuguesa não vai passar dos quartos-de-final.

Ou nem passará dos oitavos-de-final, se tivermos em conta que agora esse é o primeiro degrau depois da fase de grupos. Em 1996 e em 2008, o contexto foi esse: Portugal foi afastado no primeiro jogo depois da fase de grupos.

Nuno Teixeira, ZAP //

 


CLASSIFICAÇÃO DO GRUPOCalendário de Jogos patrocinado por Solverde

Calendário de jogos no Especial ZAP Euro 2020


Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.