Portugal foi o “patinho feio”, mas volta a estar em contraciclo com a Europa (por bons motivos)

Mário Cruz / Lusa

Portugal destaca-se agora por apresentar uma tendência de redução de novos casos de infeção pelo novo coronavírus, ao contrário de outros países europeus.

Quando o novo coronavírus começou a ganhar terreno no continente europeu, Portugal foi elogiado no estrangeiro. O país apressou-se a fechar-se em casa e conseguiu achatar a curva de novos casos de infeção, além de ter feito esforços para que as mortes pela doença não disparassem.

No entanto, em meados de junho, Portugal foi em contramão e passou a ser o “patinho feio” da Europa.

A análise é do Jornal de Negócios, que escreve esta sexta-feira que o país começou a apresentar números superiores e uma tendência de subida, numa altura em que muitos países europeus viam os casos de covid-19 diminuir.

Agora, a situação parece ter-se invertido novamente. Desde meados de julho, o número de novos casos em Portugal tem descido diariamente, uma realidade que não se verifica noutros países europeus, sublinha o matutino.

Dados do Our World in Data (OWID), analisados pelo Negócios, evidenciam que Portugal tem registado, na última semana, menos de 200 casos diários, ficando abaixo de países como Espanha, França, Itália, Bélgica, Holanda, Alemanha e Suécia.

Mas as boas notícias não transparecem apenas no número de infeções, mas também na tendência: nestes países, o número de infetados está a acelerar diariamente, enquanto que em Portugal está a abrandar.

Esta situação está a fazer com que alguns países europeus voltem a adotar medidas de restrição: é o caso da Catalunha, onde só são permitidos ajuntamentos até 10 pessoas, ou do Leste de França, onde o uso de máscara é obrigatório mesmo ao ar livre. Por sua vez, Antuérpia decidiu impor um “recolher obrigatório” desde o final de julho e nos restaurantes só é permitido que um máximo de quatro pessoas se sente na mesma mesa.

Esta quinta-feira, Portugal registou mais três mortes e 213 novos casos de covid-19. Segundo o boletim diário da Direção-Geral de Saúde, dos 213 novos casos, 147 são na região de Lisboa e Vale do Tejo (69%). No total, o número de pessoas infetadas pela doença é agora de 52.061.

ZAP //

PARTILHAR

13 COMENTÁRIOS

    • O que é que cheira? O número de casos nunca é fiável. Os números aliá têm que ser médias, pelo menos, de 3 dias e quase ninguém liga a isso. O número de mortes é um indicador fiável. Passar o tempo a lançar descrédito serve para sindicalistas, políticos das Ordens de Médicos e de Enfermeiros, mas é uma tradição triste e atrasado do nosso país. E prejudicial, claro.

    • exactamente, é nisso de “manipulações” que os chicos tugas são dos “Melhores do Mundo”. Usam isso até à exaustão.
      QUem estiver pela frente é cilindrado, como um Cilindro de Asfalto!
      Os gajos aldrabam tudo e mais alguma coisa, e voces que venham com o “DIreito, Leis, Juies e Tribunai” para provarem o contrario!
      Gente rafeira ao extremo!

  1. Acho que os outros países é que andaram a enganar, aos outros e a eles próprios, nos períodos em que se andavam a tomar decisões sobre aberturas de fronteiras e criação de corredores aéreos. Essas decisões foram tomadas, foram beneficiados e aguentaram o engano tanto quanto conseguiram, ou seja, até agora.
    Nós estamos na mesma, como sempre estivemos, embora relativamente aos outros parecer que piorámos e que melhorámos.

  2. Eiiii comentadores agoirentos sempre do contra! É só política.
    Porque é que não pode ser verdade? Porque não convém à cor politica dos que por aqui dão bitaites?

  3. Já Estamos Fartos desta ..psiconeurovirulugistica.. Já é tempo de Cada um de Nós por fim ao Virus. psiconeurovirlogistica.. TENHI DITO,,

  4. Calma q já estão a subir
    O tuga é daqueles q mesmo a fazer acha q é o maior
    Já somos o patinho bonito mas as fronteiras continuam condicionadas a portugal!
    Adoro este jornalismo narcisista

RESPONDER

Desapareceu tão misteriosamente como apareceu o monólito do deserto do Utah (e apareceu outro na Roménia)

O monólito de metal descoberto, na semana passada, no meio do deserto do Utah, nos EUA, desapareceu sem deixar rasto. O mistério adensa-se em torno do objecto que alguns já apelidaram de "extraterrestre", até porque …

The Crown: O que é verdade e ficção na nova temporada?

Não é novidade que as famílias reais da Europa, em especial a família real britânica, sempre despertaram muita curiosidade e interesse por parte do público. Desta forma, a plataforma de streaming Netflix decidiu investir, em …

Hubble avista possível "jogo de sombras" do disco em torno de um buraco negro

Algumas das vistas mais deslumbrantes do nosso céu ocorrem ao pôr-do-Sol, quando a luz do Sol penetra nas nuvens, criando uma mistura de raios brilhantes e escuros formados pelas sombras das nuvens e pelos feixes …

No Japão, houve mais suicídios num mês do que mortes por covid-19 no ano todo

No mês de outubro, o número de suicídios no Japão foi superior ao número de mortes por covid-19 desde o início da pandemia. De acordo com os dados do governo, foram registados 2153 suicídios no …

YouTube cria o primeiro videoclipe "infinito" de sempre. Reúne todas as versões de "Bad Guy" de Billie Eilish

"Bad Guy" de Billie Eilish tornou-se o primeiro vídeo de música infinito de sempre. Celebrando o facto de ter atingido a marca de mil milhões de visualizações, a artista juntou-se ao YouTube e criou uma …

Marítimo 1 - 2 Benfica | Águia faz terapia no “divã” de Pizzi

Após duas derrotas consecutivas para o campeonato (contra o Boavista e o Braga), o Benfica regressou às vitórias, na visita ao Marítimo, por 2-1. Um resultado que não disfarça as dificuldades e a intranquilidade que …

A Coreia do Sul vai ter táxis aéreos. Serão usados em serviços de emergência e turismo

A empresa chinesa de mobilidade aérea EHang concluiu três voos de teste na Coreia do Sul para demonstrar o seu novo transporte de passageiros. Trata-se de um táxi aéreo com capacidade de resposta de emergência …

Tartarugas marinhas transportadas para a Flórida depois de sofrerem reação hipotérmica

Quarenta tartarugas marinhas em vias de extinção foram transportadas para a Florida, nos Estados Unidos, depois de sofrerem uma reação de hipotermia na costa de Massachusetts. Quando as tartarugas marinhas são expostas à água fria por …

Apoiante de Trump doou 2,5 milhões para combater os resultados eleitorais. Agora, quer o dinheiro de volta

Um investidor de capital de risco da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, que doou 2,5 milhões de dólares para ajudar o ainda Presidente norte-americano, Donald Trump, a contestar os resultados eleitorais que deram a …

Petição de Cristina Ferreira contra cyberbullying já reúne mais de 37 mil assinaturas

Cristina Ferreira lançou este sábado (28) uma petição contra o ódio e a agressão na internet que já conta com mais de 37 mil assinaturas. O objetivo é levar este tema à Assembleia da República. Cristina …