Portugal foi o “patinho feio”, mas volta a estar em contraciclo com a Europa (por bons motivos)

Mário Cruz / Lusa

Portugal destaca-se agora por apresentar uma tendência de redução de novos casos de infeção pelo novo coronavírus, ao contrário de outros países europeus.

Quando o novo coronavírus começou a ganhar terreno no continente europeu, Portugal foi elogiado no estrangeiro. O país apressou-se a fechar-se em casa e conseguiu achatar a curva de novos casos de infeção, além de ter feito esforços para que as mortes pela doença não disparassem.

No entanto, em meados de junho, Portugal foi em contramão e passou a ser o “patinho feio” da Europa.

A análise é do Jornal de Negócios, que escreve esta sexta-feira que o país começou a apresentar números superiores e uma tendência de subida, numa altura em que muitos países europeus viam os casos de covid-19 diminuir.

Agora, a situação parece ter-se invertido novamente. Desde meados de julho, o número de novos casos em Portugal tem descido diariamente, uma realidade que não se verifica noutros países europeus, sublinha o matutino.

Dados do Our World in Data (OWID), analisados pelo Negócios, evidenciam que Portugal tem registado, na última semana, menos de 200 casos diários, ficando abaixo de países como Espanha, França, Itália, Bélgica, Holanda, Alemanha e Suécia.

Mas as boas notícias não transparecem apenas no número de infeções, mas também na tendência: nestes países, o número de infetados está a acelerar diariamente, enquanto que em Portugal está a abrandar.

Esta situação está a fazer com que alguns países europeus voltem a adotar medidas de restrição: é o caso da Catalunha, onde só são permitidos ajuntamentos até 10 pessoas, ou do Leste de França, onde o uso de máscara é obrigatório mesmo ao ar livre. Por sua vez, Antuérpia decidiu impor um “recolher obrigatório” desde o final de julho e nos restaurantes só é permitido que um máximo de quatro pessoas se sente na mesma mesa.

Esta quinta-feira, Portugal registou mais três mortes e 213 novos casos de covid-19. Segundo o boletim diário da Direção-Geral de Saúde, dos 213 novos casos, 147 são na região de Lisboa e Vale do Tejo (69%). No total, o número de pessoas infetadas pela doença é agora de 52.061.

ZAP //

PARTILHAR

13 COMENTÁRIOS

    • O que é que cheira? O número de casos nunca é fiável. Os números aliá têm que ser médias, pelo menos, de 3 dias e quase ninguém liga a isso. O número de mortes é um indicador fiável. Passar o tempo a lançar descrédito serve para sindicalistas, políticos das Ordens de Médicos e de Enfermeiros, mas é uma tradição triste e atrasado do nosso país. E prejudicial, claro.

    • exactamente, é nisso de “manipulações” que os chicos tugas são dos “Melhores do Mundo”. Usam isso até à exaustão.
      QUem estiver pela frente é cilindrado, como um Cilindro de Asfalto!
      Os gajos aldrabam tudo e mais alguma coisa, e voces que venham com o “DIreito, Leis, Juies e Tribunai” para provarem o contrario!
      Gente rafeira ao extremo!

  1. Acho que os outros países é que andaram a enganar, aos outros e a eles próprios, nos períodos em que se andavam a tomar decisões sobre aberturas de fronteiras e criação de corredores aéreos. Essas decisões foram tomadas, foram beneficiados e aguentaram o engano tanto quanto conseguiram, ou seja, até agora.
    Nós estamos na mesma, como sempre estivemos, embora relativamente aos outros parecer que piorámos e que melhorámos.

  2. Eiiii comentadores agoirentos sempre do contra! É só política.
    Porque é que não pode ser verdade? Porque não convém à cor politica dos que por aqui dão bitaites?

  3. Já Estamos Fartos desta ..psiconeurovirulugistica.. Já é tempo de Cada um de Nós por fim ao Virus. psiconeurovirlogistica.. TENHI DITO,,

  4. Calma q já estão a subir
    O tuga é daqueles q mesmo a fazer acha q é o maior
    Já somos o patinho bonito mas as fronteiras continuam condicionadas a portugal!
    Adoro este jornalismo narcisista

RESPONDER

Portugueses esperam quase até aos 40 para comprar casa

Um barómetro que avalia a preferência dos consumidores na hora de comprar um imóvel indica que a maioria dos portugueses só liquida o crédito à habitação após a reforma. O indicador destaca ainda que os portugueses …

Moedas fecha lista para a Câmara de Lisboa

O candidato à Câmara de Lisboa, Carlos Moedas, já fechou a equipa que o vai acompanhar nas próximas autárquicas. O anúncio de que a lista de Carlos Moedas para a Câmara de Lisboa está fechada será …

Abaixo-assinado apelida Bolsonaro de genocida após 550.000 mortes no Brasil

Dezenas de personalidades e organizações da sociedade civil portuguesa subscreveram um abaixo-assinado de solidariedade internacional para com o Brasil, no qual apelidam o Presidente, Jair Bolsonaro, de "genocida" após mais de 550.000 mortes devido à …

Jovens com 18 ou mais anos já podem agendar a vacina contra a covid-19

O autoagendamento da vacina contra a covid-19 para pessoas com 18 ou mais anos ficou disponível, esta quarta-feira, no portal da Direção-Geral da Saúde (DGS). "O auto-agendamento para os utentes com idade igual ou superior a …

Juiz Carlos Alexandre aceita proposta de pagamento de caução de Joe Berardo

O juiz Carlos Alexandre aceitou, esta quarta-feira, a proposta e a forma de pagamento da caução de cinco milhões de euros apresentada pelo empresário madeirense no processo da Caixa Geral de Depósitos. A decisão favorável do …

Mais 13 mortes e 3452 casos de covid-19 nas últimas 24 horas

Portugal registou, esta quarta-feira, mais 13 mortes e 3452 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 3452 novos …

MPT junta-se a PDR e pedem que Nós, Cidadãos! seja banido das autárquicas pelo TC

O MPT juntou-se ao PDR e ambos pedem que o Nós, Cidadãos! seja impedido de "apresentar candidaturas" às eleições autárquicas de setembro. Em junho, o PDR deu entrada com um pedido no Tribunal Constitucional (TC) para …

Relatório revela envolvimento da Igreja Católica em 100 casos de pedofilia na Polónia

Uma comissão estatal que analisou as denúncias de crimes de pedofilia registadas na Polónia entre 2017 e 2020 denunciou na terça-feira que quase um terço dos casos estudados, num total superior a 300 processos, envolvem …

Polícias voltam aos protestos por causa do subsídio de risco em dia de nova reunião com o Governo

Elementos da PSP e da GNR voltam esta quarta-feira aos protestos por causa do subsídio de risco, uma concentração que vai decorrer enquanto os sindicatos e associações socioprofissionais estão reunidos no Ministério da Administração Interna …

Vieira continua em domiciliária. MP vai pedir reforço de garantias de caução

O Ministério Público (MP) vai pedir reforço de garantias de caução por entender que o uso das ações da SAD do Benfica não é a forma apropriada. O Correio da Manhã avança, esta manhã, que o …