/

Portugal foi o “patinho feio”, mas volta a estar em contraciclo com a Europa (por bons motivos)

13

Mário Cruz / Lusa

Portugal destaca-se agora por apresentar uma tendência de redução de novos casos de infeção pelo novo coronavírus, ao contrário de outros países europeus.

Quando o novo coronavírus começou a ganhar terreno no continente europeu, Portugal foi elogiado no estrangeiro. O país apressou-se a fechar-se em casa e conseguiu achatar a curva de novos casos de infeção, além de ter feito esforços para que as mortes pela doença não disparassem.

No entanto, em meados de junho, Portugal foi em contramão e passou a ser o “patinho feio” da Europa.

A análise é do Jornal de Negócios, que escreve esta sexta-feira que o país começou a apresentar números superiores e uma tendência de subida, numa altura em que muitos países europeus viam os casos de covid-19 diminuir.

Agora, a situação parece ter-se invertido novamente. Desde meados de julho, o número de novos casos em Portugal tem descido diariamente, uma realidade que não se verifica noutros países europeus, sublinha o matutino.

Dados do Our World in Data (OWID), analisados pelo Negócios, evidenciam que Portugal tem registado, na última semana, menos de 200 casos diários, ficando abaixo de países como Espanha, França, Itália, Bélgica, Holanda, Alemanha e Suécia.

Mas as boas notícias não transparecem apenas no número de infeções, mas também na tendência: nestes países, o número de infetados está a acelerar diariamente, enquanto que em Portugal está a abrandar.

Esta situação está a fazer com que alguns países europeus voltem a adotar medidas de restrição: é o caso da Catalunha, onde só são permitidos ajuntamentos até 10 pessoas, ou do Leste de França, onde o uso de máscara é obrigatório mesmo ao ar livre. Por sua vez, Antuérpia decidiu impor um “recolher obrigatório” desde o final de julho e nos restaurantes só é permitido que um máximo de quatro pessoas se sente na mesma mesa.

Esta quinta-feira, Portugal registou mais três mortes e 213 novos casos de covid-19. Segundo o boletim diário da Direção-Geral de Saúde, dos 213 novos casos, 147 são na região de Lisboa e Vale do Tejo (69%). No total, o número de pessoas infetadas pela doença é agora de 52.061.

ZAP //

13 Comments

    • O que é que cheira? O número de casos nunca é fiável. Os números aliá têm que ser médias, pelo menos, de 3 dias e quase ninguém liga a isso. O número de mortes é um indicador fiável. Passar o tempo a lançar descrédito serve para sindicalistas, políticos das Ordens de Médicos e de Enfermeiros, mas é uma tradição triste e atrasado do nosso país. E prejudicial, claro.

    • exactamente, é nisso de “manipulações” que os chicos tugas são dos “Melhores do Mundo”. Usam isso até à exaustão.
      QUem estiver pela frente é cilindrado, como um Cilindro de Asfalto!
      Os gajos aldrabam tudo e mais alguma coisa, e voces que venham com o “DIreito, Leis, Juies e Tribunai” para provarem o contrario!
      Gente rafeira ao extremo!

  1. Acho que os outros países é que andaram a enganar, aos outros e a eles próprios, nos períodos em que se andavam a tomar decisões sobre aberturas de fronteiras e criação de corredores aéreos. Essas decisões foram tomadas, foram beneficiados e aguentaram o engano tanto quanto conseguiram, ou seja, até agora.
    Nós estamos na mesma, como sempre estivemos, embora relativamente aos outros parecer que piorámos e que melhorámos.

  2. Eiiii comentadores agoirentos sempre do contra! É só política.
    Porque é que não pode ser verdade? Porque não convém à cor politica dos que por aqui dão bitaites?

  3. Já Estamos Fartos desta ..psiconeurovirulugistica.. Já é tempo de Cada um de Nós por fim ao Virus. psiconeurovirlogistica.. TENHI DITO,,

  4. Calma q já estão a subir
    O tuga é daqueles q mesmo a fazer acha q é o maior
    Já somos o patinho bonito mas as fronteiras continuam condicionadas a portugal!
    Adoro este jornalismo narcisista

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.