Portugal coloca duas instituições entre as 30 melhores escolas de negócios da Europa

Os critérios para a elaboração do ranking consistem no desempenho combinado de cada instituição nos rankings de MBA, MBA Executivo, Mestrado em Gestão e programas de educação executiva.

As escolas de negócios da Universidade Nova de Lisboa e da Universidade Católica de Lisboa figuram entre as 30 melhores da Europa, de acordo com o Financial Times, que publica esta segunda-feira o seu ranking europeu. Existem ainda outras três instituições portuguesas na lista, nomeadamente o ISEG da Universidade de Lisboa, sendo esta a primeira vez que Portugal tem cinco representantes.

De acordo com o jornal Público, a Nova School of Business continua a ser a melhor escola de negócio nacional, à semelhança do que aconteceu nos últimos anos. Este ano regista uma subida de mais três posições, arrecadando o 24.º lugar da lista europeia do mesmo jornal internacional.

Daniel Traça, diretor da Nova SBE, entende que este resultado “consolida o trabalho da instituição”, que já havia alcançado um lugar no “top 15″ mundial com Mestrado Internacional em Finanças (11ª. posição) e Mestrado Internacional em Gestão (15ª. posição mundial).

Os critérios para a elaboração do ranking consistem no desempenho combinado de cada instituição nos rankings de MBA, MBA Executivo, Mestrado em Gestão e programas de educação executiva. São ainda tidos em consideração o “prémio” ou acréscimo salarial conseguido após o término da formação, o vencimento atual dos antigos alunos de cada escola e a percentagem de mulheres e estrangeiros nos corpos docentes.

Neste último critério, a Católica Lisboa School of Business & Economics está em vantagem, com 38% de professores estrangeiros e 70% de alunos internacionais de mais de 60 nacionalidades. A nível europeu situa-se na posição 27, dois postos acima do ano passado.

Como tal, Filipe Santos, diretor da instituição, destaca que a Católica “é um hub de atração de talento de docentes e alunos de nível mundial, um gerador de conhecimento de ponta em economia e gestão”.

Da lista final fazem ainda parte outras três escolas de negócios nacionais: o Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG), da Universidade de Lisboa, uma estreia com entrada direta para o 65 lugar; a Porto Business School, da Universidade do Porto, em 59.º; e a escola de negócios do ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, na 67.ª posição.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.