//

El Mundo destaca Portugal como um dos cinco melhores países para os reformados viverem

O jornal espanhol El Mundo destacou Portugal como um dos cinco melhores países do mundo para os reformados aproveitarem a vida, com base em algumas premissas: viver muito bem, com pouco dinheiro, enquanto se descobre o património cultural, gastronómico e natural de um sítio.

Nesta lista, onde o país ocupa a terceira posição, estão a Tailândia, o Peru, a Costa Rica e o Panamá, segundo avançou na quarta-feria o Observador.

Para esta distinção contam fatores como a distância e a “facilidade” cultural: “Se não procura uma mudança de vida demasiado profunda mas quer aproveitar a reforma noutro país, Portugal é a melhor opção”, lê-se no El Mundo, que sublinha as semelhanças da língua ou a facilidade de chegar junto dos entes queridos quando “bater a saudade”.

Mas não é só isso. Destacando Lisboa, Porto e Braga como as cidades de eleição, o jornal espanhol indica que o custo de vida em Portugal é “muito mais barato do que em Espanha”, o clima é “parecido”, a “dieta é saudável” e “o povo é hospitaleiro, sobretudo com os espanhóis”.

Em primeiro lugar no ‘ranking’ aparece a Tailândia: com o seu clima “ideal para quem sofre de artrite”, sem o frio de inverno e com a possibilidade de escapar do calor intenso nas terras altas.

Além disso, o custo de vida é muito baixo, o que permite alugar um apartamento em Banguecoque por apenas 300 euros mensais e abastecer o frigorífico com 40 euros. O país tem um sistema de saúde moderno e económico e ilhas e praias paradisíacas. O destaque vai também para a cultura budista “pacífica” e para a civilização avançada.

Em segundo lugar está o Peru, devido à “comida saudável, paisagens espetaculares, património cultural e histórico invejável, preços acessíveis, quilómetros de praias, gente hospitaleira” e uma língua comum.

A Costa Rica aparece em quarto lugar, evidenciando-se por ser “o país mais avançado, rico, estável, ecológico e seguro da América Central” e um local apetecível para quem gosta de clima tropical, aliado a um baixo custo de vista e um bom sistema sanitário.

O estilo de vida saudável é outro ponto forte: “Comem poucos alimentos processados, muita fruta e verduras orgânicas, assim como são adeptos das atividades ao ar livre”, com 10% da população a viver para lá dos 100 anos.

Na vizinhança da Costa Rica aparece o Panamá, com vantagens idênticas e com um acrescento: há descontos em transportes, eventos culturais, restaurantes e consultas médicas para os pensionistas que não recebem mais do que mil dólares (cerca de 889 euros) por mês.

TP, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.