Federação de Patinagem de Portugal
![](https://zap.aeiou.pt/wp-content/uploads/2025/02/d7e38c57d6f589ec988893e1f2a8c995-783x450.jpg)
Jéssica Rodrigues
Tarde triplamente histórica para o desporto português, com destaque para a vertente feminina, sobretudo para a júnior Jéssica Rodrigues.
A nível desportivo, Portugal teve uma tarde histórica neste domingo, dia 9 de fevereiro de 2025. Tarde histórica a triplicar.
Começamos pelas seleções nacionais e pelo basquetebol feminino: pela primeira vez, Portugal vai estar na fase final de um Europeu sénior.
A seleção portuguesa feminina de basquetebol conseguiu uma inédita qualificação para o Campeonato da Europa de 2025, ao assegurar o segundo lugar do Grupo G de qualificação, ao vencer a Sérvia por 57-40, em Coimbra.
Com esta vitória, perante um adversário sem derrotas, Portugal terminou a fase de apuramento como o melhor segundo classificado dos oito grupos, garantindo uma das quatro vagas para as seleções com esta classificação.
Portugal, que tinha sido batido pela Sérvia por 71-37 há três meses, ‘vingou’ essa derrota e igualou a vencedora do grupo (que já estava apurada), ao somar 11 pontos.
A inédita presença portuguesa vai ocorrer na 40.ª edição do Eurobasket feminino, que vai ser disputado entre 18 e 29 de junho, por 16 seleções, entre as quais as anfitriãs República Checa, Alemanha, Itália e Grécia.
Râguebi
Na vertente masculina, a seleção portuguesa de râguebi assegurou a qualificação para o Mundial Austrália2027.
Será a sua terceira presença em 11 edições da competição – e a primeira vez em que se apura para duas edições de forma consecutiva, já depois da presença em França 2023, onde venceu um jogo pela primeira vez.
Portugal garantiu a qualificação através de uma vitória por números esclarecedores sobre a Alemanha (56-14) em Lisboa, em encontro da segunda jornada do Rugby Europe Championship 2025 (REC25).
Uma semana após derrotar a Bélgica, também no Estádio do Restelo, a seleção portuguesa demonstrou, desta vez, que os alemães também não são do mesmo ‘campeonato’ e assegurou, desde já, um dos primeiros dois lugares do Grupo B.
Refira-se que a qualificação era um pouco mais fácil agora, comparando com o Mundial anterior: pela primeira vez, um Mundial de râguebi terá 24 equipas (e não 20) e assim houve vaga para mais duas seleções europeias.
Patinagem
A grande maioria dos adeptos de desporto em Portugal vê os Jogos Olímpicos de Verão – nem que seja só uma modalidade.
A grande maioria dos adeptos de desporto em Portugal não vê os Jogos Olímpicos de Inverno – nem sabe que modalidades se praticam nesse vento.
Por razões óbvias, Portugal não tem currículo nos desportos de inverno, na neve, no gelo.
Ou não tinha.
A portuguesa Jéssica Rodrigues sagrou-se campeã do Mundo júnior de patinagem de velocidade no gelo, na disciplina de mass start.
A conquista em Collalbo, Itália, foi o primeiro título mundial para Portugal nos desportos de inverno.
A patinadora madeirense, de 18 anos, entrou na história dos desportos do gelo nacionais, numa prova em que a também lusa Francisca Henriques foi quarta.
Jéssica Rodrigues acabou a competição com 32 pontos, superando a espanhola Rodríguez Cornejo (21) e a norte-americana Marley Soldan (10), com Francisca Henriques a somar seis pontos.
“A prova no início foi um bocado confusa, porque o pelotão ficou dividido em dois grupos. Decidi resguardar-me para o sprint final e, quando faltava uma volta, saí muito bem para a reta final”, resumiu a jovem portuguesa, citada pela assessoria de imprensa da Federação de Desportos de Inverno de Portugal (FDI-Portugal).
A jovem patinadora assumiu que tinha “expectativas altas” na disciplina de mass start, agradecendo o trabalho que tem sido desenvolvido pelos seus colegas e treinadores.
“Tem sido um trabalho incrível e que já vem de há alguns anos a esta parte. Saio deste Mundial com a cabeça mais erguida, pois acabei de me sagrar campeã do mundo. Na próxima época, espero conseguir o apuramento para as Taças do Mundo de seniores e a qualificação para os Jogos Olímpicos”, pontuou.
ZAP // Lusa