Portugal tem 44 praias totalmente limpas. Dez moram em Torres Vedras

Vitor Junqueira / Flickr

Praia de Santa Cruz e Penedo do Guincho, Torres Vedras

Portugal tem 44 praias sem qualquer vestígio de poluição, sete por cento das 608 zonas balneares em funcionamento este ano, segundo uma análise da associação ambientalista ZERO divulgada este sábado.

No dia em que abre a época balnear em quase três centenas de praias, a ZERO (Associação Sistema Terrestre Sustentável) diz que Torres Vedras, com dez praias, e Vila do Bispo, com cinco, são os concelhos líderes em termos de águas balneares de qualidade.

De acordo com a ZERO, não foi detetada qualquer contaminação nas análises às águas dessas praias ao longo das três últimas épocas balneares e o número de zonas balneares com zero poluição é idêntico ao do ano passado.

Na análise foram tidos em conta os parâmetros da legislação em vigor, diz a associação, em comunicado, no qual se lê também que uma das praias é de interior, a praia de Montes, na Albufeira de Castelo do Bode, em Tomar.

Na lista de praias mais limpas, outros concelhos com mais praias de elite são o da Praia da Vitória, nos Açores, com quatro praias, e Tavira, no Algarve, com três. Com duas praias no “currículo” estão os concelhos de Angra do Heroísmo, Esposende, Grândola, Marinha Grande e Peniche.

A associação ZERO alerta que só devem ser frequentadas praias classificadas como zonas balneares, que se devem preservar as dunas e que não devem ser deixados resíduos, nomeadamente de plástico.

“Mais de 80 por cento dos 12,2 milhões de toneladas de plástico que entram no ambiente marinho em cada ano vêm de fontes terrestres, sendo o maior contribuinte o lixo de plástico, incluindo itens como garrafas de bebidas e outros tipos de embalagens”, alerta.

// Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Para além do plástico,o maior flagelo e nojice na minha opinião, principalmente nas praias são as pontas de cigarros. Tenham decência e usem latas ou garrafas vazias… É uma tristeza aquilo que vemos aos milhares pelo chão e na areia. Civismo ZERO!!!

    • E ai de si se diz alguma coisa!!! Chegámos ao cúmulo de ver as pessoas retirarem os cinzeiros de plástico, reutilizáveis, colocarem nas mochilas e não os usarem, continuando a por as beatinhas enterradas na areia! O meu filho já se queimou num pé! Ao questionar as pessoas, ainda nos ofenderam! Claro q/chamámos o autoridade e foi uma chatice. Passou-se na Ericeira/Praia dos Pescadores, o verão passado. O meu marido fuma e já temos 1 desde o início que se começaram a usar. Enche-se c/areia e apagam-se as beatas. Quando se sai da praia, a areia cai pelo fundo, as beatas estão apagadas e é só colocar no lixo!
      Quanto à rua/estrada, é ver as bermas cheias de ervas secas e a beatinha a voar janela fora!!! Inacreditável!!!

RESPONDER

Quinto debate dos candidatos democratas marcado por ataques a Trump

O quinto debate entre os candidatos democratas à Casa Branca ficou marcado, esta quarta-feira, pela unânime oposição ao Presidente norte-americano, atualmente alvo de um processo de destituição. "Não podemos ser consumidos por Donald Trump", advertiu o …

Paulo Rangel reeleito vice-presidente do Partido Popular Europeu

O eurodeputado do PSD foi reeleito, esta quinta-feira, vice-presidente do Partido Popular Europeu (PPE) no congresso desta formação política, que decorre desde quarta-feira em Zagreb, na Croácia. De acordo com uma nota à imprensa, Paulo Rangel …

Ex-eletricista de Picasso condenado por ter escondido 271 obras na garagem durante 40 anos

O último eletricista de Pablo Picasso, Pierre Le Guennec, e a sua mulher foram esta terça-feira condenados em última instância a dois anos de prisão, com pena suspensa. Em causa estava, de acordo com a AFP, …

Álvaro Costa apresenta projeto inédito de streaming

  Um canal inédito de streaming totalmente português é uma das ideias que Álvaro Costa pretende ver avançar já no próximo ano. O projeto será apresentado este sábado, às 21h30, no Mar Shopping. Álvaro Costa já chegou …

Um terço das empresas ainda não revelou o seu dono

As cerca de 600 mil empresas e outras entidades sujeitas a registo comercial que operam em Portugal eram obrigadas pelo Instituto dos Registos e do Notariado a fazer o Registo Central do Beneficiário Efectivo (RCBE) …

Benfica e Porto estarão interessados na contratação de Pepê

FC Porto e SL Benfica, juntamente com outros emblemas, estarão interessados na contratação do jovem brasileiro do Grêmio, Pepê. O clube pede entre 15 e 20 milhões de euros. Aos 22 anos de idade, Pepê tem …

Diamante de 183 quilates está à venda em leilão angolano

A Sodiam, empresa pública de comercialização de diamantes angolana, lançou na quarta-feira o segundo leilão para venda de diamantes brutos, que inclui uma pedra de 183 quilates, e no qual estão já registadas mais de …

Bruxelas aprova compra de Seguradoras Unidas e AdvanceCare pela Generali

A Comissão Europeia aprovou, esta quinta-feira, a compra das portuguesas Seguradoras Unidas e AdvanceCare ao grupo norte-americano Apollo pelo grupo italiano Generali, um negócio no valor estimado de 600 milhões de euros. O Executivo comunitário adiantou, …

"Rebeldes" que saíram do Partido Conservador concorrem como independentes ou pela oposição

Vários deputados dissidentes ou expulsos do Partido Conservador estão a candidatar-se como independentes ou por partidos da oposição nas legislativas de 12 de dezembro por se oporem ao Brexit negociado pelo primeiro-ministro. O antigo procurador-geral Dominic …

CGD já está a cobrar comissões nos depósitos de instituições financeiras

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) já começou a cobrar comissões nos depósitos das instituições financeiras, de modo a tentar contornar a política monetária do Banco central Europeu. A intenção de cobrar comissões nos depósitos de …