Portugal tem 44 praias totalmente limpas. Dez moram em Torres Vedras

Vitor Junqueira / Flickr

Praia de Santa Cruz e Penedo do Guincho, Torres Vedras

Portugal tem 44 praias sem qualquer vestígio de poluição, sete por cento das 608 zonas balneares em funcionamento este ano, segundo uma análise da associação ambientalista ZERO divulgada este sábado.

No dia em que abre a época balnear em quase três centenas de praias, a ZERO (Associação Sistema Terrestre Sustentável) diz que Torres Vedras, com dez praias, e Vila do Bispo, com cinco, são os concelhos líderes em termos de águas balneares de qualidade.

De acordo com a ZERO, não foi detetada qualquer contaminação nas análises às águas dessas praias ao longo das três últimas épocas balneares e o número de zonas balneares com zero poluição é idêntico ao do ano passado.

Na análise foram tidos em conta os parâmetros da legislação em vigor, diz a associação, em comunicado, no qual se lê também que uma das praias é de interior, a praia de Montes, na Albufeira de Castelo do Bode, em Tomar.

Na lista de praias mais limpas, outros concelhos com mais praias de elite são o da Praia da Vitória, nos Açores, com quatro praias, e Tavira, no Algarve, com três. Com duas praias no “currículo” estão os concelhos de Angra do Heroísmo, Esposende, Grândola, Marinha Grande e Peniche.

A associação ZERO alerta que só devem ser frequentadas praias classificadas como zonas balneares, que se devem preservar as dunas e que não devem ser deixados resíduos, nomeadamente de plástico.

“Mais de 80 por cento dos 12,2 milhões de toneladas de plástico que entram no ambiente marinho em cada ano vêm de fontes terrestres, sendo o maior contribuinte o lixo de plástico, incluindo itens como garrafas de bebidas e outros tipos de embalagens”, alerta.

// Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Para além do plástico,o maior flagelo e nojice na minha opinião, principalmente nas praias são as pontas de cigarros. Tenham decência e usem latas ou garrafas vazias… É uma tristeza aquilo que vemos aos milhares pelo chão e na areia. Civismo ZERO!!!

    • E ai de si se diz alguma coisa!!! Chegámos ao cúmulo de ver as pessoas retirarem os cinzeiros de plástico, reutilizáveis, colocarem nas mochilas e não os usarem, continuando a por as beatinhas enterradas na areia! O meu filho já se queimou num pé! Ao questionar as pessoas, ainda nos ofenderam! Claro q/chamámos o autoridade e foi uma chatice. Passou-se na Ericeira/Praia dos Pescadores, o verão passado. O meu marido fuma e já temos 1 desde o início que se começaram a usar. Enche-se c/areia e apagam-se as beatas. Quando se sai da praia, a areia cai pelo fundo, as beatas estão apagadas e é só colocar no lixo!
      Quanto à rua/estrada, é ver as bermas cheias de ervas secas e a beatinha a voar janela fora!!! Inacreditável!!!

RESPONDER

Aeroporto do Montijo avança com luz verde da Agência Portuguesa do Ambiente

O projeto do novo aeroporto no Montijo, na margem sul do Tejo, recebeu esta terça-feira uma decisão favorável condicionada em sede de Declaração de Impacte Ambiental (DIA), anunciou a Agência Portuguesa do Ambiente (APA). Em comunicado, …

Vírus da China faz nona vítima mortal. Já há casos em Macau e nos Estados Unidos

O número de mortes causadas por um novo tipo de pneumonia na China subiu esta quarta-feira para nove, com a morte de mais três pacientes, enquanto o número total de infetados é já superior a …

A cura para todos os tipos de cancro pode estar no nosso sistema imunitário

Em laboratório, uma equipa de cientistas da Universidade de Cardiff, no Reino Unido, conseguiu usar células do nosso próprio corpo para matar células cancerígenas. O nosso sistema imunitário é a defesa natural do nosso organismo contra …

Foi um asteróide (e nada mais do que um asteróide) que dizimou os dinossauros

Uma equipa internacional de cientistas acaba de reafirmar que foi um asteróide - e nada mais do que este corpo rochoso - que dizimou os dinossauros da face da Terra há cerca de 66 milhões …

Descoberta classe de objetos bizarros perto do enorme buraco negro da Via Láctea

Astrónomos da Iniciativa Órbitas do Centro Galáctico da UCLA (Universidade da Califórnia) descobriram uma nova classe de objetos bizarros no centro da Via Láctea, não muito longe do buraco negro supermassivo chamado Sagitário A*. "Estes objetos …

David Lynch lança curta-metragem no Netflix em dia de aniversário

O realizador norte-americano lançou no Netflix, esta segunda-feira, uma curta-metragem de 17 minutos. David Lynch lançou, esta segunda-feira, no dia do seu 74.º aniversário, uma curta-metragem de 17 minutos no Netflix, escreve o jornal Público. "What Did …

Dois homens confessam ter roubado (e depois devolvido) quadro de Klimt

A dupla de assaltantes disse que tinha roubado a pintura, em fevereiro de 1997, e que a devolveu "como um presente para a cidade". Dois homens confessaram ter roubado, e logo depois devolvido, a pintura de …

Ozzy Osbourne revela que tem Parkinson

O músico britânico, de 71 anos, revelou, esta terça-feira, que foi diagnosticado com a doença de Parkinson. De acordo com o The Guardian, Ozzy Osbourne fez esta revelação durante uma entrevista no programa Good Morning America, …

Jorja Smith regressa ao NOS Alive em 2020

A cantora britânica é a mais recente confirmação do NOS Alive 2020. O Passeio Marítimo de Algés volta assim a receber Jorja Smith pelo segundo ano consecutivo. “A artista que fez história com um dos concertos …

Confirmada a autenticidade de um raro auto-retrato de Van Gogh

Os principais especialistas holandeses da obra de Van Gogh concluíram que um auto-retrato de 1889 foi realmente pintado pelo artista. A notícia é avançada pelo jornal local holandês Dutch News, que recorda que a autenticidade desta …