Porto na Turquia está a transformar-se num cemitério de cruzeiros de luxo

Vários cruzeiros do Reino Unido e dos Estados Unidos estão a ser desmantelados num cais turco depois de a indústria que gerava milhões anualmente ter sido fortemente afetada pela pandemia de covid-19.

O porto de Aliaga, perto de Izmir, na costa oeste da Turquia, está a tornar-se num verdadeiro cemitério de cruzeiros, com vários trabalhadores a desmantelar as embarcações: removem paredes, janelas e grades de pelos menos cinco navios.

À medida que o SARS-CoV-2 se foi espalhando um pouco por todo o mundo, começaram a ser canceladas várias viagens e atividades turísticas. Também os cruzeiros, onde foram detetados alguns surtos, acabaram por ser afetados pela pandemia.

Em março passado, as autoridades dos Estados Unidos emitiram uma ordem de proibição de embarque para todos os cruzeiros e muitos outros países, como o Reino Unido, emitiram recomendações nas quais aconselham os seus cidadãos a não viajar nestas embarcações, que outrora eram um setor muito procurado.

Um dos cinco navios no porto turco é o Carnival Fantasy, antigamente operado pela gigante norte-americana Carnival Cruise Line. Fez a sua viagem inaugural em meados de 1990 e, no ano passado, deixou oficialmente de operar.

Em julho, o CEO da Carnival Corporation, Arnold Donald, disse que iria remover 13 navios das suas frotas durante 2020, insistindo, segundo escreve o jornal britânico Daily Mail, que o desmantelamento seria um processo de “reciclagem”.

A pandemia e consequente o travão no setor do turismo terão agravado a situação.

O portal News Au frisa ainda que a situação pandémica mundial está a afetar alguns dos navios de cruzeiro mais notáveis do mundo: não só o Carnival Imagination, o Carnival Inspiration, o Carnival Fantasy, mas também o primeiro “mega cruzeiro” do mundo, o Sovereign of the Seas da Royal Caribbean.

“A principal razão para [os proprietários] dos navios de cruzeiro nos procurarem é a crise de covid-19 (…) Cada vez que ocorre uma crise na indústria do turismo marítimo, a crise é sentida no nosso setor”, disse o gerente geral da Associação de Recicladores de Navios da Turquia, Ersin Kaptan, em declarações ao 7 News.

A Cruise Lines International Association prevê que a indústria global tenha perdido 107 mil milhões de dólares e cerca de 518.000 postos de trabalho até o final deste mês.

ZAP //

 

 

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Ora este problema do Covid 19 há de terminar um dia e o turismo rejuvenescer de novo e os cruzeiros voltarem a operar de novo em força, uma boa oportunidade para Portugal voltar a face para o oceano depois de ter-lhe virado costa em 1974.

RESPONDER

Morreu Sindika Dokolo, marido de Isabel dos Santos

O empresário Sindika Dokolo faleceu, nesta quinta-feira, no Dubai, aos 48 anos de idade, durante a prática de mergulho. A morte do empresário de origem congolesa já foi confirmada à Lusa por uma fonte ligada à …

Lagostins autoclonados invadiram (e conquistaram) um cemitério na Bélgica

Um cemitério na Bélgica foi completamente invadido por lagostins marmoreado. De acordo com o Instituto Flamengo para Pesquisa da Natureza e da Floresta (INBO), a espécie representa uma grande ameaça para a biodiversidade local. Segundo o …

Benfica 3-0 Standard Liège | “Águia” voa de forma imperial

A noite foi de festa no Estádio da Luz para os cerca de 4875 espectadores – 7,5% por cento da lotação – que se deslocaram ao reduto dos “encarnados” esta quinta-feira. O Benfica venceu por 3-0 …

Urnas abertas no Minecraft. Servem para ensinar os jovens a votar nas eleições

A organização não partidária e sem fins lucrativos Rock the Vote e a empresa criativa Sid Lee uniram-se para criar um servidor de "casa de votação" no popular jogo Minecraft antes das eleições presidenciais de …

Zorya Luhansk 0-2 Braga | “Nota artística” em triunfo minhoto

Dois jogos, duas vitórias para o Sporting de Braga no Grupo G da Liga Europa. Uma entrada de rompante em jogo, com dois golos espectaculares nos primeiros 11 minutos, permitiram aos “arsenalistas” controlar e lidar …

Amostra de ADN desvenda homicídio cometido há quatro décadas

Uma amostra de ADN, colhida de um norte-americano da Carolina do Sul após este ser detido por apontar uma arma, permitiu às autoridades desvendar um caso antigo, identificando-o como principal suspeito do homicídio de uma …

Investigadores portugueses criam simuladores para treinar médicos à distância

Investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) desenvolveram, durante o confinamento, um método para os estudantes treinarem para cenários de emergência sem saírem de casa. Em declarações à Lusa, Carla Sá Couto, do …

Restam apenas dois rinocerontes brancos do norte (mas há uma esperança para salvar a espécie)

Com a morte do último macho em 2018, o rinoceronte branco do norte chegou ao ponto em que não pode ser salvo naturalmente. Com apenas duas fêmeas restantes, a subespécie é agora tida como oficialmente …

Há uma região na América do Norte sem qualquer caso de covid-19. Tem a dimensão do México

Nunavut, uma região localizada no norte do Canadá, continua sem registar nenhum caso de covid-19. A receita para o sucesso tem vários ingredientes, mas as caraterísticas especiais da região e as medidas rígidas tomadas logo …

Site da campanha de Trump foi alvo de ataque. Hackers "fartaram-se das fake news"

O website oficial da campanha presidencial de Donald Trump foi alvo de um ataque informático que o deixou temporariamente desfigurado na noite desta quarta-feira. Os hackers responsáveis substituíram o habitual conteúdo por uma mensagem normalmente utilizada …