Porto 4-2 Vizela | Dragão sofre, vence e fica a um ponto do título

Um jogo impróprio para cardíacos. O FC Porto venceu neste sábado o Vizela por 4-2 e ficou a um escasso ponto de arrebatar a edição 2021/22 da Liga Bwin.

O título poderá ficar sentenciado este domingo caso o Sporting perca pontos na recepção ao Gil Vicente ou na próxima jornada, a 33, quando a equipa de Sérgio Conceição visitar o Estádio da Luz.

Voltando à partida, os “dragões” tiveram uma almofada de dois golos, a reacção contrária foi eficaz e traduziu-se no empate, mas a equipa conseguiu voltar a festejar. Taremi bisou, Evanilson e Mbemba apontaram os outros golos.

Alex Méndez (golaço) e Nuno Moreira foram os marcadores do lado vizelense. A equipa de Álvaro Pacheco ainda não fechou as contas da manutenção…

Em equipa que perde (também) não se mexe. Sérgio Conceição não mexeu em nenhuma peça do “onze” que iniciou o duelo que ditou o primeiro desaire na prova em Braga.

Álvaro Pacheco apostou em Nuno Moreira em detrimento do castigado Cassiano. Os “dragões” voltaram a entrar em força, pressionaram o último reduto dos forasteiros, mas esta primeira investida após durou cerca de minutos, o Vizela conseguiu suster os anfitriões.

Porém, uma desatenção fatal do guarda-redes Pedro Silva ofereceu em bandeja de prata o primeiro golo a Evanilson.

Cinco minutos volvidos, mais uma falha puniu os vizelenses: Schettine fefz falta sobre Grujic, grande penalidade assinalada por Manuel Mota após auxílio do VAR, que Taremi transformou no 2-0.

O encontro parecia encaminhado, até que Alex Méndez inventou um golaço e encurtou distâncias. Até ao apito final, Mbemba foi o pronto socorro e cortou um centro perigoso de Samu.

O jogo estava em aberto… Evanilson era o melhor ao cabo dos primeiros 47 minutos, com um remate, um golo, cinco acções com a bola na área adversária e um GoalPoint Rating de 6.5.

Manuel Fernando Araújo / Lusa

No reatamento, o Vizela silenciou o reduto “azul-e-branco” quando Nuno Moreira contou um desvio involuntário de Mbemba e empatou o duelo.

Nervos em franja na plateia do Dragão, mas o defensor congolês redimiu-se e soltou uma “bomba” que assinou o 3-2 aos 56 minutos.

Com o resultado incerto, o FC Porto apenas descansou à beira do fim, altura em que Taremi bisou e deixou o título a apenas um ponto…

Melhor em Campo

Peça imprescindível para Sérgio Conceição, Mbemba, que se encontra em final de contrato, voltou a justificar a confiança nele depositada com mais uma “performance” sólida e decisiva.

Este infeliz no lance do empate, mas redimiu-se e carimbou um bom golo, que voltou a deixar a equipa em vantagem. Além do “tiro”, esteve envolvido com 63 acções com a bola, duas conduções aproximativas, cinco recuperações de bola, duas intercepções e seis passes longos certos em sete tentados.

O defensor foi o MVP com um GoalPoint Rating de 7.4.

Destaques do Porto

Taremi 7.3 – O iraniano tem sido importantíssimo nesta caminhada do FC Porto. Com o bis alcançou a meta dos 24 golos em todas as competições. Além dos dois golos (em quatro tentativas), atingiu os quatro passes valiosos e um total de 11 acções com a bola na área contrária.

Evanilson 7.1 – Foi lesto e roubou a bola a Pedro Silva, demonstrando frieza na finalização. Esteve sempre ligado ao jogo até sair com três remates, oito acções com a bola na área vizelense e três acções defensivas no meio-campo forasteiro.

Pepê 7.0 – Novamente utilizado como lateral-direito, teve o ponto alto na assistência que fez para Mbemba. Realce ainda os três dribles certos em quatro realizados, quatro desarmes e três intercepções.

Vitinha 6.7 – Foi o pêndulo do meio-campo, acumulando três passes valiosos, nove recuperações de bola, 100% de eficácia nos três dribles que arriscou, três desarmes e outras tantas acções defensivas no meio-campo do Vizela. Está cada vez mais completo.

Wendell 6.6 – Aproveitou a cerca de meia-hora em campo para reivindicar mais espaço na equipa, com uma ocasião flagrante criada, dois passes para finalização, dois passes super aproximativos e duas intercepções.

Uribe 6.2 – Recuperado de lesão, entrou ao intervalo e fez-se sentir, transmitiu segurança à equipa e acumulou dois remates, desperdiçando uma oportunidade flagrante. Apontou recuperações de posse, três acções defensivas no meio-campo adversário, dois desarmes e três intercepções.

Otávio 6.0 – Segurou a equipa nas fases de maior aperto e terminou o duelo com seis passes valiosos, cinco passes aproximativos e quatro acções com a bola na área do Vizela.

Galeno 5.8 – Em cerca de um quarto-de-hora foi a tempo de enquadrar um remate e contabilizar três acções com a bola na área contrária.

Zaidu 5.6 – Subiu uns degraus relativamente ao encontro em Braga. Chegou aos três passes valiosos e duas conduções aproximativas. Saiu lesionado.

Fábio Vieira 5.4 – Não brilhou como tem feito em muitas partidas esta época, ainda assim carimbou um remate, três faltas sofridas e 44 acções com a bola. Perdeu a posse em dez ocasiões.

Destaques do Vizela

Alex Méndez 7.0 – Foi o melhor jogador do Vizela. Muito inteligente nas acções que teve, assinou um grande golo, no único remate que fez, tendo ainda gizado dois cruzamentos, três dribles certos em três tentados. A defender, ajudou com três desarmes e outros tantos alívios.

Nuno Moreira 6.1 – Muito irrequieto – três dribles certos em sete feitos -, foi premiado com um golo, tendo ainda atingido as sete recuperações de posse.

Pedro Silva 5.4 – Uma desatenção fatal abriu o caminho para o golo inaugural. Demonstrou depois intranquilidade, foi recuperando os níveis de confiança, finalizando o duelo com quatro defesas, três das quais em remates que ocorreram na área do Vizela.

Resumo

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.