Portas despede-se com lágrimas. É tempo do CDS da “Boss AC”

CDS-PP / Facebook

Paulo Portas tinha pedido para não chorarem no seu adeus ao CDS, mas foi ele quem verteu lágrimas no congresso de eleição de Assunção Cristas como a nova líder do partido.

Ao fim de 16 anos de liderança, Paulo Portas despediu-se do CDS no Pavilhão Multiusos de Gondomar, durante o congresso que marca o arranque da nova líder Assunção Cristas. E o ex-vice-primeiro-ministro emocionou-se por várias vezes.

Aos 53 anos, Portas sai de cena para dedicar-se ao mundo empresarial e estará a ser disputado pela SIC e pela TVI que querem contar com ele como comentador, noticia o Jornal de Notícias.

No entanto, ninguém duvida de que voltará à política, nomeadamente para uma possível candidatura presidencial. Um tabu que o próprio Portas quis alimentar no seu discurso, pedindo para não lhe perguntarem onde estará daqui a 10 anos, ao cabo de dois potenciais mandatos de Marcelo Rebelo de Sousa na Presidência da República.

E se é certo que a emoção marcou o seu discurso, mas a política também com o já ex-líder centrista a criticar fortemente o Banco de Portugal e o governador Carlos Costa, por causa do processo de venda do Novo Banco, e também retomando farpas contra “a geringonça” de Esquerda.

Segurança e bom senso com Cristas

Portas apelou ainda aos eleitores do CDS para não serem tentados pelo voto útil no PSD e depois abriu caminho a Assunção Cristas recorrendo à expressão inglesa “a safe pair of hands” para dizer que ela é “um par de mãos seguras” para o partido.

E a nova líder do CDS promete que, neste congresso, a renovação “vai ficar evidente”. “O CDS mostrará que está aberto para se renovar” e “aberto a abrir-se a todos”, disse ainda a ex-ministra da Agricultura, notando que quer o partido a “crescer o mais que puder” e a “falar para todas as pessoas sem excepção, para pessoas de todas as idades”.

Com 41 anos e mãe de 4 filhos, Assunção Cristas carrega o pesado fardo de suceder a Portas, o homem que vincou a estratégia centrista durante quase duas décadas e que terá influenciado a escolha da deputada como a sua sucessora.

Portas vê o “bom senso” como a grande qualidade da nova líder do CDS, segundo refere um artigo do Público, onde o dirigente do CDS Diogo Feio diz que ela é “desconcertantemente directa”.

Conhecida nos corredores do CDS como “Boss AC“, segundo escreve a jornalista Eunice Lourenço na Rádio Renascença,  ela promete uma liderança “irreverente” e com “Ambição e Responsabilidade”, conforme refere na moção de estratégia ao congresso.

Nesse documento, citado pela Renascença, promete também defender um “estado social de parceria” com os privados, nomeadamente na Saúde e na Educação, e lutar pela possibilidade de alargamento da ADSE a todos os trabalhadores.

Também fala de um “país amigo da família” e imagina como será Portugal daqui a 20 anos, traçando um país quase perfeito fruto de políticas levadas a cabo pelo seu CDS.

SV, ZAP

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Este artista tem mesmo jeito para o circo da politica!!!
    É, de longe, o pior parasita manhoso da politica nacional!
    Se os políticos fossem todos como este, estaríamos bem servidos… o seu currículo de façanhas é imbatível!…
    A A. Cristas perece-me bem diferente – e, a bem do país, espero bem que seja!

RESPONDER

Revolta na Marinha com a compra de 3900 bolas de golfe (e há quem desconfie das "intenções" da notícia)

A Marinha gastou 1692 euros na compra de 3900 bolas de golfe, o que está a gerar mal-estar entre os militares deste ramo das Forças Armadas, até devido às dificuldades financeiras que tem sentido. Mas …

Descoberta pode acrescentar página de centenas de milhões de anos à história evolutiva dos animais

Uma nova descoberta fóssil pode adicionar centenas de milhões de anos à história evolutiva dos animais. Já se perguntou como e quando é que os animais mergulharam no estágio evolucionário? Quando, onde e porque é que …

Governo quer aliviar impacto da subida do gasóleo nos transportes

O ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, anunciou que o Governo está disponível para aliviar o impacto da subida do gasóleo nos transportes. A ideia é transversal a todo o espectro do Governo: tanto António …

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa

Mesmo que Marcelo dissolva o Parlamento, Costa pode ficar a gerir os fundos europeus

Se o Orçamento do Estado chumbar, o Presidente dissolve o Parlamento, mas mesmo ainda assim, António Costa fica com plenos poderes e pode gerir os fundos europeus. Numa altura em que o Orçamento do Estado ainda …

Em África, as hienas têm um papel importante na prevenção de doenças de saúde pública

Muitas das vezes são temidas, mas as hienas podem ser essenciais não só para a economia como para a saúde pública de um país. Um estudo mostrou a relevância do seu papel numa cidade africana. Num …

Rui Moreira toma hoje posse para terceiro e último mandato no Porto

O independente Rui Moreira toma hoje posse para o terceiro e último mandato como presidente da Câmara Municipal do Porto e, após ter vencido as autárquicas de setembro sem maioria absoluta, estabeleceu um acordo de …

Liga dos Campeões: Benfica à frente do Barcelona, Sporting e FC Porto na Liga Europa

Nesta altura, o Benfica tem mais possibilidades do que o Barcelona de continuar na Liga dos Campeões. Sporting e FC Porto ficariam no terceiro lugar. No dia do início da terceira jornada da fase de grupos …

Em todo o mundo, os lagos estão a mudar drasticamente - mas ainda há uma esperança

As temperaturas dos lagos estão a aumentar e, como tal, a cobertura de gelo que aparece sazonalmente também se está a tornar menor. O fenómeno está a acontecer em todo o mundo. Um estudo, publicado na …

Gás quente proveniente do buraco negro supermassivo no centro do sistema Nest200047

Parecem um vulcão. Os buracos negros emitem "fumo intergaláctico"

Uma equipa de cientistas observou, pela primeira vez, a evolução do gás quente emitido por um buraco negro ativo. A equipa conseguiu observar estas estruturas – que fazem lembrar as correntes de fumo produzidas pelas erupções …

Quem pode suceder a Solskjaer no United? Conte está em cima da mesa, mas CR7 quer Zidane

A onda de maus resultados do United têm posto em causa o técnico Ole Gunner Solskjaer. Conte está interessado, mas Ronaldo quer voltar a ser orientado por Zinedine Zidane. Os recentes maus resultados do Manchester United …