Portas desconfia que “mantra da gerigonça” obrigue governo a Plano C

PSD / Flickr

Os presidentes do CDS-PP, Paulo Portas

Na sua última entrevista como líder do CDS-PP, Paulo Portas deixa críticas à maioria parlamentar de Esquerda, falando do “mantra da geringonça”, e avisa para as “ameaças intermitentes” de “um Plano C” com “mais impostos”.

O ainda líder do CDS, que cede o lugar a Assunção Cristas no próximo fim-de-semana, quebrou um silêncio de vários semanas, depois de ter anunciado a saída do partido, numa entrevista à Renascença.

E o ex-vice-primeiro-ministro não deixa de manifestar as suspeitas relativamente ao que chama o “mantra da gerigonça”, referindo-se à maioria parlamentar de Esquerda e, em particular, à reversão de várias medidas do governo PSD/CDS, nomeadamente as privatizações e os exames escolares.

“Portugal não se deve pôr a jeito de ser considerado um país problema”, alerta Portas, realçando que “evitar um Plano C depende da credibilidade que Portugal conseguir gerar lá fora”.

Para o ex-governante, é evidente que o “Plano A foi o esboço do Orçamento do Estado, o Plano B o próprio Orçamento”, incluindo um “aumento significativo de impostos”, conforme transcreve a Renascença. E considera que há “umas ameaças intermitentes de que venha a haver um plano C” que pode “desmentir promessas feitas e incluir mais impostos”.

Ideias que surgem quando a Comissão Europeia exige a Portugal um Plano B, com mais austeridade, que Costa já disse que não pretende aplicar.

Nesta entrevista, Portas ainda defende um referendo à questão da eutanásia e vaticina que Marcelo Rebelo de Sousa vai ser “um bom Presidente da República”.

Sobre a sua sucessão no CDS, diz que a “nova geração” do partido “é a melhor do sistema partidário português”.

SV, ZAP

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. A direita trauliteira está (ainda) ressabiada e reza fervorosamente para que a coisa corra mal ao País.
    Com a ajuda da também de direita Comissão Europeia há hipóteses de verem as suas preces atendidas.
    Com “amigos” destes, Portugal nem precisa de inimigos.

  2. Com este parasita só havia um plano: mamar forte e feito (ele e os seus amigalhaços), vender o país por tostões e baixar as calças para a máfia financeira e para a UE!!
    Basta só olhar para as negociatas que este artista fez com os submarinos, para se ver a sua preocupação com o país!…

  3. Se os políticos roubassem menos e fossem presos quando roubam Universidades Modernas, venda de empresas públicas, etc, só seria necessário um OGE

  4. Antes de mais, esse senhor, deveria ter mais respeito pela Constituição, pela Democracia e pela Assembleia. Isso da “geringonça” já chateia de tão ofensiva aos valores de Abril.

    “Portugal não se deve pôr a jeito de ser considerado um país problema” – Pois sim! Deve ser totalmente submisso… Assim não há problemas e a UE agradece!

    Portas continua a falar na credibilidade de Portugal lá fora… Esqueceu-se (e esquece-se sempre!) da (sua) credibilidade cá dentro… esquece-se que primeiro estão (TODOS) os portugueses e a seguir vêm os outros… E não ao contrário!

    Esse sim, (o Portas) considera que a democracia é uma geringonça que deve funcionar únicamente para os seus propósitos… Todos os outros são… números… a subTRAIR.

    Ainda bem que saiu do CDS! Pode ser (com um pouco de sorte) que se venha a tornar o partido do táxi novamente. Assim não constitui um perigo para a nossa soberania. Mas… Não se esqueçam! Ele voltará…

  5. Como é possível que um individuo com um historial de aldrabices se sinta capaz de criticar alguém? É mesmo só para não ficar esquecido…

RESPONDER

Matos Fernandes diz que Portugal é um país que lidera no mundo na neutralidade carbónica

O ministro do Ambiente disse que a meta portuguesa está para além do pedido do secretário-geral da ONU para a redução de emissões em 45% até 2030, colocando Portugal numa posição de liderança. O ministro do …

Os ouriços-do-mar têm uma boca cheia de dentes (e são afiados)

https://vimeo.com/361814332 Um novo estudo mostra que os dentes do ouriço-do-mar se afiam através da abrasão, tal como uma lâmina pode ser afiada com um afiador de facas. Desengane-se quem pensa que o tubarão é a criatura com …

Regresso de Manuel Monteiro aceite no CDS por unanimidade

Está confirmado o regresso de Manuel Monteiro ao CDS, partido que chegou a liderar. Em reunião, na noite desta segunda-feira, a concelhia da Póvoa de Varzim aprovou a reinscrição por unanimidade. Monteiro acabou por decidir reinscrever-se …

Sismo de magnitude de 6,3 abala Porto Rico, que se prepara para uma tempestade tropical

Um sismo de 6,3 de magnitude na escala de Richter foi registado na segunda-feira à noite em Porto Rico, informou o Serviço Meteorológico Nacional de San Juan. Não existem, até ao momento, registo de vítimas …

Há um reservatório submerso de gás desconhecido na costa do Japão

Perto da costa de Okinawa, no sudoeste do Japão, há um grande reservatório e um gás desconhecido numa área onde a crosta terrestre está a ser separada. Uma nova investigação, cujos resultados foram publicados na revista …

Descoberto "portal" através do qual os cometas se aproximam do Sol

Uma equipa de cientistas norte-americanos descobriu uma espécie de portal orbital através do qual os cometas passam antes de se aproximam do Sol, revelou uma nova investigação, que pode alterar fundamentalmente a compreensão científica sobre …

Vénus terá sido habitável durante três mil milhões de anos

Vénus é conhecida hoje como "infernal" com temperaturas de 462ºC. Mas um novo estudo sugere que o clima era bem diferente no passado. Até há 700 milhões de anos, o planeta Vénus terá tido um clima …

Sporting 1-2 Famalicão | Líder “Fama” desespera Alvalade

O Famalicão segurou a liderança da Liga NOS, dando seguimento ao arranque de sonho neste regresso ao principal escalão do futebol português. Os famalicenses foram ao Estádio José Alvalade bater o Sporting pela primeira vez …

Nick Cave lança álbum duplo na próxima semana

O músico australiano anunciou, esta segunda-feira, que vai lançar um novo álbum já na próxima semana. Chama-se "Ghosteen" e é um álbum duplo. Segundo o Observador, a notícia foi avançada pelo próprio Nick Cave no seu …

Revelada fotografia do misterioso material do lado oculto da Lua

A agência espacial chinesa já tinha anunciado a descoberta de uma espécie de gel numa cratera lunar. Não satisfeita com as primeiras imagens, fez regressar o Yutu-2 ao local para recolher mais fotografias. Em julho, imagens …