Autoridade Mobilidade e Transportes revelou algumas das medidas para assegurar a transição energética.
A Autoridade Mobilidade e Transportes (AMT) aposta em mudar preços de portagens para alguns veículos, para combater as alterações climáticas.
Um estudo apresentado recentemente pela AMT defende diversas medidas para a assegurar a transição ecológica nos sectores automóvel e dos transportes.
Entre as quais: carros que poluem mais pagarão portagens mais altas, reforço das zonas de baixas emissões nas cidades (em áreas onde a qualidade do ar seja pior), mais postos de carregamento para veículos eléctricos, mais viagens partilhadas.
Ana Paula Vitorino, presidente da AMT, explicou a ideia para os valores diferentes nas portagens: “Pode existir uma componente que tem a ver com a poluição”.
“Veículos mais poluidores podem ter uma portagem maior do que veículos menos poluidores. Pode haver deduções na portagens para veículos limpos, quer nos transportes individuais, quer nos transportes públicos”, acrescentou a ex-ministra, em entrevista à Revista ACP.
Em relação ao aumento de postos de carregamento para eléctricos, Ana Paula Vitorino acha que deve haver um apoio público – fundos nacionais e comunitários – nesse tópico “porque, individualmente, não temos essa capacidade”.
Em Março do ano passado, a Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico (OCDE) já tinha recomendado variar os preços das portagens em função das emissões dos veículos.
Não sei se vão ensacar assim tanto… Os pobres geralmente não andam nas luxuosas autoestradas. Por mais radares, rotundas, lombas, semáforos e buracos que espetem nas nacionais. Só se tiverem a pouca vergonha na cara de baixar os limites para 30km/h nelas todas por “razões de segurança”. Estão a ver? Já vos estou a dar uma dica.
Expliquem me uma coisa vocês políticos não são nada inteligentes pois não tipo aí ande na faculdade mas não tenho cérebro e isso? Então o pobre não tem caros poucos poluentes porque não tem dinheiro para os comprar já que acham esse tema tão importante por que não oferecem carros pouco poluentes a quem não tem dinheiro para os comprar…. Cromos
Roubar ao pobre com a bandeira de “lutar contra alterações climáticas”, e depois esse dinheiro vai magicamente solucionar o problema climático? Estas taxas e taxinhas não passam de esquemas para roubar o povo. O poluição não é uma entidade que podes chegar ali e pagar a dizer pá a se ir embora. Acordem!