AMT sugere portagens mais caras para carros que poluem mais

3

smesnifilmi / Flickr

Autoridade Mobilidade e Transportes revelou algumas das medidas para assegurar a transição energética.

A Autoridade Mobilidade e Transportes (AMT) aposta em mudar preços de portagens para alguns veículos, para combater as alterações climáticas.

Um estudo apresentado recentemente pela AMT defende diversas medidas para a assegurar a transição ecológica nos sectores automóvel e dos transportes.

Entre as quais: carros que poluem mais pagarão portagens mais altas, reforço das zonas de baixas emissões nas cidades (em áreas onde a qualidade do ar seja pior), mais postos de carregamento para veículos eléctricos, mais viagens partilhadas.

Ana Paula Vitorino, presidente da AMT, explicou a ideia para os valores diferentes nas portagens: “Pode existir uma componente que tem a ver com a poluição”.

“Veículos mais poluidores podem ter uma portagem maior do que veículos menos poluidores. Pode haver deduções na portagens para veículos limpos, quer nos transportes individuais, quer nos transportes públicos”, acrescentou a ex-ministra, em entrevista à Revista ACP.

Em relação ao aumento de postos de carregamento para eléctricos, Ana Paula Vitorino acha que deve haver um apoio público – fundos nacionais e comunitários – nesse tópico “porque, individualmente, não temos essa capacidade”.

Em Março do ano passado, a Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico (OCDE) já tinha recomendado variar os preços das portagens em função das emissões dos veículos.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

3 Comments

  1. Não sei se vão ensacar assim tanto… Os pobres geralmente não andam nas luxuosas autoestradas. Por mais radares, rotundas, lombas, semáforos e buracos que espetem nas nacionais. Só se tiverem a pouca vergonha na cara de baixar os limites para 30km/h nelas todas por “razões de segurança”. Estão a ver? Já vos estou a dar uma dica.

  2. Expliquem me uma coisa vocês políticos não são nada inteligentes pois não tipo aí ande na faculdade mas não tenho cérebro e isso? Então o pobre não tem caros poucos poluentes porque não tem dinheiro para os comprar já que acham esse tema tão importante por que não oferecem carros pouco poluentes a quem não tem dinheiro para os comprar…. Cromos

  3. Roubar ao pobre com a bandeira de “lutar contra alterações climáticas”, e depois esse dinheiro vai magicamente solucionar o problema climático? Estas taxas e taxinhas não passam de esquemas para roubar o povo. O poluição não é uma entidade que podes chegar ali e pagar a dizer pá a se ir embora. Acordem!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.