Encontrado porta-aviões dos Estados Unidos afundado na II Guerra Mundial

O porta-aviões norte-americano Wasp, afundado numa batalha da Segunda Guerra Mundial em 1942, foi encontrado a cerca de 4270 metros de profundidade no Mar de Coral, a nordeste da Austrália.

Pela primeira vez em 76 anos, o navio foi visto a 14 de janeiro de 2019 por uma equipa de investigadores da The Research Vessel Petrel constituída por exploradores, historiadores, mergulhadores e pilotos submersíveis, a bordo de uma embarcação chamada Petrel, originalmente construída para a manutenção de campos de petróleo.

O grupo de investigadores tem estado a procurar destroços de navios de guerra norte-americanos como o Wasp desde 2017, por ordem de Paul Allen, cofundador da Microsoft que morreu em outubro e que queria encontrar esses navios como forma de homenagear o serviço militar do seu pai na Segunda Guerra Mundial.

O Petrel, que fica na superfície, tem uma equipa de 10 pessoas, que monitoriza os últimos locais conhecidos de antigos navios de guerra e envia robôs para as profundezas para redescobri-los.

Em consonância com a política da Marinha dos EUA de deixar intactos os seus naufrágios – túmulos sagrados dos marinheiros – Wasp permanecerá nas profundezas escuras. Mas a sua redescoberta está a dar uma nova vida a uma história heróica, conta a CNN.

Por quase um século e meio, os britânicos controlaram a pequena ilha de Malta, ao sul da Itália, usando seu porto para atracar navios de guerra e projetar o poder britânico em todo o Mediterrâneo. Durante a II Guerra Mundial, aviões alemães e italianos dominaram os céus e atacaram a ilha. O primeiro-ministro britânico, Winston Churchill, estava determinado a salvar a preciosa fortaleza.

Em abril de 1942, o Wasp chegou para fornecer um contingente extremamente necessário de dezenas de aviões de guerra para as forças aliadas sitiadas em Malta, de acordo com a Marinha dos EUA. Sob fogo, a Vespa recuou para um porto seguro em Gibraltar, já que muitos dos aviões que tinham sido entregues foram destruídos no solo.

Determinado, Churchill perguntou ao presidente dos EUA, Franklin D. Roosevelt, se o Wasp poderia dar “outro bom golpe”. Roosevelt concordou. Wasp partiu com outro navio britânico e dezenas de aviões de combate, chegando no início de maio a Malta. O reabastecimento continuou e os Aliados continuaram.

Ainda assim, a sua vida seria curta. Após a Batalha de Midway, os EUA precisaram de mais ajuda no Pacífico, enquanto as forças aliadas lutavam para expulsar as forças japonesas, ilha por ilha. Wsasp recebeu ordens para escoltar um contingente de navios de transporte que transportavam reforços da Marinha para lutar em Guadalcanal.

Em 15 de setembro de 1942, um submarino japonês disparou uma barragem de torpedos. Dois atingiram outros navios, o USS O’Brien e o USS North Carolina. Outros provocaram um enorme incêndio a bordo do Wasp, que afundou não muito tempo depois. Entre os mais de 2.000 homens na tripulação, 176 morreram no ataque.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Os Simpsons podem ter previsto o surto do novo coronavírus da China

A série de televisão animada "Os Simpsons" é conhecida por ter feito profecias que, com o passar do tempo, se tornaram mesmo realidade. Agora, os fãs do programa parecem ter encontrado um episódio que prediz …

Identificada nova espécie de dinossauro que viveu há mais de 150 milhões de anos

Paleontólogos identificaram, nos Estados Unidos, uma nova espécie de dinossauro do género dos alossauros, que viveu há mais de 150 milhões de anos. A espécie, que tem o nome de Allosaurus jimmadseni, foi identificada a partir …

Escorpião com 436 milhões de anos foi dos primeiros animais a pisar a Terra

Cientistas descobriram um escorpião com 436 milhões de anos que terá sido um dos primeiros animais da Terra a migrar dos habitats aquáticos para os terrestres. Foram encontrados dois fósseis da espécie num antigo mar tropical …

Bruno de Carvalho disposto a liderar SAD do Sporting com Varandas

O ex-presidente do Sporting admitiu, esta sexta-feira, estar disposto a liderar a SAD do clube, mesmo com Frederico Varandas como presidente. No seu comentário semanal na Rádio Estádio, Bruno de Carvalho disse estar disposto a regressar …

A Inteligência Artificial teria resolvido o mistério da fuga de Alcatraz

Um programa de Inteligência Artificial (IA) poderia ter resolvido o mistério da fuga dos irmãos irmãos John e Clarence Anglin e Frank Morris da prisão de Alcatraz, que foi considerada uma das mais seguras dos …

Mais de 30 militares dos EUA ficaram com lesões cerebrais após ataque iraniano

Mais de 30 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque iraniano na base militar de Ain al-Assad, no Iraque. 34 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque levado …

Homem que torturou suspeitos de planear o 11 de setembro diz que o voltaria a fazer

James Mitchell torturou os cinco suspeitos de terem planeado o ataque de 11 de setembro de 2001. Em tribunal, disse que não tem remorsos e que o voltaria a fazer. James Mitchell foi o psicólogo responsável …

Belenenses e Belenenses SAD chegam a acordo para suspender ações judiciais

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta sexta-feira, que foi alcançada uma suspensão das ações judiciais entre o Belenenses e a Belenenses SAD. Em comunicado publicado na sua página oficial, a FPF informou que o …

Amazon quer que os clientes paguem com as mãos

A gigante tecnológica Amazon quer que os  clientes comprem e efetuem o pagamento com um aceno da mão em vez de passar um cartão numa máquina. De acordo com o Wall Street Journal, que cita fontes …

59 autarcas constituídos arguidos na Operação Éter

O Ministério Público constituiu 74 arguidos, 59 dos quais autarcas e ex-autarcas de 47 câmaras do Norte e Centro, no processo da investigação às Lojas Interativas da Turismo do Porto e Norte, realizada no âmbito …