Encontrado porta-aviões dos Estados Unidos afundado na II Guerra Mundial

O porta-aviões norte-americano Wasp, afundado numa batalha da Segunda Guerra Mundial em 1942, foi encontrado a cerca de 4270 metros de profundidade no Mar de Coral, a nordeste da Austrália.

Pela primeira vez em 76 anos, o navio foi visto a 14 de janeiro de 2019 por uma equipa de investigadores da The Research Vessel Petrel constituída por exploradores, historiadores, mergulhadores e pilotos submersíveis, a bordo de uma embarcação chamada Petrel, originalmente construída para a manutenção de campos de petróleo.

O grupo de investigadores tem estado a procurar destroços de navios de guerra norte-americanos como o Wasp desde 2017, por ordem de Paul Allen, cofundador da Microsoft que morreu em outubro e que queria encontrar esses navios como forma de homenagear o serviço militar do seu pai na Segunda Guerra Mundial.

O Petrel, que fica na superfície, tem uma equipa de 10 pessoas, que monitoriza os últimos locais conhecidos de antigos navios de guerra e envia robôs para as profundezas para redescobri-los.

Em consonância com a política da Marinha dos EUA de deixar intactos os seus naufrágios – túmulos sagrados dos marinheiros – Wasp permanecerá nas profundezas escuras. Mas a sua redescoberta está a dar uma nova vida a uma história heróica, conta a CNN.

Por quase um século e meio, os britânicos controlaram a pequena ilha de Malta, ao sul da Itália, usando seu porto para atracar navios de guerra e projetar o poder britânico em todo o Mediterrâneo. Durante a II Guerra Mundial, aviões alemães e italianos dominaram os céus e atacaram a ilha. O primeiro-ministro britânico, Winston Churchill, estava determinado a salvar a preciosa fortaleza.

Em abril de 1942, o Wasp chegou para fornecer um contingente extremamente necessário de dezenas de aviões de guerra para as forças aliadas sitiadas em Malta, de acordo com a Marinha dos EUA. Sob fogo, a Vespa recuou para um porto seguro em Gibraltar, já que muitos dos aviões que tinham sido entregues foram destruídos no solo.

Determinado, Churchill perguntou ao presidente dos EUA, Franklin D. Roosevelt, se o Wasp poderia dar “outro bom golpe”. Roosevelt concordou. Wasp partiu com outro navio britânico e dezenas de aviões de combate, chegando no início de maio a Malta. O reabastecimento continuou e os Aliados continuaram.

Ainda assim, a sua vida seria curta. Após a Batalha de Midway, os EUA precisaram de mais ajuda no Pacífico, enquanto as forças aliadas lutavam para expulsar as forças japonesas, ilha por ilha. Wsasp recebeu ordens para escoltar um contingente de navios de transporte que transportavam reforços da Marinha para lutar em Guadalcanal.

Em 15 de setembro de 1942, um submarino japonês disparou uma barragem de torpedos. Dois atingiram outros navios, o USS O’Brien e o USS North Carolina. Outros provocaram um enorme incêndio a bordo do Wasp, que afundou não muito tempo depois. Entre os mais de 2.000 homens na tripulação, 176 morreram no ataque.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

ESA declara guerra ao lixo espacial com um robô de quatro braços

https://vimeo.com/379011028 A Agência Espacial Europeia (ESA) acaba de assinar um contrato com a startup suíça ClearSpace para levar a cabo tarefas de limpeza de lixo orbital. Em comunicado, a agência espacial aponta que a empresa vai …

O "Asteróide do Apocalipse" está a cuspir rochas para o Espaço

A sonda OSIRIS-REx da NASA chegou ao Bennu, o "Asteróide do Apocalipse", em dezembro de 2018 e, apenas uma semana depois, descobriu algo incomum: o asteróide estava a lançar partículas para o Espaço. A câmara de …

Projeções dão vitória esmagadora de Boris Johnson

O partido Conservador venceu as eleições legislativas no Reino Unido com uma maioria absoluta de 368 deputados, segundo uma sondagem comum divulgada hoje pelas três estações televisivas britânicas BBC, ITV e Sky, segundo a qual …

Encontrada a obra de arte mais antiga da Humanidade

Um grupo de arqueólogos da universidade australiana de Griffith descobriu numa caverna na Indonésia a pintura rupestre de caça mais antiga do mundo, com cerca de 44 mil anos. A investigação, publicada na revista Nature, descreve …

Há uma petição para tornar o "Baby Yoda" num emoji

Mais de 18.500 pessoas assinaram uma petição online, na qual pedem à Apple que transforme o "Baby Yoda", uma das personagens da série The Mandalorian da plataforma de streaming Disney +, num emoji. A petição, …

Milagres e crucificação. Novo videojogo permite encarnar a pele de Jesus Cristo

Um novo videojogo permite aos jogadores viverem a vida de Jesus Cristo. Neste polémico jogo, poderá realizar alguns dos milagres mais célebres da bíblia e até combater contra Satanás. "I Am Jesus Christ" é um novo …

Porto 3-2 Feyenord | Dragão treme mas vence grupo

Foi chegar, ver, marcar, sofrer e, no final, festejar. Num duelo impróprio para cardíacos, o FC Porto venceu esta quinta-feira o Feyenoord por 3-2 e carimbou, pela quinta vez no seu historial, acesso à próxima …

Slovan 2-4 Braga | Minhotos vencem grupo em grande estilo

O Sporting de Braga somou a quarta vitória no Grupo K da Liga Europa e terminou no primeiro lugar, à frente do Wolverhampton. Os minhotos foram a Bratislava bater o Slovan por 4-2, depois de …

Culdesac Tempe. Vai nascer no Arizona o primeiro bairro sem carros dos EUA

Tempe, no Arizona, vai ser palco da primeira tentativa de criar uma sociedade "pós-automóvel" nos Estados Unidos. Em 2020, a Culdesac irá inaugurar um bairro em que ser-se dono de um veículo é contra as …

Chris recebeu um transplante (e o ADN do doador instalou-se em partes inesperadas do seu corpo)

Chris Long recebeu um transplante de medula óssea como tratamento para o seu diagnóstico recente de leucemia mielóide aguda e síndromes mielodisplásicas - duas condições raras que prejudicam a produção de células sanguíneas saudáveis. Quatro anos …