Porsche Mission E eléctrico vai ter barulho de motor (e vai ser “satisfatório”)

A Porsche está a preparar um desportivo 100% eléctrico – antecipado pelo protótipo Mission E – mas há um aspecto onde a modernidade poderá ter que ceder face à tradição: na sonoridade do motor.

Segundo a Bloomberg, os fãs da marca estão a “exigir” que a Porsche arranje forma de o seu automóvel eléctrico produzir barulho de motor que seja satisfatório, não se sabendo ainda se isso passará por simular o som de motores de combustão, ou se alguma nova sonoridade que a Porsche venha a inventar.

O Porsche Mission E Concept foi revelado no salão de Frankfurt e apresenta-nos um carro com linhas apaixonantes com a mais avançada tecnologia eléctrica, inspirada na que a marca usa nos seus 919 híbridos que venceram Le Mans.

Este protótipo conta com dois motores eléctricos com 440kW (mais de 600cv), sistema eléctrico de 800V, e uma autonomia superior a 500Km.

Sendo um Porsche também já se adivinham prestações à altura da marca, com aceleração dos 0-100 km/h em menos de 3.5s e dos 0-200 km/h em menos de 12s, com uma velocidade máxima superior a 250Km/h.

Aparentemente, os fãs da Porsche não estão dispostos a trocar o tradicional barulho dos motores Porsche pelo silêncio – ou melhor dizendo, pelo zumbido dos motores eléctricos, o que levanta também questões que vão para além do factor tradição.

Não deixa de ser um pouco caricato que, com o passar das décadas, se tenha passado a apreciar uma sonoridade que é apenas uma das consequências mecânicas do funcionamento de motores de combustão – que têm que suportar milhares de explosões no seu interior a cada minuto.

Na realidade, o inventor do motor de combustão interna teria certamente apreciado que o mesmo fosse silencioso.

Mas com o maior silêncio dos motores eléctricos, surge também a inevitável questão da segurança, pois o barulho de um automóvel é algo que também serve de sinalização da sua aproximação, especialmente para os peões.

A ideia de aplicar uma sonoridade falsa aos automóveis é normalmente para recuperar essa vertente de “aviso de aproximação”.

No caso da Porsche, porém, que não haja confusão: o “ruído de motor” artificial é memso para o mero prazer de quem o está a conduzir – não para maior segurança de está cá fora a (não) ver passar o bólide.

Esperemos, no entanto, que o Porsche Mission E venha com a opção de circular de modo silencioso… pois nem todos são fãs do “ronronar” de um motor de combustão.

ZAP / Aberto até de Madrugada

PARTILHAR

RESPONDER

"Olhos de cachorrinho" são traço de evolução. Cães desenvolveram músculo para manipular humanos

Quem é que nunca se deixou derreter pelos "olhos de cachorrinho" do melhor amigo do homem? Esse traço característico é um sinal de evolução anatómica dos cães e surgiu como forma de sobrevivência, para conquistar …

Lei das armas de Bolsonaro chumbada no Senado

O plenário do Senado brasileiro rejeitou esta terça-feira um decreto assinado em maio pelo Presidente Jair Bolsonaro, que flexibiliza a posse e o porte de armas no país. A flexibilização da posse e do porte …

Teresa Morais acusa Rui Rio de estar “a definhar” o PSD

A antiga vice-presidente do PSD Teresa Morais anunciou esta terça-feira que se retira “da linha da frente” dos sociais-democratas, acusando Rui Rio de estar “a definhar” o partido, tornando-o num “partido mediano e ideologicamente puro” …

As penas surgiram milhões de anos antes dos pássaros

A velha questão do ovo e da galinha estende-se agora aos pássaros e às penas. Quem surgiu primeiro? As penas, sugere uma recente investigação. Os pássaros são famosos pela sua imensa variedade de penas que usam …

Muro, fake news e Obamacare. Trump anuncia oficialmente a recandidatura à Casa Branca

O Presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou a sua recandidatura à Casa Branca, num comício em Orlando, Flórida, e voltou a acusar os jornalistas de serem "fake news" e disse que o país tem a …

Platini saiu em liberdade depois de muitas horas de interrogatório

O antigo presidente da UEFA Michel Platini saiu esta quarta-feira em liberdade, depois de várias horas a ser ouvido, no âmbito da atribuição da organização do Mundial de futebol de 2022 ao Qatar. ”A custódia é …

Descoberta bactéria que pode ajudar a criar uma vacina para o stress. Estava escondida na terra

Cientistas isolaram um padrão molecular único que pode, um dia, permitir a criação de uma vacina para o stress. Este padrão estava escondida dentro de uma bactéria que vive na terra. O Mycobacterium vaccae é uma …

Cientistas descobrem uma família de partículas imortais

Desafiando as leis que regem o universo da Física, uma equipa de cientistas acaba de descobrir uma família de partículas (quasipartículas) que, em sistemas quânticos, é capaz de se desintegrar e voltar a renascer numa …

A Via Láctea pode já ter colidido com outra galáxia

Astrónomos predizem que a Via Láctea está em rota de colisão com a Andrómeda e teremos apenas uns milhares de milhões de anos para nos prepararmos para esse impacto. Por outro lado, a nossa galáxia pode …

Teegarden B e C. Descobertos mais dois planetas que podem albergar vida

Cientistas de vários países identificaram mais dois planetas que consideram poder albergar vida, com climas temperados, semelhantes à Terra e que podem conter água líquida à superfície. A equipa da universidade alemã de Göttingen utilizou vários …