/

Porsche Mission E eléctrico vai ter barulho de motor (e vai ser “satisfatório”)

A Porsche está a preparar um desportivo 100% eléctrico – antecipado pelo protótipo Mission E – mas há um aspecto onde a modernidade poderá ter que ceder face à tradição: na sonoridade do motor.

Segundo a Bloomberg, os fãs da marca estão a “exigir” que a Porsche arranje forma de o seu automóvel eléctrico produzir barulho de motor que seja satisfatório, não se sabendo ainda se isso passará por simular o som de motores de combustão, ou se alguma nova sonoridade que a Porsche venha a inventar.

O Porsche Mission E Concept foi revelado no salão de Frankfurt e apresenta-nos um carro com linhas apaixonantes com a mais avançada tecnologia eléctrica, inspirada na que a marca usa nos seus 919 híbridos que venceram Le Mans.

Este protótipo conta com dois motores eléctricos com 440kW (mais de 600cv), sistema eléctrico de 800V, e uma autonomia superior a 500Km.

Sendo um Porsche também já se adivinham prestações à altura da marca, com aceleração dos 0-100 km/h em menos de 3.5s e dos 0-200 km/h em menos de 12s, com uma velocidade máxima superior a 250Km/h.

Aparentemente, os fãs da Porsche não estão dispostos a trocar o tradicional barulho dos motores Porsche pelo silêncio – ou melhor dizendo, pelo zumbido dos motores eléctricos, o que levanta também questões que vão para além do factor tradição.

Não deixa de ser um pouco caricato que, com o passar das décadas, se tenha passado a apreciar uma sonoridade que é apenas uma das consequências mecânicas do funcionamento de motores de combustão – que têm que suportar milhares de explosões no seu interior a cada minuto.

Na realidade, o inventor do motor de combustão interna teria certamente apreciado que o mesmo fosse silencioso.

Mas com o maior silêncio dos motores eléctricos, surge também a inevitável questão da segurança, pois o barulho de um automóvel é algo que também serve de sinalização da sua aproximação, especialmente para os peões.

A ideia de aplicar uma sonoridade falsa aos automóveis é normalmente para recuperar essa vertente de “aviso de aproximação”.

No caso da Porsche, porém, que não haja confusão: o “ruído de motor” artificial é memso para o mero prazer de quem o está a conduzir – não para maior segurança de está cá fora a (não) ver passar o bólide.

Esperemos, no entanto, que o Porsche Mission E venha com a opção de circular de modo silencioso… pois nem todos são fãs do “ronronar” de um motor de combustão.

ZAP / Aberto até de Madrugada

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.