Porsche Mission E eléctrico vai ter barulho de motor (e vai ser “satisfatório”)

A Porsche está a preparar um desportivo 100% eléctrico – antecipado pelo protótipo Mission E – mas há um aspecto onde a modernidade poderá ter que ceder face à tradição: na sonoridade do motor.

Segundo a Bloomberg, os fãs da marca estão a “exigir” que a Porsche arranje forma de o seu automóvel eléctrico produzir barulho de motor que seja satisfatório, não se sabendo ainda se isso passará por simular o som de motores de combustão, ou se alguma nova sonoridade que a Porsche venha a inventar.

O Porsche Mission E Concept foi revelado no salão de Frankfurt e apresenta-nos um carro com linhas apaixonantes com a mais avançada tecnologia eléctrica, inspirada na que a marca usa nos seus 919 híbridos que venceram Le Mans.

Este protótipo conta com dois motores eléctricos com 440kW (mais de 600cv), sistema eléctrico de 800V, e uma autonomia superior a 500Km.

Sendo um Porsche também já se adivinham prestações à altura da marca, com aceleração dos 0-100 km/h em menos de 3.5s e dos 0-200 km/h em menos de 12s, com uma velocidade máxima superior a 250Km/h.

Aparentemente, os fãs da Porsche não estão dispostos a trocar o tradicional barulho dos motores Porsche pelo silêncio – ou melhor dizendo, pelo zumbido dos motores eléctricos, o que levanta também questões que vão para além do factor tradição.

Não deixa de ser um pouco caricato que, com o passar das décadas, se tenha passado a apreciar uma sonoridade que é apenas uma das consequências mecânicas do funcionamento de motores de combustão – que têm que suportar milhares de explosões no seu interior a cada minuto.

Na realidade, o inventor do motor de combustão interna teria certamente apreciado que o mesmo fosse silencioso.

Mas com o maior silêncio dos motores eléctricos, surge também a inevitável questão da segurança, pois o barulho de um automóvel é algo que também serve de sinalização da sua aproximação, especialmente para os peões.

A ideia de aplicar uma sonoridade falsa aos automóveis é normalmente para recuperar essa vertente de “aviso de aproximação”.

No caso da Porsche, porém, que não haja confusão: o “ruído de motor” artificial é memso para o mero prazer de quem o está a conduzir – não para maior segurança de está cá fora a (não) ver passar o bólide.

Esperemos, no entanto, que o Porsche Mission E venha com a opção de circular de modo silencioso… pois nem todos são fãs do “ronronar” de um motor de combustão.

ZAP / Aberto até de Madrugada

PARTILHAR

RESPONDER

Júlio Isidro recebe Medalha de Mérito Cultural

O Governo atribuiu a Medalha de Mérito Cultural ao locutor e apresentador de televisão Júlio Isidro, realçando o “inestimável trabalho de uma vida dedicada” ao audiovisual. A entrega da Medalha de Mérito Cultural foi feita, num …

EUA. Mulher é detida após tentar construir uma bomba numa loja da Walmart

Uma norte-americana foi detida numa loja da Walmart, na Florida, Estados Unidos (EUA), após tentar construir uma bomba dentro do estabelecimento comercial. A mulher, que tinha uma criança consigo, foi identificada pelo segurança quando andava sem …

Simeone reitera confiança em João Félix. "Acreditamos totalmente nele"

O técnico do Atlético de Madrid, Diego Simeone, voltou a falar de João Félix esta sexta-feira, reiterando toda a confiança no avançado de 20 anos. "A Supertaça foi mais um passo de experiência para um rapaz …

Ensino Superior com mais concursos para professores em 2019

As instituições de Ensino Superior abriram, em 2019, mais 948 concursos para a carreira docente do que em 2018, anunciou, esta quinta-feira, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. De acordo com uma nota do …

Paulo Gonçalves. Seguradoras atrasam autópsia e trasladação do corpo para Portugal

Paulo Gonçalves faleceu no domingo, aos 40 anos, na sequência de uma queda sofrida ao quilómetro 273 da sétima de 12 etapas do Rali Dakar. Exigências das seguradoras quanto a despistes toxicológicos ao corpo de Paulo …

Estivadores vão fazer greve em Setúbal e ameaçam fazer o mesmo em Lisboa

O Sindicato dos Estivadores e Atividade Logística (SEAL) revelou esta sexta-feira que vai entregar já na segunda-feira um pré-aviso de greve no Porto de Setúbal e ameaça fazer o mesmo no Porto de Lisboa. “Os trabalhadores …

Segundo maior diamante transforma-se em joias Louis Vuitton

Depois de cortado e polido, o segundo maior diamante da história será transformado numa coleção de joias da Louis Vuitton. A Lucara Diamond encontrou o diamante Sewelo, de 1.758 quilates, na sua mina do Botswana, no …

Filho do presidente da Câmara de Pedrógão Grande "sem memória" no caso da reconstrução de casas

O adjunto do presidente da Câmara de Pedrógão Grande, Telmo Alves, que também é filho do autarca, disse em Tribunal que desconhece o processo de reconstrução das casas ardidas no incêndio no concelho, em 2017, …

Joacine não está inscrita no congresso do Livre

De acordo com o semanário Expresso, a deputada única do Livre não se inscreveu na reunião magna do partido, que se realiza este fim de semana, em Lisboa. A deputada do Livre, Joacine Katar Moreira, e …

"Há condições para avançar" com o alargamento da ADSE

"Há condições para avançar" com o alargamento da ADSE aos contratos individuais do Estado e aos precários regularizados no PREVPAP, disse Alexandra Leitão, esta sexta-feira, no Parlamento. A ministra da Modernização do Estado e da Administração …