Porsche Mission E eléctrico vai ter barulho de motor (e vai ser “satisfatório”)

A Porsche está a preparar um desportivo 100% eléctrico – antecipado pelo protótipo Mission E – mas há um aspecto onde a modernidade poderá ter que ceder face à tradição: na sonoridade do motor.

Segundo a Bloomberg, os fãs da marca estão a “exigir” que a Porsche arranje forma de o seu automóvel eléctrico produzir barulho de motor que seja satisfatório, não se sabendo ainda se isso passará por simular o som de motores de combustão, ou se alguma nova sonoridade que a Porsche venha a inventar.

O Porsche Mission E Concept foi revelado no salão de Frankfurt e apresenta-nos um carro com linhas apaixonantes com a mais avançada tecnologia eléctrica, inspirada na que a marca usa nos seus 919 híbridos que venceram Le Mans.

Este protótipo conta com dois motores eléctricos com 440kW (mais de 600cv), sistema eléctrico de 800V, e uma autonomia superior a 500Km.

Sendo um Porsche também já se adivinham prestações à altura da marca, com aceleração dos 0-100 km/h em menos de 3.5s e dos 0-200 km/h em menos de 12s, com uma velocidade máxima superior a 250Km/h.

Aparentemente, os fãs da Porsche não estão dispostos a trocar o tradicional barulho dos motores Porsche pelo silêncio – ou melhor dizendo, pelo zumbido dos motores eléctricos, o que levanta também questões que vão para além do factor tradição.

Não deixa de ser um pouco caricato que, com o passar das décadas, se tenha passado a apreciar uma sonoridade que é apenas uma das consequências mecânicas do funcionamento de motores de combustão – que têm que suportar milhares de explosões no seu interior a cada minuto.

Na realidade, o inventor do motor de combustão interna teria certamente apreciado que o mesmo fosse silencioso.

Mas com o maior silêncio dos motores eléctricos, surge também a inevitável questão da segurança, pois o barulho de um automóvel é algo que também serve de sinalização da sua aproximação, especialmente para os peões.

A ideia de aplicar uma sonoridade falsa aos automóveis é normalmente para recuperar essa vertente de “aviso de aproximação”.

No caso da Porsche, porém, que não haja confusão: o “ruído de motor” artificial é memso para o mero prazer de quem o está a conduzir – não para maior segurança de está cá fora a (não) ver passar o bólide.

Esperemos, no entanto, que o Porsche Mission E venha com a opção de circular de modo silencioso… pois nem todos são fãs do “ronronar” de um motor de combustão.

ZAP / Aberto até de Madrugada

PARTILHAR

RESPONDER

"50 sombras" da Idade Média. Páginas censuradas de um livro francês encontradas nos EUA

As páginas de um romance medieval foram descobertas nos arquivos da Diocese de Worcester, no estado norte-americano de Massachusetts.  Investigadores descobriram uma versão perdida de um romance medieval, que contém cenas eróticas. O poema francês - …

A tecnologia usada na Bitcoin também está a ser usada para encontrar o amor

Várias dating apps (aplicações de encontros) estão a recorrer ao blockchain para que os seus utilizadores possam encontrar a cara-metade de uma forma mais segura e transparente. O Tinder é provavelmente a dating app mais usada …

Elon Musk quer enviar passageiros para o Espaço já no próximo ano

O bilionário Elon Musk, também fundador da fabricante de automóveis elétricos Tesla, fez um anúncio surpreendente: quer que pôr passageiros no Espaço já em 2020. “Isto pode soar totalmente louco, mas queremos tentar entrar em órbita …

Cientistas reverteram principal sintoma da esquizofrenia em camundongos

Um medicamento que está atualmente a ser desenvolvido para tratar a leucemia reverteu (em camundongos) um sintoma de esquizofrenia anteriormente intratável: o enfraquecimento da memória de trabalho. A memória de trabalho é um processo cerebral fundamental usado …

Para as criaturas marinhas, as doenças infecciosas são a sentinela da mudança

Uma recente investigação analisou as mudanças nas doenças relatadas em espécies submarinas num período de 44 anos. A conclusão não surpreende: a saúde dos oceanos está a piorar a passos largos. A compreensão das tendências oceânicas …

Solidariedade e ambiente. Nos EUA, já é possível doar as suas peças Lego

Nunca somos demasiado velhos para brincar com peças Lego. No entanto, se estiver a ficar sem espaço para as arrumar e estiver à procura de uma forma de garantir que os seus blocos acabam em …

Eis os primeiros smartphones pensados e fabricados em África

https://vimeo.com/365789486 No Ruanda nasceram os primeiros rebentos do grupo Mara, que anunciou o lançamento dos seus dois primeiros smartphones. São os primeiros a serem totalmente fabricados em África. Estes são os dois primeiros smartphones totalmente fabricados em …

Siza Vieira recebe Grande Prémio da Academia de Belas-Artes francesa

O arquitecto Álvaro Siza Vieira recebeu o Grande Prémio de Arquitetura da Académie des Beaux-Arts, pelo conjunto do seu percurso, no valor de 35 mil euros. “É uma grande honra, porque é um prémio importante. É …

Para os jovens refugiados, um telemóvel pode ser tão importante quanto comida ou água

Entre 2015 e 2018, mais de 200.000 jovens não acompanhados reivindicaram asilo na Europa. Muitos deles, agora na União Europeia, têm uma coisa em comum: os seus smartphones. Não são apenas ferramentas para entretenimento nem uma …

Cientistas observaram pela primeira vez porcos a usar ferramentas

Uma equipa de cientistas registou pela primeira vez uma família de javalis das Visayas, num jardim zoológico em Paris, a usar paus para cavar e construir ninhos. Os porcos não gostam só de chafurdar na lama …