Porque é que as bananas ficam castanhas e como é que o podemos impedir?

pixabay

A natureza temperamental das bananas só lhes permite estarem maduras durante um par de dias. Coloca-se, por isso as questões: porque é que ficam castanhas depressa e o que fazer para evitar?

De acordo com o IFL Science, são produzidas anualmente 105 milhões de toneladas de bananas.

É, por isso, seguro dizer que esta é uma das frutas mais escolhidas pelas pessoas no mundo.

As bananas têm um ciclo de vida incrivelmente colorido devido ao etileno. Esta hormona funciona para acelerar o processo de amadurecimento.

Enquanto que algumas frutas e legumes apenas absorvem o etileno, outras produzem-no ativamente.

Os produtores de etileno dividem-se em duas categorias: frutos climatéricos (produz uma explosão de etileno durante o amadurecimento) e frutos não-climatéricos (deixam de produzir etileno quando são retirados da planta ou da videira).

A banana é um fruto climatérico, ou seja, continuará a amadurecer depois de terem sido colhidos e o seu armazenamento ao lado de frutos e vegetais não-climatéricos ou que absorvem etileno potenciará o amadurecimento.

O contacto com o etileno faz com que os ácidos do fruto comecem a decompor-se, amolecendo a polpa e quebrando os pigmentos verdes de clorofila. Isto altera o aspeto da fruta, tornado-a mais macia e doce.

À medida que o etileno continua a fazer o seu trabalho nas bananas, o pigmento amarelo decompõe-se e forma manchas castanhas, num processo chamado escurecimento enzimático.

Como impedir que as bananas fiquem castanhas?

Embora não exista uma fórmula para travar o amadurecimento, existem formas de manter as bananas perfeitamente maduras durante mais tempo.

A utilização de um gancho para bananas evitará contusões e danos nos tecidos moles, dimunindo os efeitos de etileno.

Outra forma eficaz é embrulhar o caule numa película de plástico, uma vez que o caule é o local onde a maior parte do etileno é libertada. Se se confinar esta área, evita-se que a hormona atinja o resto da banana.

Outra opção para evitar o aspeto acastanhado das bananas é mantê-las num local fresco e escuro. A luz do Sol potencia o processo de amadurecimento e recomenda-se que a temperatura de armazenamento das bananas seja 12ºC.

Porém, deve-se ter em conta que o armazenamento num recipiente fechado aumenta os níveis de etileno, acelerando, assim, o amadurecimento da banana.

Uma discussão muito presente é a de armazenar bananas no frigorífico. Embora seja eficaz congelar bananas para utilização batidos ou gelados, por exemplo, o processo de refrigeração pode causar “lesões por arrefecimento”, que afetam o pré-amadurecimento das bananas.

Desta forma, impede-as de amadurecer mais e poderá causar um sabor amargo e desagradável. 

Por esse motivo, recomenda-se que apenas as bananas perfeitamente maduras sejam refrigeradas. Embora a sua casca fique rapidamente castanha escura, a fruta, no interior, deverá manter o seu sabor.

Teresa Oliveira Campos, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.