Costuma tirar os fios brancos agarrados à banana? Está na hora de parar

1

Estes fios chamados feixes de floema são especialmente nutritivos e são totalmente comestíveis.

Está a descascar uma banana e aqueles fios brancos da parte de dentro da casca ficam agarrados, tirando-os rapidamente. Soa-lhe familiar? Então está na hora de parar este hábito.

Estes fios, conhecidos como feixes de floema, são comestíveis e são também muito ricos em nutrientes. O floema é basicamento o sistema de canalização interno de uma planta, com os tubos a serem usados para levar os açúcares e outros nutrientes produzidos pela fotossíntese para onde estes são precisos, escreve o IFLScience.

Estes tubos precisam de ser especialmente resistentes para realizar esta importante tarefa, por isso são formados por tipos de fibras mais complexos em comparação com o resto da banana.

“Embora não tenhamos testado especificamente os feixes de floema, é provável que haja uma diferença no seu valor nutricional. Uma vez que se destinam a fazer um trabalho específico e, como tal, provavelmente têm uma estrutura definida que suporta esse trabalho, espera-se que eles tenham um perfil de composto diferente da polpa de banana comestível regular”, explica Nicholas D. Gillitt, Diretor Científico da BerkleyRD, ao Huffington Post.

“Provavelmente contêm mais e variados tipos de fibra e componentes estruturais necessários para a sua função. Por conta disso, provavelmente teriam um perfil nutricional diferente para humanos”, acrescenta.

Esta aversão aos fios brancos não é exclusiva aos humanos, já que há vários vídeos que mostram os macados e tirá-los quando descascam uma banana.

Para além dos feixes de floema, há outra parte da banana que costumamos descartar que pode ser aproveitada: a casca. As cascas podem ser trituradas e reaproveitadas para a massa de bolos ou gelados caseiros ou então pode colocá-las em água durante uns dias, deixando que os seus nutrientes fiquem na água, que pode depois usar para regar as suas plantas.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.