#CancelCanadaDay. População quer pôr fim ao Dia do Canadá

GoToVan / Wikimedia

Comemorações do Dia do Canadá

Uma cidade canadiana e uma “Primeira Nação” do país cancelaram formalmente o Dia do Canadá alegando que não querem continuar a homenagear a “tentativa de genocídio” contra os povos indígenas.

A prefeita da cidade de Victoria, Lisa Helps, referiu, em uma moção, que “quanto mais refletimos, mais entendemos que realizar as comemorações habituais do Dia do Canadá pode ser prejudicial para os esforços de reconciliação da cidade e da comunidade”.

O Dia do Canadá é um feriado nacional que comemora a confederação do país. Contudo, o dia tem sido repetidamente criticado por encobrir o facto do Canadá ter sido um país colonizador que só existe porque reprimiu as comunidades indígenas.

O conselho da cidade de Victoria anunciou na quinta-feira que votou unanimemente a favor do cancelamento da comemoração virtual que estava agendada. Em vez das habituais cerimónias, a cidade irá realizar um evento, com data marcada para setembro, para destacar as histórias indígenas.

Keewaywin, uma cidade indígena em Ontário, também declarou na quinta-feira que não irá voltar a reconhecer o Dia do Canadá.

“A Primeira Nação de Keewaywin pede ao governo federal que conduza investigações exaustivas de todos os antigos terrenos de escolas residenciais em todo o país”, diz a declaração da Primeira Nação, depois de no mês passado terem sido encontrados os restos mortais de 215 crianças numa antiga escola do Canadá, construída há mais de 100 anos.

“Até então, Keewaywin marcará o Dia do Canadá como um dia de luto”, foi referido em comunicado ao qual o VICE teve acesso.

De acordo com o comunicado, o dia 1 de julho será usado para homenagear os estudantes de escolas residenciais e as suas famílias, e para “reconhecer o papel que o governo canadiano e as igrejas desempenharam na tentativa de genocídio dos povos indígenas”.

Não é a primeira vez que a população apela ao governo para que cancelo o Dia do Canadá.

Em 2017, enquanto o Canadá se preparava para comemorar o 150º aniversário do país, povos indígenas de todo o mundo, e os seus aliados, abstiveram-se das cerimónias.

Nas últimas semanas, #CancelCanadaDay tornou-se uma tendência nas redes sociais. A hashtag também é uma resposta aos recentes ataques anti-muçulmanos e anti-LGBTQ que ocorreram em Ontário no fim de semana.

https://twitter.com/koinosuke/status/1403366802491535362

ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Ensinar crianças a dizer palavrões? Uma cientista acha que é boa ideia

A auto-intitulada "cientista dos palavrões" acredita que ensinar as crianças a usá-los de forma eficiente ajuda os mais novos a perceber como este palavreado afecta outras pessoas. Já se sabia que dizer palavrões é um sinal …

Fósseis misteriosos podem ser uma das provas mais antigas de vida animal na Terra

Elizabeth Turner, cientista numa universidade do Canadá, poderá ter encontrado a prova mais antiga de vida animal na Terra. Uma cientista encontrou possíveis sinais de vida animal multicelular em restos de recifes microbianos de há 890 …

E se o mundo entrasse em colapso? Cientistas descobrem qual o país onde há maior probabilidade de sobreviver

Caso a civilização entre em colapso - uma possível consequência das alterações climáticas - os cientistas já descobriram qual o lugar do mundo onde há maior probabilidade de sobreviver: é na Nova Zelândia. Numa pesquisa, dois …

"Dança quem está na roda", responde Marcelo sobre ausência de Bolsonaro

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse este sábado que "dança quem está na roda" quando questionado pelos jornalistas sobre a ausência do homólogo brasileiro, Jair Bolsonaro, da cerimónia de reinauguração do Museu …

Todos os anos, esta cidade italiana entrega sal ao Papa em mãos

O Sal de Cervia, também conhecido como "sal do Papa", é-lhe entregue todos os anos em mãos. A tradição sofreu algumas interrupções até ter sido recuperada pelo Bispo Mario Marini, que serviu no Pontificado de …

A colisão secreta entre navios soviéticos e britânicos podia ter tido um desfecho drástico

Colisão aconteceu durante um dos períodos mais quentes da Guerra Fria e foi camuflado pela marinha britânica, que tratou de fazer regressar a sua embarcação à base de Devonport durante a noite para evitar dar …

Esta garrafa de tequila demorou seis anos para ser desenvolvida (e contém ouro)

A Clase Azul Spirits é uma empresa que comercializa tequila e está a preparar uma edição limitada para homenagear o legado artesanal do México - de onde a bebida é originária. A 2 de agosto, a …

Covid-19. Milhares de franceses protestam contra passe sanitário

Milhares de pessoas concentraram-se este sábado em Paris para protestar contra o passe sanitário — certificado de vacinação contra a covid-19 que passa a ser obrigatório para entrar em vários locais —, tendo a polícia …

"Toque de Midas" científico. Químicos transformam água purificada em metal dourado

Esta nova descoberta ajuda a entender o estado de transição da água e pode vir a ser importante no estudo de planetas como Neptuno ou Urano. Numa experiência alucinante, cientistas conseguiram transformar água purificada num metal …

Dispositivo movido a energia solar vai transformar água salgada em potável no Quénia

Transformar água do mar em água potável é um processo muito caro e poluente, mas o Climate Fund Manager e a Solar Water Solutions querem mudar isso. A nova solução revolucionária tem uma pegada de …